Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 24 de novembro de 2009

TREINADOR, UMA PROFISSÃO



O futebol é das profissões com maior visibilidade no mundo, logo mais exposta a todas as vertentes, sendo as mais importantes a social e a económica.
Ser treinador de futebol é uma profissão apaixonante para quem gosta de futebol mas desgastante a todos os níveis.
O treinador é um homem rodeado de multidões quando ganha e sozinho quando perde, ser treinador é nunca saber se quando acorda já não tem emprego, ser treinador é ser alvo fácil de críticas, estar constantemente a ser avaliado por imprensa, adeptos, pelo mundo.
Um treinador tem hoje um papel vasto no comando de uma equipa, é o líder de plantel, é a ideia táctica do futebol da equipa, é um amigo dos atletas, é um gestor de mentalidades, é psicólogo, é gestor financeiro porque tem que poder construir uma equipa com o orçamento que lhe é permitido.
Todos os dias a seguir a um jogo ouvimos comentários como o treinador escolheu mal a equipa, o treinador não arriscou para ganhar, o treinador fez mal a substituição, faz-se critica e aponta-se soluções, mas esquece-se quanto a mim a parte fundamental, como treinou essa equipa, esses jogadores durante a semana? Será que todas as opções do treinador não passaram pelo que se treinou durante a semana?
Acredito que sim!!!
No jogo não conseguiu o que se treinou durante a semana? É possível, a equipa não joga sozinha, o adversário também se prepara para nos anular.
Esta é uma profissão que não termina ao fim de 8 horas de trabalho, dura 24 horas, a todos os momentos surge um exercício, uma decisão, um planeamento, uma solução que nos parece a mais indicada, um vídeo para analisar, um relatório para preparar, uma conversa com um jogador, uma palavra para motivar, uma decisão difícil de tomar como dispensar jogadores, e toda a nossa vida está dependente do que se passa no campo durante 90 minutos mesmo que durante a semana tenhamos em conjunto com os jogadores feito um bom trabalho, é nesses 90 minutos que a nossa vida pode melhorar, se nesses 90 minutos acontecer a vitória acontecem as felicitações, se existir a derrota apenas existe a critica, muitas vezes destrutiva e gratuita feita só para prejudicar o treinador, e de futebol qualquer um fala, qualquer um opina mesmo que o seu conhecimento seja nulo, nestas alturas, o único apoio do treinador é a família, é nela se reconforta, que procura forças para novas batalhas.
Contudo é uma profissão apaixonante, nem todos temos o prazer de estar na profissão que gostamos e ao contrario que muitos pensam que o mais importante é o dinheiro, não o é, é sim a paixão pelo futebol, pela pressão, pela procura de novos desafios, de nos superar pelo melhor para os nossos jogadores, sim, pelos nossos jogadores, é com eles que construímos as nossas carreiras, é com eles que repartimos as alegrias e tristezas dentro dos balneários que a maioria nunca conseguirá entender, é com eles e só com eles que nos devemos preocupar e estar concentrados, criar condições para que possam evoluir, atingir objectivos, melhorar o seu rendimento.
O importante para mim, enquanto treinador são os meus jogadores, somos nós em união e acreditando no nosso trabalho que poderemos ultrapassar todos os obstáculos que nos aparecem diariamente, a vida de um treinador, é sempre feita em comum com os jogadores!

«O novo dia traz sempre um novo desafio para vencer»

3 comentários:

Anónimo disse...

parabens pelo comentário.

Carlos Rodrigues disse...

Parabens João por este magnifico texto, demonstras aqui o que é verdadeiramente a vida de treinador, uma profissão incerta mas apaixonante!
abraço

Anónimo disse...

ser treinador é das profisoes mais arriscadas do mundo, um resultado mais mau e ja se está com as malas as portas!
è um bom texto que revela a paixão que é preciso existir pela profissão!
Estando ligado ao outro desporto a svezes sinto ciumes e até uma certa «raiva» pela popularidade do futebol porque existe outras modalidades em que se trabalha o dobro e nunca é reconhecida!