Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

AZIAS NOS JOGADORES

dias Manuel Fernandes, treinador do Setúbal disse que não queria ninguém com azia no balneário.
Este é mais um factor que cabe ao treinador gerir e Manuel Fernandes sabe do que fala.
Um plantel é composto normalmente por 20 a 23 ou 24 jogadores, 11 jogam, 7 estão no banco e os restantes na bancada, estas três situações são proporcionais a sentimentos de alegria, alegria relativa e tristeza.
Costumo dizer que quando se tem um plantel competitivo ou se traz mais competitividade descobre-se o verdadeiro carácter do jogador!
Cada atleta tem o seu carácter, a sua forma de estar, o seu modo de viver as situações, não jogar acarreta tristeza e como treinador «gosto» de ter um atleta triste, mesmo uma revolta positiva por não jogar, porque atleta acomodado não faz falta a um plantel, e quando não joga um atleta só tem um caminho, continuar a trabalhar de forma intensa e profissional para quando a oportunidade aparecer ele a agarrar beneficiando com isso o clube e o próprio atleta.
Quando surge a azia que Manuel Fernandes fala, depende muito dos treinadores, cada um tem a sua forma de actuar, e quando falo em azia, falo em atletas que com certas atitudes começam a destabilizar o balneário, a criticar colegas, treinadores e a estar de um modo negativo em equipa e quando o factor mais importante, que é a estabilidade do balneário pode começar a alterar-se, existe um caminho, a saída desse atleta!
A tristeza por não jogar aceito-a e entendo-a, a azia é dispensada!

3 comentários:

Anónimo disse...

A essa situação de "azia", Manuel Fernandes denominou como "conformismo perigoso", que se entende, como o próprio nome indica.

Anónimo disse...

Excelente texto amigo João!
Comparando tambem eu um pouco, Setubal e GUS, são dois historicos de portugal, iniciaram mal a epoca, má planificação de plantel, má opção na escolha dos treinadores e os dois em ultimo lugar! trocaram de treinador e melhoraram mas a ambos os objectivos serão dificeis de alcançar, muito dificilmente o Gus e o Setubal ficarão nas divisões em que estão mas o futuro poderá ser diferente porque com as devidas distancias o vosso trabalho está a ser excelente!
Apesar de treinar não deixe de escrever neste seu espaço, o futebol agradece!

SOCIO DO GUS

Anónimo disse...

Gosto de aqui passar, sempre que aqui venho aprendo algo.
Também admiro o teu trabalho no GUS.
Sou adepto e amigo do pessoal, espero que continues no GUS com a tua equipa técnica por mais anos.

Abraços e felicidades desportivas.