Joaquim Mendes é o actual treinador do Farense, treinador com trabalhos positivos nas divisões secundarias onde se destacam as 4 subidas de divisão nos últimos 7 anos, a ultima ao serviço do Farense. Enquanto jogador passou entre outros clubes pelo Olhanense e Portimonense, ocupando o lugar de Guarda-redes.
João Prates- Com o currículo recheado de êxitos, porque pensa que ainda não surgiu oportunidade para a primeira liga?
Joaquim Mendes- Os clubes que tenho representado atingem determinados patamares de bom nível. No entanto havendo um circuito de treinadores que vão rodando e rolando na liga profissional, não se torna fácil chegar lá, não tendo a ver com qualidade que julgo ter, o mesmo se podem queixar outros treinadores que ainda se encontram em divisões secundarias .
Claro que derivado ao meu passado prático enquanto jogador quer a nível de clubes e selecções nacionais, sinto alguma falta dos grandes palcos..
João Prates- Olhando um pouco para o passado, quais as principais mudanças que existiram ao nível do treino?
Joaquim Mendes- Muitas alterações, desde um apurado trabalho táctico, estudos científicos das qualidades físicas, trabalho de sectores defensivos e ofensivos, o trabalho sistemático de rotinas e automatismos , estar identificado com a realidade actual , com a evolução constante e com o conhecimento da competição onde estamos inseridos ( nunca excluindo os patamares superiores )
João Prates- Para si, quais são os principais factores para o sucesso de uma equipa?
Joaquim Mendes- O que foi focado antes é sempre importante referir ... desde a aspectos psicológicos que são fundamentais,desde a gestão colectiva de um grupo de trabalho, terá que haver uma solidariedade sem limites, abdicar do medo.. uma dicção fluente, um conhecimento profundo do que é a realidade competitiva, acima de tudo e á parte do conhecimento.. saber pó-lo em prática, e com uma linguagem perceptível, entre outras variantes.
João Prates- Concorda que existam muitos jogadores nas divisões secundarias para actuarem na ligas profissionais?
Joaquim Mendes- Totalmente, apesar te ter de haver uma observação atenta e cuidada com conhecimento e com identificação dos jogadores k possam vir a compor um plantel da liga profissional, porque o dia a dia a responsabilidade a qualidade, a capacidade, a maneira como se aborda a competição, é totalmente diferente duma liga amadora, não basta só o valor da capacidade técnico-táctica de um jogador, há algo mais para alem disso.
João Prates- Como treinador, com vê o que se está a passar com a nossa selecção?
Joaquim Mendes- Uma desilusão politica...
João Prates- Acredita que ainda vamos a tempo de garantir a qualificação?
Joaquim Mendes- Acredito que sim mas será muito difícil, ( os tais níveis de confiança )
João Prates- Em termos pessoais, que objectivos ainda espera atingir?
Joaquim Mendes- Em termos pessoais , espero e anseio chegar á liga profissional como técnico de futebol, reúno condições para que isso aconteça um dia..
João Prates- Algumas palavras que queira deixar aos leitores deste blogue?
Joaquim Mendes- Sou uma pessoa do futebol desde sempre , desde os 13 anos de idade, formado desportivamente e humanamente num grande clube ( SLB ) tendo alinhado em todos os escalões ( iniciados a seniores ) sou uma pessoa ao dispor dentro da minha área para que tudo a que seja solicitado, assim como estou receptivo a aprender sempre mais, um abraço e até sempre.
1 comentário:
Fez um grande trabalho nos Açores,é sem dúvida alguma um treinador muito experiente nas divisões inferiores.
Enviar um comentário