Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 13 de julho de 2010

O TREINO AEROBIO NO FUTEBOL

Agora que o período transitório ficou para trás e se entre no pré-preparatorio, aquele que é o período que dá as bases para todo o periodo competitivo.
O treino aeróbio assume nesta fase importância primordial, um período que não é muito do agrado dos jogadores pelas grande tareias que levam.
Este período deveria ter 8 semanas de duração contudo nos campeonatos não profissionais a maioria dos clubes trabalha normalmente 6 semanas.
O treino aeróbio tem como objectivo criar capacidade cardiovascular,o aumento da capacidade dos músculos em utilizarem oxigénio durante longos períodos de esforço e a capacidade de recuperar de forma mais rápida depois de um período de esforço em alta intensidade.
O treino aeróbio traz benefícios para o futebol, cria uma maior resistência que vai permitir que o jogador esteja preparada para uma intensidade elevada durante o jogo, em termos mentais ajuda também a minimizar a deterioração do desempenho técnico e de concentração induzidos por fadiga que ocorrem normalmente no fim do jogo.
A forma como se treina esta vertente, já depende de cada treinador, mas cada vez mais se trabalha a parte aeróbia com bola, incidindo sobre a nossa ideia de jogo aproveitando também assim a parte técnica-táctica e mental do jogo.

5 comentários:

COCACOLAARROTAAHH disse...

João

Não percebi, se era a esta pergunta, que o João ainda não sabia responder...só por isso a repito...

Desculpe...Abraço



Quando é que se realiza o sorteio do Calendário da 3ª Divisão...?

E da 2ª ? Não sei se são no meso dia...

Anónimo disse...

Joao totalmente de acordo com o texto, excepçao a um aspecto que referiste.
Tal como no treino de força, da velocidade ou em qualquer capaçidade motora, a bola é um estimulo presente, como disseste e bem minimiza o cansaço mental que logicamente minimizará o cansaço fisico, no treino aerobio ao estar presente a bola o estimulo estará presente mas em variadas situaçoes poderá ocorrer o inverso, deixará de ser estimulo para ser uma condiçionante, quando se pretende atingir regimes de altas intensidades por vezes é necessario deixar a condiçionante de lado.
Para se treinar a velocidade pura nao deverá estar presente a bola d futebol, estas d acordo joao?
O Medeiros estava todo chateado contigo devido a tua prestaçao em campo no torneio, que só nao foste para o banco porque nao havia ninguem para substituir-te.
Nao queiras emagrecer nao.
um grande abraço

Nelson S.

Joao Prates, disse...

Boas Cocacola!
Os sorteios ainda não estão marcados!
abraços

COCACOLAARROTAAHH disse...

Ok...

Obrigado...


Abraço...

Eu pensava que eram a 20 ou 21 de Julho...mas como o João é treinador, e de uma equipa da 3ª Divisão (Sorteio), poderia estar dentro do assunto...Mas ok, ainda não estão marcados...

Assim que souber, se pudesse dizer no blog, ou se não quisesse postar um texto, dizia nos comentários, ou assim...

Abraço...

Mais uma vez, Obrigado

JG disse...

não sei se já leste... mas se tiveres oportunidade lê o livro de Jens Bangsbo "Fitness training in soccer" Muito bom mesmo, expõe de uma forma muito clara e de fácil compreensão.