Seja bem vindo ao meu espaço :)




quinta-feira, 25 de março de 2010

ENTREVISTA A LUIS LOPES, ATLETA DE MARCHA

Conheci, o Luís Lopes no início do meu percurso académico, o facto de ambos estarmos ligados ao desporto enriqueceu a nossa relação, e passei a conhecer uma modalidade,que não conhecia na sua vertente competitiva e que é feita de muito sacrifício, e que para nos que andamos no futebol, e às vezes pensamos que nos sacrificamos bastante, perto desta modalidade é prazer! Vou dar-vos a conhecer um atleta que nos fala de uma modalidade individual, e da sua experiência.
Com 20 anos já leva 9 títulos de campeão nacional de estrada, vários na pista ar livre, pista coberta todos em marcha atlética. Por quatro vezes, já representou a selecção Portuguesa em diversas provas, recentemente foi 10 classificado no campeonato da Europa em juniores, e ainda lhe sobra tempo para a licenciatura em Psicologia do Deporto e Exercício e gerir um negócio familiar que adora nas salinas de Rio Maior.



João Prates- Como surgiu a marcha na tua vida?
Luís Lopes - Na verdade, sempre gostei de atletismo, desde que me lembro sempre que via pela TV competições internacionais, a competitividade e a beleza que existe, despertou-me bastante interesse. A influência do irmão foi importante porque já ganhava competições a nível regional e isso me fez experimentar. A marcha veio por acréscimo por ser uma disciplina dentro do atletismo, na qual tive sucesso.
João Prates- Praticas-te outra modalidade ou apenas atletismo?
Luís Lopes- Nunca! Desde 2001 que pratico atletismo e nunca tive contacto com outra modalidade federado.
João prates- Sendo uma modalidade exigente em termos físicos e mentais como consegues estar motivado todos os dias para treinares algumas vezes sozinho?
Luís Lopes- A motivação vem do gosto em marchar todos os dias. Para um atleta que tem objectivos a curto a médio ou longo prazo, para competições internacionais tem que treinar de forma intensa para os concretizar. E tendo tarefas dia-a-dia em todos os treinos, é como uma rotina a que me proporciona a treinar, caso contrário, o resto do dia parece que já não corre dentro do esperado porque falta uma necessidade primária.
João Prates- O que sente um atleta, neste caso tu, quando faltam muitos km para o fim da prova, o cansaço acumula, e os objectivos são difíceis?
Luís Lopes- Quando preparamos uma competição e o objectivo traçado inicialmente não está a ser comprido, o sentimento de realização pessoal em terminar, desgastando todas as reservas que tenho até final, me dará alguma satisfação.
João Prates- Ao longo da tua curta carreira, qual o momento que mais te marcou? Porque?
Luís Lopes- O momento que mais me emociona, felizmente, foi na Taça do Mundo de Marcha na Rússia em que realizei a marca de 43.28 aos 10km marcha, que deram, mínimos e selecção para o Mundial de Juniores em 2007.
João Prates- Quais as pessoas que na tua modalidade servem para ti de exemplo? Porque?
Luís Lopes- Admiro particularmente, a Susana Feitor, pelo talento extraordinário que a caracteriza enquanto atleta, e particularmente alguns atletas de 50km marcha, pelo esforço e dor da prova mais difícil do calendário olímpico, querendo ser num futuro próximo um desportista de uma longa distância.
João Prates- Sendo atleta de alta competição, como consegues conciliar com a vida académica?
Luís Lopes- A alta competição facilita de algum modo todo o processo de formação, enquanto atleta/estudante, mas nada o diz que seja fácil, pelo contrário, o João sabe o esforço e organização que se tem de ter, para poder vir às aulas. No meu exemplo, de esforço, empenho e organização para poder levar todos os objectivo a bom porto, sabendo que em nada é fácil. Mas quando acreditamos no sucesso por vezes, temos reservas físicas e mentais que nos dão motivação para tudo. Sem poder deixar de agradecer a todos aqueles que me tem apoiado, durante este ciclo de formação, o meu muito obrigado.
João Prates- Achas importante conciliar o desporto com os estudos?
Luís Lopes- Sim, e em nada estou arrependido ter escolhido o ensino superior, porque se não temos apoios necessários para poder treinar a 100%, e temos a possibilidade de conciliar as duas porque não… depende da ideia de cada um.
João Prates- Em termos pessoais, quais os teus objectivos para o futuro?
Luís Lopes- Para o futuro, em termos pessoais acredito que vou ter uma oportunidade para poder trabalhar na área da Psicologia Desportiva, sou um apaixonado pelo desporto em geral, e isso me dá prazer para realizar todos os dias. No entanto, não esquecendo as Salinas Naturais de Rio Maior que para já tem sido a minha fonte de rendimento nos últimos anos, e na qual, tenho todo o orgulho por preservar e divulgar esta pequena grande aldeia.
João Prates- Algumas palavras que queiras deixar aos leitores deste blogue?
Luís Lopes- Em primeiro lugar agradecer ao João Prates pelo convite da entrevista, na qual, estou muito grato. Pouco posso acrescentar, mas peço aos jogadores de futebol que por aqui passem, que façam a modalidade por gosto, prazer, e na qual, estão inseridos que se sintam realizados pelo desporto que praticam, e pela promoção do desporto a todos os níveis, que se sintam um exemplo para todos aqueles que querem começar pela primeira vez.
Bem Hajam

2 comentários:

COCACOLAARROTAAHH disse...

Estádio Municipal de Vendas Novas

16h00

Estrela FCVN 5 vs 0 SC Arcoense

...............................................................

Árbitro : Gonçalo Freira

Assistentes : Francisco Baião e José Gonçalves

...................................................................

Estrela : André Rainha, André Almeida, Nuno Aldeias, Ricardo Ramos, Miguel Pimenta, Sérgio Palmeiro, Magalhães, Fábio, Zé Tó, Ricardo Antunes e Renato

Suplentes : Bonifácio, Nuno Gaspar, Chico Zé, Nélson Valente, Jair, João Fadista e Júlio

Não-Convocados : C. Xarez (lesionado), Paulo Sérgio, Bruno Mendes, Marco Fadista e Milho.

.............................................................

1ª Parte

1ª Parte morna, sem grandes lances de bom futebol, mas mesmo assim com o Estrela a dominar...Relembro um lance, em que Magalhães, finta 2 adversários já dentro da área, e depois remata em arco, fazendo a bola passar muito perto do poste esquerdo do GR visitante, nessa jogada chegaram a estar os 11 jogadores do Arcense na área, portanto percebe-se para o que o Arcoense jogou...Estrela dominou, mas não facturou, mas , também as oportunidades foram poucas...

Por volta dos 16m, Fábio, marcou, após já ter chutado uma vez, contra o seu adversário, aproveitou a recarga e marcou...

2ª Parte

Melhor que a 1ª, sobretudo o Estrela...Depois foi fazendo as alterações, e o Arcoense fisicamente também se foi abaixo...

Golos : Zé Tó, por volta dos 12m, e dos 37, fazendo o resultado passar a 3 - 0. Depois Ricardo Antunes, aos 40m, e novamente Zé Tó aos 45m, num bom lance individual, engando mesmo muito bem o GR visitante...

Houve mais oportunidades nesta 2ª Parte, que foram desperdiçadas, por Zé Tó, Ricardo Antunes, Renato e Magalhães...Houve ainda um grande remate de Nélson Valente à barra da baliza visitante, sem hipóteses para o GR.

..........................................................

Substituições

Sairam Miguel Pimenta, Renato e Fábio, e Entraram Júlio, Jair e Nélson V.

..............................................................


Força Estrela, para a semana, tudo a apoiar o Estrela, a Portel, salvo erro o jogo será Sábado, mas ainda não sei bem...

* Força Estrela *

Anónimo disse...

És mt parvo Luís Lopes lool