Seja bem vindo ao meu espaço :)




quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

SISTEMA vs DINÂMICA

O futebol tem evoluído ao longos dos anos, quer ao nível de metodologias, quer de sistemas, de regras, contudo existe um factor que é de grande importância e que nunca pode ser esquecido, a dinâmica.
O jogo hoje está mais rápido, cada vez com menos espaços, e com jogadores cada vez mais preparados,o futebol está mais complexo e muito mais inteligente, e portanto exige muito mais no aspecto cognitivo da assimilação e acomodação dos processos do próprio jogo. Esta evolução tem resultado da evolução de conceitos e modelos, que dão dinâmica e operacionalizam esses mesmos sistemas, modificando-os em função de exigências estratégicas. Outros aspectos externos também influenciam, obviamente, como por exemplo alterações às regras do jogo.
Será o sistema que dá vida a dinâmica ou a dinâmica que dá vida ao sistema?
Na minha opinião é a dinâmica que dá vida ao sistema, o sistema é a colocação racional dos jogadores dentro de campo, utilizado segundo as caracteristicas dos jogadores.
Muitas vezes observamos equipas que devido a sua dinâmica dentro de campo temos alguma dificuldade em ver o seu sistema táctico devido a essa dinâmica.
Podemos partir de 1x4x3x3 ofensivo e quando perdemos a bola já estamos em 1x4x5x1, é essa dinâmica que dá vida ao jogo, á equipa, é a sua mobilidade consoante se tem a bola ou não, a zona em que ela está, a capacidade em criar linhas de passe, transições rápidas, dinâmica é o constante movimento dos jogadores em campo respeitando as ideias que delineamos, actualmente o Barcelona fascina-me, a movimentação dos jogadores é constante, é o verdadeiro exemplo de uma equipa onde a dinâmica de jogo dura 90 minutos.

1 comentário:

Luis Manuel disse...

Boas joão
à muito que não deixo um comentário mas a falta de tempo tem sido terrivel!
é verdade, a dinamica é o motor do sistema, seja ele qual for, nos treinadores trabalhamos de semana, ao domingo cabe aos jogadores!
abraço e boa sorte para o jogo domingo