Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

AS SUBSTITUIÇÕES, SERÃO PARA SER SEMPRE FEITAS?

Este é mais um tema que faz parte das decisões dos treinadores e que as vezes suscita duvidas e por vezes até polémica.
Será sempre obrigatório fazer as três substituições no jogo?
Cada um terá a sua opinião, eu digo que não é obrigatório fazê-las e se sentir que não é necessário não as faço!
Substituição é mesmo o que a sua palavra indica, substituir algo, neste caso um atleta.
Quando se deve fazer? São diversos os factores que podem levar a substituição de um atleta durante um jogo, lesão, cansaço, não corresponder ao que o treinador deseja, mudanças tácticas, quer sejam ofensivas ou defensivas, já ter um cartão amarelo, perder tempo para quebrar ritmo, entre outras situações.
Quando o jogo se inicia o treinador escolhe o onze que considera ideal para aquele jogo, e se a equipa estiver a render o esperado e estiver bem fisicamente durante o jogo será necessário fazer as normais substituições? Eu digo que não, mas esta é a minha opinião, primeiro tenho que pensar na equipa e só na equipa, se as coisas estão como quero não vejo porque tenho que alterar, porque penso que não se deve mexer no que está a funcionar porque se o fizer só por fazer, poderei prejudicar a equipa porque quem entra tem sempre um período de adaptação ao ritmo do jogo que muitas vezes pode ser decisivo para o desenrolar da partida.
As três substituições, são três soluções que temos sempre disponíveis para mudar algo dentro do campo, mas posso fazer uma, duas, três ou nenhuma, depende da resposta da equipa em campo! Mudar só porque tenho essa possibilidade... nunca!

3 comentários:

Anónimo disse...

eu penso ke sao necessarias ate pelo facto dos suplentes se sentirem uteis e terem niveis motivacionais mas tmb e certo ke por vezes n e facil mexer

Claudio disse...

Bom dia João!
bem..sendo sincero nunca pensei muito nesse tema e penso que tens razao! nos so vamos com o carro a oficina se alguma peça não estiver a funcionar!
Mas é um tema curioso, por exempo nos nunca vimos treinadores a fazer substituições nos minutos iniciais, primeiros vinte por exemplo, mesmo quando o jogo não esta a correr bem a algum jogador, porque?
depois se não fazes as 3 substituições sentes de certeza a pressao dos adeptos e recebes criticas, isso não poderá ser negativo pa ti?
e o factor motivacional do atleta que não entra? poderá ser prejudicial por não se sentit opcção?
abraço

Joao Prates, disse...

Bom dia a ambos!
Cada treinador tem a sua forma de pensar e nada é uma receita certa e esta é a minha forma de pensar!
a minha principal preocupação é a equipa logo a pressao dos adeptos ou as criticas não me dizem nada se não tinha que fazer uma equipa com 22 jogadores.O factor motivacional...é importante sem duvida, mas não posso fazer uma substituição so para motivar um jogador e desmotivar outro que até está a cumprir! são situações dificeis mas que temos que tomar, um jogador de futebol tem de estar sempre preparado para tres coisas, jogar, ser suplente ou não ser convocado, se está no plantel é porque é opcção e está sujeito a essas situações e como atleta tem de as entender.
abraço a ambos