Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 22 de junho de 2010

A IMPORTANCIA DO PLANEAMENTO





No futebol, a organização do treino é um processo metodológico e pedagógico complexo que tem como objectivo a obtenção de elevados desempenhos competitivos pelas equipas em termos colectivos e pelos jogadores em termos individuais.
O planeamento e a periodização são fases cruciais directamente relacionadas na eficácia, consistência e qualidade de jogo nas equipas.
Nela, estão incluídas os factores físicos, tácticos, técnicos e psicológicos.
O planeamento permite ao treinador controlar o trabalho desenvolvido, assim como avaliar os pontos fortes e fracos da sua intervenção enquanto parte integrante das tarefas do treinador, o planeamento assume-se uma necessidade e uma ajuda para o seu trabalho constituindo-se como uma fase fulcral de toda a organização do processo de treino.
Na planificação deve-se analisar, definir e sistematizar as diferentes operações inerentes á construção e desenvolvimento de uma equipa, organizando-as em função das finalidades, objectivos e previsões, escolhendo as decisões que visem a máxima eficácia e funcionalidade.
A planificação conceptual caracteriza-se pela construção de um modelo de jogo da equipa que tem como alicerces três vertentes fundamentais, a ideia de jogo por parte do treinador, as particularidades e potencialidades dos jogadores que constituem a equipa, e as tendências evolutivas do jogo.
A planificação estratégica, é a escolha das estratégias mais eficazes em função de aspectos fundamentais como o conhecimento táctico da própria equipa, o conhecimento e o estudo das condições objectivas sobre as quais se realizara o futuro confronto desportivo e as adaptações funcionais de base da equipa, em função das vertentes anteriores, de forma a criar as condições mais desfavoráveis a equipa adversária e favoráveis a própria equipa durante o desafio competitivo.
A planificação táctica caracteriza-se pela aplicação prática, pelo carácter aplicativo e operativo da planificação conceptual e da planificação estratégica durante o jogo, com vista a concretização dos objectivos preestabelecidos para um determinado confronto competitivo.
A periodização é feita numa sequência, macrociclo, mesociclo, microciclo, sessão de treino, unidade de treino dividida em parte inicial, parte fundamental e parte final.
Macrociclo é o plano anual de treino e objectivos que é composto por períodos de treino, competição, e recuperação feitos dentro de uma época desportiva com o objectivo de levar o atleta e a equipa a um nível que os leve a atingir os objectivos delineados na competição desportiva em que esta inserido.
Mesociclo é o elemento estrutural da periodização que corresponde a um período de treino que apresenta em média 21 a 35 dias de treino, microciclo é a fracção mais pequena do processo de treino, normalmente entre 4 a 7 dias.

Sem comentários: