Seja bem vindo ao meu espaço :)




domingo, 6 de setembro de 2009

PECADOS DE CARLOS QUEIROZ NA SELECÇÃO

Apesar de existir ainda algumas esperanças confesso que já não acredito na qualificação da selecção Portuguesa para o mundial de África do sul e nunca me senti confiante com Queiroz.
Analisando a sua carreira observamos que no aspecto táctico não é um treinador de primeira linha, lembro-me da sua passagem pelo Sporting, Metro Stars, Nagoya, Emirados Árabes Unidos, Africa do Sul, Real Madrid e selecção Portuguesa por duas vezes e reparamos que os únicos títulos que conquistou foram duas supertaças, Portuguesa e Espanhola, e uma Taça de Portugal ao serviço do Sporting.
As suas grandes conquistas foram feitas como adjunto ao serviço do Manchester United e como treinador das selecções jovens onde penso que deveria estar, reconheço capacidade de organização, nunca para ser líder e o seu passado e falta de êxitos fala por si!
Os grandes pecados de Queiroz neste apuramento foram.
- Cortar radicalmente com tudo o que dizia respeito a era Scolari que quer se goste quer não qualificou sempre a selecção para grandes torneios (europeus e Mundial) conseguimos sempre posições de relevo que não estávamos habituados apesar das criticas que se ouviam exigindo mais, Queiroz quis mudar tudo de forma rápida, dar continuidade ao que de positivo foi feito também é um sinal de inteligencia.
- Revolução feitas nas convocatórias quando o mais certo seria manter o núcleo duro da selecção, com automatismos e conhecimentos adquiridos, no fundo dar continuidade e tranquilidade quando se disputa um apuramento importante.
- Insegurança ao nível do sistema táctico, má leitura de jogo em que o ultimo exemplo é precisamente o jogo com a Dinamarca com as mudanças alteradas da primeira para a segunda parte.
- Discurso sem chama, sem ponta de motivação, demasiado catedrático e por vezes irreal desculpando-se sistematicamente dos erros de outros mas nunca pondo a possibilidade de também ter errado.
- Perda do espírito da selecção, são as individualidades que jogam, perdeu-se identidade colectiva e algumas vezes o respeito pelo público.
Á um factor que não podemos esquecer e deixar de lamentar, quem empata e ganha no ultimo minuto á Albânia poderá aspirar a estar no Mundial?

1 comentário:

Diogo de Melo disse...

Penso que Queiroz ainda não se aperxebeu que necessita de uma grupo para passar esta dificil fase...pensei que quando ele convocou apenas 18jogadores para o lichestein, que tivesse tido essa ideia, mas depois voltou a chamar 23! Todos sabemos que esta é uma fase muito dificil e de grande pressao para os atletas, e acho que psicologicamente era muito benefico que convocasse apenas 15 a 18 jogadores e fazer disso uma grupo de "amigos" prontos para a guerra! se é que me entendes...
:P