Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 19 de outubro de 2010

O QUE FAZ UM VENCEDOR? A VONTADE DE SE PREPARAR PARA VENCER OU VONTADE DE VENCER?

Todos nós na nossa vida sonhamos atingir determinados objectivos, ser os melhores nas nossas profissões, contudo muitas vezes não o conseguimos atingir.
Levando o tema para a profissão que conheço melhor, o futebol, ele está cheio de vencedores, de jogadores que construíram grandes carreiras e para esses não chegou só a vontade de vencer para conseguir chegar lá, existiu a vontade de se preparar para vencer, para atingir os objectivos, enquanto outros com igual qualidade ficaram pelo caminho porque apenas se ficaram pela vontade de vencer, e essa vontade todos temos, já a vontade e disponibilidade de se preparar para vencer só alguns a tem.
Vítor Baía, Eusébio, Jorge Costa, falo destes que atingiram o sucesso, foram verdadeiros vencedores, pessoas que admiro e que me motivam, alem da qualidade, tiveram vários infortúnios na sua vida desportiva com graves lesões, lesões que com outra atitude os teria levado a fazer carreiras completamente diferentes, de certeza que sentiram momentos de desanimo, com duvidas a sua volta, mas certamente nunca desistiram daquilo que queriam atingir, de ter a sua estratégias para o alcançar, porque para vencermos um jogo é preciso estratégia, a vontade só por si só não chega!
No desporto e na vida é natural que existam avanços e recuos em qualquer percurso de sucesso, mas a forma como os enfrentamos é determinante para alcançar o nosso destino final, pequenas mudanças de atitudes podem criar grandes resultados, ir atrás de uma bola que a partida parece estar perdida pode resultar em golo, pararmos de nos desculpar porque não conseguimos algo mas sim agir para os conseguir, não interessa estar a desculpar-me se perdi o jogo por causa do arbitro, se deixei de lutar por uma bola porque pensei que ia sair, é preciso agir!
Os grandes jogadores estão sempre numa zona de conforto, mas a diferença é que querem entrar em zonas de conquistas, de continuar a vencer, o Barcelona, José Mourinho, são exemplos, habituados a vencer, mas continuam a querer conquistar, não estão contentes com aquilo que já conseguiram atingir e num mundo que cada vez está mais competitivo só aqueles que se preparam para vencer conseguirão atingir os seus objectivos, os restantes continuarão apenas com a vontade de vencer.

«A vontade de vencer é importante. Mas a vontade de se preparar é fundamental»

2 comentários:

nando disse...

Bom texto.
Pegando na última frase "...a vontade de se preparar é fundamental"
Acho que os atletas devem ter sempre uma mentalidade ganhadora, assim como os seus técnicos e diregentes que os rodeiam.
Hoje em dia um atleta não pode só preocupar-se com a sua performance fisica e em estar bem nos treinos, porque isso não vai chegar com a competividade que existe na equipa. O atleta tem que ter um comportamento saudável mesmo quando não está em competição, não basta correr muito nos treinos para convencer o treinador.
Por exemplo um atleta deve ser responsável pelo seu próprio padrão de alimentação que, melhor contribua para o seu sucesso.
Um atleta com ambição, que gosta de trabalhar, e ser sempre o melhor, não pode esquecer que uma boa nutrição desportiva fará a diferença nos verdadeiros campões.

Anónimo disse...

Texto que diz muito da forma como encaras o futebol! os resultados não parecem do céu e tu sabes disso!
Abraço

Miguel Dias