Seja bem vindo ao meu espaço :)




quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

ENTREVISTA COM ÓSCAR TOJO, DIRECTOR TÉCNICO DA AF ÉVORA

Óscar Tojo é o actual director técnico da AF Évora, licenciado em Educação Física, esteve na subida do Juventude de Évora á segunda divisão B e foi campeão distrital pelo Lusitano de Évora e acedeu a uma pequena entrevista sobre a realidade do nosso distrito, ao Óscar o meu agradecimento.

João Prates- Numa altura em que se assiste a reformulação dos quadros competitivos distritais devido ao fim da terceira divisão nacional, na tua opinião vai ser benéfico para o futebol do distrito?
Óscar Tojo- Acredito que para as Associações com maiores dificuldades e com poucos Clubes como é o caso da AFE, esta reformulação é positiva. A possibilidade de ter no Campeonato Distrital os Clubes históricos do Distrito é importante para a promoção e revitalização da modalidade. Para além disso as equipas do Distrito, ficarão com a hipótese de aceder à 2ª Divisão Nacional o que também é bastante aliciante para os Clubes de maior dimensão, tendo melhores condições de se conseguirem manter na mesma.
João Prates- Em termos competitivos como vão ser organizados os campeonatos seniores da AF Évora?
Óscar Tojo- A proposta apresentada foi aprovada pelos Clubes no passado dia 29 de Janeiro em Assembleia Geral Extraordinária. Os campeonatos vão ser divididos em três divisões (Elite, Honra e 1º Divisão). A Elite e a Honra serão compostos por 10 e 12 Clubes respectivamente e irão se disputar em 2 fases. Existindo fases de subida e descida. A 1ª Divisão será composta por todos os Clubes interessados, sendo um campeonato mais "popular" e atractivo à participação dos Clubes com maiores dificuldades.
João Prates- Sendo actualmente um campeonato pouco competitivo, pensas que com estas novas alterações irá existir mais competividade?
Óscar Tojo- Só conseguimos ter uma modalidade forte se tivermos uma intervenção ampla em várias áreas. Promoção da modalidade, Selecções Distritais e Formação dos agentes são caminhos prioritários e fundamentais para o desenvolvimento da modalidade que tem de ser sustentada em campeonatos competitivos, atractivos e organizados. Se nas áreas referidas temos realizado nos últimos 3 anos um esforço imenso. São exemplos a Gala de Futebol, o Programa Joga à Bola, as constantes participações com as Selecções Distritais e os planos de formação que temos lançado com diversos cursos em aberto; Faltava-nos intervir nas competições distritais e por isso realizámos as diversas propostas de alteração que foram aprovadas pelos clubes e que entrarão em funcionamento a partir de 2010/2011. Acreditamos que as propostas aprovadas no Futebol de Formação e Futebol Sénior, são fundamentais e que aumentarão a competitividade das competições desde o seu início até ao seu término. No Futebol Sénior a criação das Fases de Subida e Descida e uma maior flutuação das equipas que sobem e descem aos Campeonatos tornarão os mesmos mais competitivos e interessantes para todos.
João Prates- Com as dificuldades financeiras que os clubes e o próprio pais atravessam e sabendo das despesas dos clubes em que o dinheiro que entra é inferior ao que sai em despesas, como pode a AF Évora ajudar? porque corre-se o risco como noutros distritos de muitos clubes fecharem as portas o que não será benéfico para ninguém.
Óscar Tojo- Essa é uma das nossas grandes preocupações e a proposta de reformulação dos campeonatos distritais tem também essa preocupação de ir de encontro às condições, realidade e interesses de cada Clube. Queremos valorizar os Clubes que apostem no desenvolvimento da modalidade nos diversos escalões, em detrimento daqueles que apenas apostam no futebol sénior. Neste sentido as taxas associativas deverão ser revistas e reformuladas para termos uma Associação mais desenvolvida e também mais justa para com os seus filiados. Logicamente que os Clubes deverão rever as suas politicas desportivas e adaptar-se às novas realidades com as dificuldades económicas que todos nós conhecemos.
João Prates- Em termos de formação, que considero importante para o desenvolvimento do futebol alentejano, como é que está o distrito de Évora?
Óscar Tojo- Neste altura estamos atravessar o momento positivo e de progressão. No futebol aumentámos o número de equipas em todos os escalões e também o número de atletas. Conseguimos intervir desde os 6 anos até aos 18 anos, com os respectivos campeonatos nos diversos escalões e também com o programa Joga à Bola que tem feito as delícias dos mais pequenos.No Futsal a realidade também é animadora, pela primeira vez na nossa história conseguimos criar campeonatos em todos os escalões desde os Juniores E (Escolas) até aos Juniores A. Conseguimos também atingir os 3300 atletas, o que para nossa realidade é algo bastante positivo e orgulhoso.
João Prates- Que passos se devem dar na tua opinião para que se possa fazer uma formação na verdadeira acepção da palavra, esquecer o ganhar e pensar só em formar?
Óscar Tojo- Isso é um caminho sem fim. Tudo passará pelos modelos de formação adoptados pelos Clubes e como eles deverão potenciar a equidade para todos os atletas. Os Clubes deverão ser cada vez mais inclusivos do que exclusivos, todos deverão ter um espaço no Clube, principalmente nas idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. Neste aspecto para além de toda estrutura do Clube, os Pais/Encarregados de Educação têm um papel fundamental de acompanhamento, controlo e de exigência de todo o processo. São importantíssimos para a vitalização do Clube e para o trabalho de qualidade que deverá ser realizado em cada escalão. Defendo que os Pais/Encarregados de Educação devem ser motivados e integrados no dia a dia do Clube, logicamente dentro de certas regras que deverão ser, longo no primeiro dia, bem explicadas e claras. Não subscrevo aqueles que olham para os Pais/Encarregados Educação como um problema e não uma solução. Nas nossas responsabilidades (AFE) teremos que continuar a sermos modelos na formação e para isso os processos das Selecções Distritais concorrem sempre para essa finalidade, sermos um exemplo de como deveremos formar os atletas, nunca esquecendo que para além de um jogador está um ser humano. Pensamos também que a reformulação nos Campeonatos da Formação iram respeitar ainda mais os atletas, obrigando os treinadores a utilizarem os seus jogadores nos jogos. Para além disso, estamos apostar na formação contínua, indo ao encontro dos Clubes e partilhar com eles as nossas preocupações para uma correcta formação do Jovem Atleta no Distrito. Temos marcado para este ano 6 acções nos Clubes sobre o tema referido.
João Prates- Em termos de infra-estruturas desportivas como está o distrito?
Óscar Tojo- Continuamos ainda com alguns anos de atraso em relação a outros Distritos mais próximos como Setúbal e Beja. No entanto os últimos dois anos têm sido positivos, com inúmeros Clubes a qualificarem as suas instalações desportivas (campos sintéticos, balneários, bancada, outros.) com o apoio das Autarquias que são os motores de todo este desenvolvimento. Esta nova realidade que se irá estender a mais Clubes, aumentará o número de praticantes e qualificará a prática da modalidade.
João Prates- Em termos pessoais passas-te por clubes, esperas um dia voltar? quais são os teus objectivos?
Óscar Tojo- Claro que sim. Considero-me uma pessoa do treino que adora gerir e planear os microciclos semanais e potenciar as equipas para um rendimento desportivo superior ao fim de semana. Ainda mais quando as experiências que tive nos Clubes por onde passei (Lusitano e Juventude) foram bastante positivas com resultados desportivos relevantes.Sinto-me preparado para voltar ao treino e o regresso estará sempre pendente dos projectos que possam aparecer e das ambições dos Clubes interessados. No entanto neste momento estou na Associação a desempenhar um trabalho motivador e relevante para a minha experiência profissional. Ter a oportunidade de contactar com a elite do Futebol Jovem Nacional e contribuir para o desenvolvimento da modalidade no Distrito é algo que enriquece qualquer profissional. Tenho como objectivo ser melhor a cada dia que passa, cumprindo de forma superior as responsabilidades inerentes às minhas funções na AFE.
João Prates- Para finalizar que palavras deixas aos leitores deste blog?
Óscar Tojo- Em primeiro lugar é um orgulho para mim estar a realizar esta entrevista para o teu blog que está à beira de atingir as 62000 visitas!!!! É obra!!! Obrigado João e parabéns pelo Blog. A todos os leitores do Blog e que amam o Futebol, desafio a serem críticos e empreendedores para que o Distrito de Évora seja cada vez mais forte. Um abraço.

1 comentário:

NANDO disse...

Mais uma entrevista de grande sentido e responsabilidade de quem sabe o que faz. Esta é a realidadde da actual situação desportiva no distrito de évora.
Que façam o melhor para bem de todos: treinadores, atletas e agentes desportivos no geral.

Abraço.