Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 25 de maio de 2010

A INFLUÊNCIA DO PUBLICO, DOS ADEPTOS

Quem não se recorda como Figo foi recebido em Camp Nou, quando visitou pela primeira vez com a camisola do Real Madrid a antiga casa?
A verdade é que o adepto pode ter influencia no rendimento do atleta, mesmo quando são poucos e a competição não é importante.
Existe o nosso adepto, os adversários e mesmo alguns que estão ali de forma neutra também se manifestam.
Muitas vezes, mesmo os nossos adeptos, que supostamente nos apoiam, ficam por vezes insatisfeitos e manifestam-se acabando por influenciar o atleta.
Os adeptos adversários já sabemos que estão sempre contra nós, mas a perturbação que pode provocar do atleta já depende da sua personalidade e do controlo emocional que este tem.
Muitos tremem perante ambiente adversos, para outros esses ambientes motivam.
Muita vez podemos também jogar com o facto de estar a jogar em casa do adversário e utilizar os adeptos para fazer a pressão sobre a sua equipa, a forma como jogamos pode levar a equipa da casa e ser pressionada pelos seus próprios adeptos e se o nosso controlo emocional for maior poderemos tirar dai vantagem.
Apesar de pouco se falar nele, este é um factor que pode ter influencia no rendimento da equipa e que pode ser treinado.

Sem comentários: