Seja bem vindo ao meu espaço :)




quinta-feira, 22 de abril de 2010

MANUEL BENTO, O MEU IDOLO DE INFÃNCIA

Os anos passam e quem gosta de futebol recorda figuras que já não jogam ou já não estão entre nós como é o caso, Bento, um guarda-redes que tive o prazer de ver jogar e que me prendia o olhar a televisão porque esperava mais uma defesa fantástica.
Manuel Bento foi um dos melhores guarda-redes da história do Benfica e da selecção nacional,nasceu no dia 25 de Junho de 1948 na Golegã.
Bento iniciou a sua carreira futebolistica no Riachense, tendo posteriormente passado pelo Barreirense, até chegar ao Benfica no ano de 1972.
Ficou conhecido pelas suas fantásticas defesas acrobáticas, a sua agilidade era imagem de marca.
No Benfica jogou entre as épocas de 1972/73 e 1991/92.
Disputou 636 jogos tendo sofrido 447 golos.
Venceu o seguinte:
-8 campeonatos
-6 taças de Portugal
-2 supertaças
-6 taças de honra da AFL
-1 Taça Ibérica
Na selecção nacional portuguesa também deixou forte marca,foi internacional por 63 vezes, 26 delas como capitão. A sua estreia ocorreu no dia 16 de Outubro de 1976 em jogo realizado na cidade do Porto e que servia para a fase de apuramento para o campeonato do mundo de 1978.
Em 1980 Portugal foi jogar à Escócia e viria a empatar 0-0. No final do jogo a critica foi unânime em reconhecer que Bento fez uma exibição do outro mundo.
Portugal só não perdeu por causa da elasticidade de Bento.
A imprensa britânica apelidou-o de "Rubber Man", ou seja, homem de borracha.
Para os jogos Bento levava sempre o seu amuleto da sorte: Um corno esquerdo de uma vaca dentro das luvas suplentes que deixava no chão dentro da baliza.
No final da carreira entregou o referido amuleto a Neno.


3 comentários:

Dinis Vital disse...

Amigo João este foi sem duvidas um dos melhores guarda redes de sempre do futebol portugues e reviver estas imagens é indiscritivel a sensação! so que gosta de futebol o sabe!

COCACOLAARROTAAHH disse...

http://4.bp.blogspot.com/_WX9CdZ_go6Y/S9AJOT-YLRI/AAAAAAAAByE/XcDdwicQJN8/s1600/estrela.jpg


Visitem este link, e o blog do Estrela Futebol Clube de Vendas Novas, para mais informações !


Força Estrela...!

............................................................

No dia 24, o Estrela Futebol Clube convida toda a população para o jogo com o Oriola, que se disputará sábado dia 24 de Abril, sendo que o custo de entrada será de apenas 2 euros, sendo gratuita para todos os sócios, senhoras, jovens até aos 18 anos e reformados, naquela que esperamos seja a festa do futebol e a festa do nosso Estrelinha! Antes do encontro e no intervalo, ocorrerão alguns jogos escolares como o bola na barra e o remate certeiro, destinados aos nossos jovens de ambos os sexos, que brevemente receberão toda a informação através do(a) professor(a) de Educação Fisica. Dia 24, a partir das 15h00, inserida nas Comemorações do 25 de Abril da Câmara Municipal, temos a FESTA DO FUTEBOL! Marca já na tua agenda!

.............................................................

Uma iniciativa do Estrela Futebol Clube, integrada nas Comemorações do 25 de Abril da Câmara Municipal de Vendas Novas, que pretende mostrar estre Estrela a Vendas Novas. Mas atenção, inserido num dia de festa, temos mais uma jornada desta Divisão de Honra que é para vencer e continuar esta longa mas 100% vitoriosa caminhada esta época, que terminará no próximo dia 29 de Maio em Évora, com a final da Taça. Respeito pelo adversário e dedicação no máximo, pois motivação não pode faltar a este Estrela!


SÁBADO...TUDO AO FUTEBOL!

COCACOLAARROTAAHH disse...

Estádio Municipal de Vendas Novas

16h00

Estrela F.C.V.N. 10 vs 1 GD Oriolenses

.............................................................

Estrela : Bonifácio, Chico Zé, Ricardo Ramos, Paulo Sérgio, Nuno Gaspar, Miguel Pimenta, Marco Fadista, Jair, Fábio, Magalhães, Ricardo Antunes

Suplentes : André Rainha, Nuno Aldeias, André Almeida, Sérgio Palmeiro, Júlio, Renato

Não-Convocados : Bruno Mendes, Nélson Valente, Jorge, Milho, Zé Tó(lesionado), Xarez(lesionado) e João Fadista

............................................................


A tarde "começou" com o Bola na Barra, para alguns miúdos...

Depois foi a "apresentação" da equipa aos adeptos...OS CAMPEÕES 2009/2010...

Depois começou o jogo, ou melhor a tarde de massacre e falhanço do Estrela, pois por um lado massacrou...10 golos é obra, mas também foi de falhanço, pois só peca por escasso este resultado, pois o Estrela desperdiçou muito, Magalhães a destacar-se na 1ª Parte.....O resultado estava 6 - 1 ao intervalo...


Os golos do Estrela, já nem me lembro bem de todos, vamos lá ver se falho : Ricardo Antunes, Fábio, Magalhães, Jair, Renato, Miguel Pimenta...Penso estar certo em relação aos marcadores, depois quantos marcou cada um, é que não me lembro bem...1 dos golos de Ricardo Antunes foi de penalty, facto também a destacar...

Também foi expulso, um jogador do Oriola, por acumulação...que depois teve uma atitude estranha, andado pela pista, etc...E já na parte final, saiu um lesionado já com as 3 substituições feitas, ficando o Oriola a jogar com 9

Substituições : Saíram Magalhães, Jair e Paulo Sérgio - Entraram Júlio, Renato e Sérgio Palmeiro

Amarelos : Paulo Sérgio, Miguel Pimenta e Marco Fadista...


Para a semana realiza-se o jogo em atraso Viana - Estrela...


Nada mais a acrescentar...


* Força Estrela *