
Não será o treino mental tão ou mais importante que o físico-técnico-táctico?
Pessoalmente considero que sim, não estão todos estes factores condicionados pela nossa predisposição mental para executar as tarefas?
Quantas vezes nos questionamos porque determinados atletas rendem muito em treino e quando chega a competição propriamente dita, exibem-se muito abaixo daquilo que é o seu real valor?
Factores como a ansiedade, a pressão do momento, o pensamento negativo do eu não consigo, são um factor de instabilidade que vai levar a que o rendimento desse atleta seja menor.
Poderemos treinar estes factores? sem duvidas nenhumas, o sucesso individual e colectivo de um atleta é facilitado por uma saúde mental positiva, auto-percepções positivas e melhores competências cognitivas e comportamentais.
A nós treinadores cabe-nos criar exercícios em que o aspecto mental esteja envolvido.
« Para atingir um objectivo, o primeiro passo é acreditar que o posso atingir»
5 comentários:
Grande texto João!
são coisas com as quais não nos preocupamos muito, pensamos sempre que o que nos interessa é a parte tactica, fisica e tecnica e esquecemos que os jogadores são humanos!
abraço
Julio Reis
Boa tarde João!
Gostava de lhe fazer uma pergunta, caso queira responder.
Já sou leitor do seu blogue á muito tempo e gosto da forma como escreve e fala do seu trabalho sem receios, estando no inicio de carreira e olhando para um clube que tinha zero ponto, o que o motivou a aceitar este desafio que na minha opinião já foi vencido mas que o poderia ter sido prejudicial para si?
Abraço
Já não comentava há algum tempo! Parabens pela grande recuperação do GUS! Bom tema, e importantíssimo. O "saber fazer" tem de ser acompanhado do "saber quando fazer"! E a grande diferença por vezes entre jogadores é a forma como pensam rapidamente a acção e o "problema" que se lhe depara e tomam a decisão correcta. E para isso, penso que os treinos que se fazem podem ajudar e muito a esse desenvolvimento cognitivo. Abraço João
CG
Boa noite Alberto!
Não tenho nenhum problema em responder, a vida é feita de oportunidades e esta surgiu e aceitei, o facto da equipa ter zero ponto não me assustou, devemos desafiar as nossas capacidades e para mim foi o factor extra de motivação, quanto ao desafio estar vencido...não concordo consigo, ainda temos muita para vencer e se ficarmos na terceira divisão cumpriremos os nossos objectivos.
Abraço
Boas Carlos!
è sempre um prazer os teus comentários, tambem tenho acompanhado a carreira do Ferreirense, um bom campeonato e acredito que consigas terminar nos seis primeiros.
A capacidade de decisão e de forma correcta é meio caminho andado para o exito da tarefa.
Abraço
Enviar um comentário