Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO TREINADOR DE GUARDA-REDES

Num futebol em que cada vez mais os detalhes são importantes para se conseguir a vitória, um dos aspectos mais importantes e que continua ainda muito descurado é o treino de guarda-redes.
Ser Guarda-redes é só a posição mais importante dentro do jogo, sem ele o jogo não se inicia, é uma posição especifica e que merece uma atenção diferente da nossa parte, dai o seu treino especifico.
Mesmo em divisões nacionais,exceptuando as divisões profissionais, a maioria dos clubes não possui um treinador de guarda-redes, sendo os seus treinos muitas vezes dados por eles próprios, ou por alguém que vem «ajudar» e dá uns pontapés na direcção da baliza.
Será que existe evolução com estes métodos? claramente não!
Para esta posição especifica deve existir um treinador de guarda-redes com conhecimento sobre o treino de guarda-redes, quem não se recorda de remates e mais remates até o GR não se conseguir mexer mais e ficava a ideia que se tinha trabalhado muito...mas teria qualidade o trabalho? não!!!
O treinador de GR não é isso, é alguém que ajuda a desenvolver, a aperfeiçoar as qualidades do GR, quer técnicas, quer físicas, mentais e tácticas.
Nos dias de hoje o GR pode ser o primeiro elemento no processo ofensivo da equipa mas para tal terá que ter qualidade na reposição de bola, algo que é treinado como outros diversos factores.
Um treinador de GR é indispensável numa equipa técnica.

1 comentário:

Luis Manuel disse...

Boas João!
Esse é o assunto que me interessa, o treinador de GR é tão importante como outro elemento da equipa tecnica, como dizes é uma posição especifica que precisa de um treino especifico e ainda hoje se ve muitos crimes no treino de guarda-redes por esses campos fora , inclusive nacionais.
Só com treino adequado os GR poderão evoluir e nunca devemos esquecer esse trabalho feito na formação, ai reside o futuro!
abraço e boa sorte para domingo.