Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 29 de dezembro de 2009

ALONGAR NO INICIO DO TREINO? É BENÉFICO?



Este é um dos temas em que cada um de nos terá certamente a sua opinião, muitos treinadores realizam alongamentos antes do inicio do treino, outros não, pessoalmente não uso, essas rotinas de alongamento realizadas durante o aquecimento, antes do exercício podem aumentar a flexibilidade por um curto período de tempo, mas há poucas evidências científicas de que essas rotinas consigam melhorar o desempenho, diminuir a dor muscular de início tardio ou evitar lesões, normalmente prefiro uma corrida ligeira de 4 minutos que serve com activação fazendo no final de cada exercício alongamentos.
Músculos aquecidos podem ser mais facilmente alongados, com menor probabilidade de apresentarem uma lesão. Muitos especialistas recomendam o alongamento depois da prática desportiva e não antes.
Os exercícios de alongamento eliminam ou reduzem os encurtamentos do sistema muscular e os nódulos musculares, evitam o encurtamento músculo-tendíneo; aumentam ou mantém a flexibilidade, diminuem os riscos de lesões músculo-articulares, aumentam a distância e o tempo sobre o qual a força é desenvolvida, aumentam o relaxamento muscular e melhora a circulação sanguínea, melhoram a coordenação, evitam esforços adicionais no trabalho muscular e no desporto, reduzem a resistência tensivo muscular antagonista e aproveita mais economicamente a força dos músculos agonistas, liberam a rigidez e possibilitam melhorar a forma e simetria muscular, melhoram as posturas estáticas e dinâmicas, melhoram problemas posturais que alteram o centro de gravidade provocando adaptação muscular.
Normalmente os alongamentos devem ser mantidos durante 15 a 30 segundos
.

2 comentários:

Carlos Rodrigues disse...

Joao acho que os alongamentos sao sempre necessarios, antes do treino terá mais a ver com a estabilidade emocional do atleta, da-lhe mais tranquilidade mas como dizes cientificamente nada esta provado dessa vantagem!
desejo-te um bom ano e que des a volta em Montemor!
abraço

Gabriel ( Luisão) disse...

Parabens pelo blogue mister, fale de coisas interessantes e reais do futebol e essa abertura é cinco estrelas!
deixo um voto de um 2010 cheio de vitorias ai no seu novo clube, com a sua qualidade os resultados vao aparecer de certeza, um abraço e tudo de bom para si e sua equipa!

Abraço