Seja bem vindo ao meu espaço :)




quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ENTREVISTA A SEBASTIEN, ALENTEJANO GOLEADOR


Sebastien é mais um jovem no futebol alentejano a demonstrar qualidade e que poderá atingir patamares mais altos no futebol, Natural de França mas desde cedo criado em Montemor-o-Novo, este avançado é neste momento o melhor marcador da zona Sul, da segunda divisão B, actualmente representa o Juventude de Évora, tendo já passado por Lusitano de Évora e União de Montemor.
A velocidade é a sua grande arma, mas o faro pelo golo e a técnica também estão presentes.
Sebastien já foi campeão distrital ao serviço do U.Montemor e na época passada campeão nacional da terceira divisão, serie F, onde foi a nível individual o melhor marcador.

João Prates- Como apareceu o futebol na tua vida?
Sebastien- O futebol apareceu naturalmente. Desde muito cedo que o gosto em jogar futebol está presente e é desde aí que pratico a modalidade. Foi uma coisa que se foi desenvolvendo na minha vida com o passar dos anos e que cada vez mais ganha forma.
João Prates- Alguma vez olhas-te para ele como profissão ou era apenas um modo de fazeres aquilo que gostavas?
Sebastien- Desde que sou sénior que encaro o futebol como uma profissão, pois somos pagos para tal o que faz dele um emprego como outro qualquer. Obviamente que quando se faz formação num clube como o União de Montemor e vemos até miúdos mais novos que nós a saírem para clubes que apresentam melhores condições de formação a nível nacional, vamos aos poucos perdendo a esperança de podermos fazer dele uma profissão. Em todo esse meu processo nunca me passaria pela cabeça que pudesse chegar onde estou hoje. Felizmente assim foi…
João Prates- Quando é que o futebol passou a ser visto por ti de uma forma mais seria?
Sebastien- Sempre encarei o futebol mesmo na formação de uma forma séria. Obviamente que quando subimos a seniores a responsabilidade aumenta, pois somos pagos para desempenharmos o nosso papel da melhor forma. É parte integrante da minha metodologia de vida a seriedade e o profissionalismo. Penso que ao estarem presentes estes dois adjectivos o sucesso fica mais perto de ser alcançado.
João Prates- O que sentes pelo facto de já teres representado 3 clubes dos mais importantes no Alentejo e com muita historia no futebol português?
Sebastien- Sinto um orgulho enorme por fazer parte da história de 3 dos mais importantes clubes do Alentejo, sendo inclusive em dois deles nós próprios a escrevermos uma parte da história. No União de Montemor quando fomos Campeões Distritais e a época passada no Juventude de Évora quando subimos à II Divisão Nacional em 1º Lugar, coisa que não acontecia no clube desde 1956.
João Prates- Os estudos ficaram para trás ou continuas a conciliar o futebol com os estudos?
Sebastien- Neste momento consigo conciliar os estudos com o futebol. Os treinos diários ao fim da tarde possibilitam-me isso o que faz com que por agora não haja qualquer problema. Se eventualmente no futuro surgir algo no futebol que me dê a estabilidade que preciso, então não pensarei duas vezes, pois sempre foi este o meu sonho e continuará a ser.
João Prates- Achas importante os jovens que querem fazer carreira no futebol, continuarem a manter a ligação aos estudos?
Sebastien- Sim, acho que é importante sempre que possível manter uma ligação aos estudos. Tenho noção que o futebol não dura para sempre, embora ao mais alto nível não seja possível este tipo de combinação. Por outro lado, também sei que o futebol vive de momentos, e se num determinado momento não aproveitarmos as oportunidades que surgem podemos nunca mais voltar a tê-las, e neste caso poderemos ter de abdicar de certas coisas como por exemplo os estudos, isto se quisermos mesmo fazer carreira no futebol. Além disso, é uma coisa que podemos acabar um dia mais tarde quando o futebol já não for uma prioridade.
João Prates- O Juventude é líder no campeonato, tu o melhor marcador, ambas as situações são para manter até ao fim do campeonato?
Sebastien- Isso seria fantástico, não é impossível porque acredito que nada na vida é impossível, mas é bastante complicado tanto a nível colectivo como a nível individual. Existem equipas muito fortes nesta divisão aliados de grandes talentos individuais, inclusivamente muitos deles já tendo passado por escalões superiores. Estamos cientes das nossas qualidades assim como das nossas fragilidades, sabemos o que somos e sabemos que temos de trabalhar muito para atingir os objectivos a que nos propusemos no inicio da época. Acredito que com muito crer, empenho e força de vontade faremos um grande campeonato.
João Prates- Na tua opinião, como vês a realidade do futebol Alentejano e que alterações se deveriam fazer para o tornar mais forte?
Sebastien- Penso não ser a pessoa mais indicada para falar acerca das alterações a fazer no nosso futebol, embora veja a realidade do futebol Alentejano e não só de uma forma péssima. As perspectivas futuras não são animadoras, os clubes não tem possibilidade de arranjar fontes de financiamento próprias para sustentar a sua actividade, não têm receitas próprias e os apoios são limitados. Tudo isto faz com que o futebol caia cada vez mais, principalmente nas divisões amadoras e semi-profissionais.
João Prates- Em termos de futuro, quais são os teus objectivos?
Sebastien- Tenho consciência que no futebol nada é fácil, ninguém dá nada a ninguém e sei que tenho de trabalhar muito para conseguir atingir os meus objectivos. Estou ciente de que poderei não conseguir, pois o futebol funciona mesmo assim, o que faz com que seja uma hipótese válida a considerar. Objectivos esses que passam por jogar no principal escalão do futebol português. Todos temos os nossos sonhos e ambições exigindo a nós próprios sempre mais, mas até lá é este o meu principal objectivo.
João Prates- Algumas palavras que queiras deixar aos leitores deste blogue?
Sebastien- Aproveito antes disso para agradecer ao João Prates por me ter convidado para a entrevista. É um enorme prazer para mim saber que há pessoas que dão valor ao nosso trabalho. Aos leitores, espero que continuem a visitar este blogue como sempre fizeram, pois penso ser um espaço imparcial e muito bem estruturado.

Sem comentários: