Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 23 de março de 2010

A IMPORTANÇIA DO TREINO MENTAL

Semana após semana ouvimos muitas vezes falar em questões psicológicas, quer no futebol quer em outras modalidades, normalmente quando os resultados ficam aquém dos esperados.
Não será o treino mental tão ou mais importante que o físico-técnico-táctico?
Pessoalmente considero que sim, não estão todos estes factores condicionados pela nossa predisposição mental para executar as tarefas?
Quantas vezes nos questionamos porque determinados atletas rendem muito em treino e quando chega a competição propriamente dita, exibem-se muito abaixo daquilo que é o seu real valor?
Factores como a ansiedade, a pressão do momento, o pensamento negativo do eu não consigo, são um factor de instabilidade que vai levar a que o rendimento desse atleta seja menor.
Poderemos treinar estes factores? sem duvidas nenhumas, o sucesso individual e colectivo de um atleta é facilitado por uma saúde mental positiva, auto-percepções positivas e melhores competências cognitivas e comportamentais.
A nós treinadores cabe-nos criar exercícios em que o aspecto mental esteja envolvido.

« Para atingir um objectivo, o primeiro passo é acreditar que o posso atingir»

5 comentários:

Anónimo disse...

Grande texto João!
são coisas com as quais não nos preocupamos muito, pensamos sempre que o que nos interessa é a parte tactica, fisica e tecnica e esquecemos que os jogadores são humanos!
abraço

Julio Reis

Alberto Lopes disse...

Boa tarde João!
Gostava de lhe fazer uma pergunta, caso queira responder.
Já sou leitor do seu blogue á muito tempo e gosto da forma como escreve e fala do seu trabalho sem receios, estando no inicio de carreira e olhando para um clube que tinha zero ponto, o que o motivou a aceitar este desafio que na minha opinião já foi vencido mas que o poderia ter sido prejudicial para si?

Abraço

Carlos Guerreiro disse...

Já não comentava há algum tempo! Parabens pela grande recuperação do GUS! Bom tema, e importantíssimo. O "saber fazer" tem de ser acompanhado do "saber quando fazer"! E a grande diferença por vezes entre jogadores é a forma como pensam rapidamente a acção e o "problema" que se lhe depara e tomam a decisão correcta. E para isso, penso que os treinos que se fazem podem ajudar e muito a esse desenvolvimento cognitivo. Abraço João
CG

Joao Prates, disse...

Boa noite Alberto!
Não tenho nenhum problema em responder, a vida é feita de oportunidades e esta surgiu e aceitei, o facto da equipa ter zero ponto não me assustou, devemos desafiar as nossas capacidades e para mim foi o factor extra de motivação, quanto ao desafio estar vencido...não concordo consigo, ainda temos muita para vencer e se ficarmos na terceira divisão cumpriremos os nossos objectivos.

Abraço

Joao Prates, disse...

Boas Carlos!
è sempre um prazer os teus comentários, tambem tenho acompanhado a carreira do Ferreirense, um bom campeonato e acredito que consigas terminar nos seis primeiros.
A capacidade de decisão e de forma correcta é meio caminho andado para o exito da tarefa.
Abraço