Seja bem vindo ao meu espaço :)




quinta-feira, 18 de março de 2010

ENTREVISTA COM DANY

Conheci a Daniela á alguns anos atrás, quando era treinador do SC Brotense, todos os treinos tinham a sua presença atrás de uma baliza, a assistir ao nosso treino e sempre a dar uns toques na bola, alguma vezes a convidei a juntar-se a nós, uma menina no meio de homens para breves minutos a fazer algo que lhe dava uma alegria enorme, a paixão que só o futebol pode proporcionar, hoje é uma das peças fundamentais da equipa de futsal feminina do Luso Morense e merecia sem duvidas nenhumas uma especial atenção dos responsavéis da selecção distrital da AF Évora, dedicação, humildade, qualidade, paixão, são factores fundamentais para um bom atleta, tudo isso faz parte dela.

João Prates- Como nasceu essa paixão pelo futebol?
Daniela- Sinceramente, desde que me conheço como gente, sempre preferi uma bola de futebol a bonecas. Não sei, penso que já nasceu comigo e ao longo dos anos, essa paixão foi crescendo. Isso pode dever-se ao facto de, na minha aldeia (Brotas), existirem poucas actividades e então todos jogávamos à bola e, mesmo quando não havia ninguém para jogar comigo, jogava sozinha na minha rua. O importante era, e sempre foi, jogar! A minha primeira "estreia profissional" foi com a equipa sénior do SC Brotense, orientada na altura pelo Mister João Prates (ainda treinei lá com eles umas quantas vezes).
João Prates- Sendo o futebol feminino pouco praticado no nosso distrito, alguma vez pensaste ser jogadora federada?
Daniela- Não, de todo! Foi uma grande surpresa para mim quando me convidaram a integrar o projecto de praticar Futsal no Luso Morense. Vivia sempre na expectativa de algum dia poder jogar "mais a sério", mas sem grandes convicções que isso algum dia se pudesse concretizar, felizmente, aconteceu e sinto-me muito satisfeita por ter aceite o convite sem a mínima hesitação.
João Prates- Quando isso aconteceu o que sentiste?
Daniela- Senti-me muito surpreendida e, simultâneamente, muito feliz! Aceitei logo o convite. Sinto que fiz a escolha certa e que agarrei uma grande oportunidade pois estou a fazer uma coisa que adoro (jogar futsal) mas de uma forma mais séria e profissional.
João Prates- Como viveste e continuas a viver essa experiência de treino, jogos, agora que já jogas futebol a alguns anos?
Daniela- Tanto nos momentos em que vou para os treinos, tanto quando vou para os jogos, sinto imensa alegria por ter a oportunidade de jogar e de estar com as minhas colegas e companheiras de equipa. É uma boa sensação quando piso o campo e quando toco numa bola. Estou nesta equipa, desde o início da sua formação e sinto que tenho vindo a crescer e a evoluir com ela, não só como atleta mas também como pessoa.
João Prates- Hoje sendo praticante da modalidade, a tua ideia sobre o futebol mudou? sentes mais responsabilidade?
Daniela- Sim, claramente. Quando somos apenas espectadores as coisas parecem-nos muito mais fáceis e pensamos que "aquilo até eu fazia", mas depois, quando estamos em campo e a jogar, a nossa percepção sobre as coisas é totalmente diferente; penso que, de uma forma geral, comecei a dar mais valor ao trabalho de quem joga e de quem está dentro do campo: é muita pressão e responsabilidade!
João Prates- Como reagiram os teus pais quando disseste que querias jogar futebol?
Daniela- O meu pai sempre adorou o facto de eu gostar de jogar futebol e ficou felicíssimo com a notícia :) A minha mãe também aprovou a ideia, apenas me alertou para o facto de não deixar os estudos para 2º plano. Penso que, de uma forma geral, reagiram os dois positivamente e aprovaram a minha decisão; para além disso, tanto um como outro, sempre mostraram disponibilidade para estarem presentes nos treinos e jogos e fizeram questão de acompanhar a equipa (até nos jogos fora) o que, para além dos factores anteriormente referidos, foi mais um factor extra de motivação.
João Prates- Quais são para ti os factores mais importantes para ser uma boa atleta?
Daniela- Penso que para ser uma boa atleta é necessário reunir uma série de factores, tais como: o espírito de sacrifício, a dedicação, o empenho, a devoção, a amizade e a camaradagem, que devem estar presentes dentro e fora de campo. Ser uma boa atleta, não é sinónimo de ser boa jogadora tecnicamente, nem vice-versa (isto na minha opinião) mas é muito importante para uma jogadora completa reunir estes dois factores. Acima de tudo, trata-se de uma questão de ATITUDE! :)
João Prates- Em termos futuros quais são os teus objectivos na modalidade?
Daniela- Neste momento, encontro-me no 11º ano e até à data tenho conciliado bem o factor escola com as minhas restantes actividades, nomeadamente o futsal, e gostaria imenso de continuar a praticar a modalidade. No que depender de mim, tudo farei para continuar a conciliar duas das partes mais importantes da minha vida (escola e futsal) no entanto, tudo dependerá do rumo que a minha vida académica tomar no 12ºano. Futuramente, como profissão, não me imagino, de todo, a fazer vida do futsal/futebol; enquanto conseguir, quero é jogar e divertir-me.
João Prates- Que palavras queres deixar ao leitores deste blogue?
Daniela- Quero dizer-lhes que continuem a ler este excelente blog, tal como eu o faço! Para além disso, quero-vos pedir que vão apoiar a equipa de futsal feminina do Luso Morense domingo após domingo: o vosso apoio é importantíssimo para a nossa evolução e desenvolvimento. Contamos sempre com o vosso apoio! Queria também agradecer às pessoas que iniciaram este lindíssimo projecto (é de louvar a coragem) e à direcção do Luso por nos ajudar a suportá-lo. Felizmente, o futsal feminino está em afirmação: existem pessoas com vontade de aprender, apenas precisamos de mais com vontade de ensinar.
Boa sorte para o GUS e obrigada por me dares a oportunidade de expor a minha opinião!

7 comentários:

Mano disse...

esqueceste-te de dizer que fazias de guarda redes lá no portão da antiga casa :P
Evoluíste muito do inicio desta época para a época passada, mas agora estagnaste outra vez...não desistas..tenta continuar a evoluir. eu sei que tu tens muito mais qualidade do que aquilo que tens mostrado ultimamente. Força!

Anibal disse...

Mano é mano, e está sempre à espera de mais,lol...mas o que eu queria mesmo, era dar os parabéns à Daniela pela clareza e maturidade do seu discurso. Importante de facto, é fazer o que se gosta, e ser feliz. Nem só quem vive do desporto, é importante para o desporto; Também é importante quem o pratica por prazer, em busca da saúde física e mental.

Anónimo disse...

...É sem duvida alguma uma alegria enorme ler a tua entrevista, não só pelo facto de estares aqui , mas acima de tudo por mais uma vez poder presenciar essa tua forma de ser encantadora de menina/mulher com garra e grande mente desportista :) muito feliz...acima de tudo por seres feliz , fazendo o que tanto gostas ..."jogar á bola" :)

Pela menina que és, pela forma de ser e gosto que tens pela modalidade( que é mt importante para poder incentivar outras jovens numa modalidade tão "fixe" como o futsal ), pelos momentos que vivemos ... desejo-te tudo de bom, que esse gostinho especialmente vindo da "terra do barro" esteja sempre presente em ti e com muita alegria.

Um boa época desportiva e cheia de alegria.:)

Beijinho
Fatima Espadaneira

PS.: ás vezes os "manos" são uns exagerados lol tambem tenho uma assim lol

Anónimo disse...

Olá!
É verdade sr. Anibal, os manos querem sempre mais, mas a exigência também é importante para evolução. Agradeço o comentário de ambos e a força que me transmitiram!
Não conheço muito bem o sr. Anibal(apenas de vista), mas deixe-me desde já felicitá-lo pelo excelente blog que tem, acompanho-o frequentemente. Obrigada!

Daniela Vinagre

Anónimo disse...

Ena pah! Tantos elogios! :P
Agora a sério, obrigada Fátima! Obrigada pelas palavras de encorajamento e de ânimo que sempre tiveste para me dar, obrigada pelos "puxões de orelhas", pela alegria e boa disposição sempre demonstradas. És uma "velha" espectacular! :P
Obrigada por todos estes anos a "aturar-me", foste, e continuas a ser, muito importante para a minha evolução, quer em termos desportivos mas também e, principalmente, em termos mentais e psicológicos. Obrigada por tudo!
E viva a "terra do barro"!
Beijinhos!

Dani #7

Anónimo disse...

Bem.. que posso eu dizer? Gostei muito da tua entrevista, e dou te todo o meu apoio, parabens Dani!
Um beijoo:P
Rute 21

Anónimo disse...

É bem RURU 21!
Obrigadão pelo apoio! ATITUDE é que é preciso :P
Beijinho
Dani 7