Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 16 de março de 2010

O DESLUMBRAMENTO NO FUTEBOL

Estive hoje presente em mais um dia da semana da Psicologia na ESDRM e um convidado comoveu-me, refiro-me a Pepa, um jogador a quem o descontrole emocional provocado pelo deslumbramento em que o futebol é fértil, principalmente nos mais jovens, acabou a carreira de forma inglória.
Sendo o futebol um desporto de massas, de emoções, e vivendo hoje numa época onde predomina a vaidade, a ostentação, muitos jovens perdem-se pelo caminho duro e longo de um trajecto de jogador de futebol profissional á custa do seu elevado ego e esquecimento pela tarefa.
Freud (1923) considerou que o nosso aparelho psíquico é constituido por três instâncias, o ID, o EGO e o SUPER EGO, o EGO é o intermediário entre o desejo e a realidade e estrutura-se como uma etapa de adaptação evolutiva do sujeito.
Muitas vezes essa evolução não é acompanhada por um forte suporte e o jogador vive uma realidade diferente, de um momento para o outro torna-se conhecido, é um ídolo para todos, tem acesso a dinheiro, carros, mulheres, noite, deixa de viver a realidade da sua profissão.
Esse caminho irá leva-lo ao afastamento da tarefa principal, ser profissional de futebol.
Se olharmos um pouco para traz são muitos os casos de atletas com enorme qualidade que não vingaram por essas razões, mas eu deixo uma pergunta, pode um atleta ao 12 anos, deixar a sua família, ir atrás de um sonho para uma cidade distante, pode ele singrar no futebol se não tiver o devido acompanhamento por parte do clube em todos os aspectos principalmente sociais e afectivos?

2 comentários:

Carlos Andrade disse...

Caro João!
Não foi so Pepa que se perdeu para o futebol, foram muitos, Pepa foi campeao europeu sub 18,onde estão esses miudos? perderam-se!
Quem quer ser profissional e futebol tem que fazer muitos sacrificios e miudos com essa idade...e com dinheiro facil...
Boa sorte para esta segunda fase, tem no norte mais um adepto!

Anónimo disse...

Em resposta á questão, quero aqui dizer que é verdade que o clube que o jogador representa tem ou(terá) de acompanhar o atleta, mas tambem quero aqui deixar um pequeno reparo, se o jogador se preocupar apenas em se publicitar (envaidecer), nem que ande sempre um director desse clube atras do atleta ele há-de sempre conseguir um buraco (escapadela) para esquecer que a vida (dia a dia ) de um atleta tem regras, porque a reforça para estes chega muito mais cedo. E eu falo com conhecimento....