Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 8 de junho de 2010

SUPERSTIÇÕES NO FUTEBOL

Superstições é algo que existe muito no desporto, nomeadamente no futebol, existe razões para isso, porque numa prova pode haver sempre uma dose de sorte ou de azar, dizem...eu não acredito nem na sorte nem no azar.
Quantas vezes observamos o atleta a entrar aos saltinhos em campo, a benzer-se, ao pé coxinho, usar amuletos, são comportamentos compulsivos, e que não conduzem a melhores resultados desportivos mas que causam um bem estar a quem os pratica, muito vez pequenas coisas podem retirar a confiança, basta o atletas ter-se esquecido do seu amuleto.
Contudo devemos mentalizar o atleta que são coisas sem razão e que não contribuem para um melhor resultado.
Quando algo corre mal ou bem existe a tendência para justificar o resultado com «coisas» que aconteceram antes ou durante o jogo, sendo que sempre que essas justificações não tem uma razão real passa a superstição.
Os atletas devem estar preparados para não se deixarem influenciarem por manias e superstições porque muitas vezes pensando que essas superstições dão resultado esquecem a sua preparação e treino e perdem a possibilidade de analisar com realismo o seu comportamento, as causas reais e os meios para melhorar!
A superstição é apenas mental.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Doutor é que é uma superstição!