Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 31 de agosto de 2010

TREINAR EM RELVADOS SINTECTICOS E NATURAIS, QUE DIFERENÇAS?



Esta é uma realidade dos clube de menores dimensões e na minha opinião é uma realidade positiva, sinal que as infrastruturas dos clubes estão a melhorar e é uma vantagem, principalmente para a formação.
Enquanto treinador, prefiro treinar no relvado natural, é menos perigoso para os atletas, as vantagens do relvado sintéctico e sobretudo económico visto as despesas com a sua manutenção serem quase nulas.
Contudo para os atletas estes pisos sintécticos são mais perigosos, alguns especialistas na matéria, sobretudo médicos ligados à área desportiva, dizem já ter detectado malefícios no uso dos pisos sintéticos. Estudos de várias entidades indicam que os atletas tem mais 50 por cento de probabilidades de contrair lesões musculares, rupturas de ligamentos e queimaduras, uma vez que a superfície é mais abrasiva. Um estudo do Stanford Reaserch Institute identifica mesmo uma lesão muito comum aos atletas que actuam neste tipo de superfície, que raramente acontece com relva. No que toca às consequências no físico dos jogadores, surgem alertas sobre o aumento de lesões musculares mas não altera em muito o tipo de treino. Há mais cuidado no treino físico devido aos impactos do jogador no solo, mas em termos técnico-tácticos trabalha-se da mesma maneira, o aspecto físico é que deverá ser encarado de forma diferente devido ao forte impacto das articulações ao piso.
Pior é quando se treina nos dois sítios ao mesmo tempo, o nosso corpo recebe estímulos diferentes e fica mais propenso a lesões, também ao nível do desgaste físico existe diferenças.


8 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Mister.
ainda bem que fala neste tema, eu jogo num sintectico quando jogamos em casa e quando fora quase sempre jogamos em relvados naturais.
O que sinto é um cansaço diferente quando jogo em relvado, as vezes parece que o cansaço chega mais cedo e mais pesado, fomos uma equipa que teve lesoes musculares e diversos problemas, concorda com o trabalho de força no sintectico com saltos, mudanças bruscas de direcção?
boa sorte para voces menos no jogo em que nos vamos defrontar :)
abraço

RM

Anónimo disse...

lolol, fala fala enquanto é tempo! este domingo vais perder treinador de treta! vais perder!

Joao Prates, disse...

Boas RM!
É normal que sintas isso, o corpo sofre estimulos diferentes com a mudança de piso.
Quem não tem outra solução tem que treinar no sintéctico e tem que se fazer trabalho de força embora eu tente evitar os saltos mas eles são realidade no jogo.
Epa..desejo o mesmo para ti mesmo não sabendo quem és mas vais perder conosco os dois jogos! :) :) abraço

Joao Prates, disse...

lolol, o anonimo deve ser do Leça!lololol, se para si as minhas possiveis derrotas são vitorias suas...ora essa..cada um tem o seu objectivo de vida!lolololol

Anibal disse...

Não sou um entendido, mas parece-me natural que a relva ofereça melhores condições de treino e de jogo. Mas parece-me também que o mais importante é considerar as diferenças entre o sintético e a terra batida, já que esta é uma realidade muito mais próxima para a esmagadora maioria dos praticantes da modalidade. Nesse aspecto, acho o sintético uma solução muito vantajosa, tanto mais que a relva está fora de questão para os Clubes regionais, e para a maioria das depauperadas Autarquias do País.

Saudações desportivas.

Anónimo disse...

Falam do piso sintetico e natural. E taose a eskecer dos campos da maior parte das aldeias do nosso pais. Os campos pelados. Uma ekipa treina semanas num campo pelado para nos jogos fora ir jogar em sintetico e relvados.

Joao Prates, disse...

Boas!
Quando escrevi este texto foi no sentido das diferenças existentes entre treinar na relva e no sintectico, apenas isso!
Claro que entre o sintectico e o pelado nem existe discussão e quanto menos pelados existerem melhor!

Joao Prates, disse...

Boas!
Quando escrevi este texto foi no sentido das diferenças existentes entre treinar na relva e no sintectico, apenas isso!
Claro que entre o sintectico e o pelado nem existe discussão e quanto menos pelados existerem melhor!