Seja bem vindo ao meu espaço :)




sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ENTREVISTA A FAUSTO, MAIS UM EMIGRANTE


Fausto é mais um português que está no estrangeiro a procura de se afirmar no futebol, fez a sua formação no FC Porto e Académica, formação onde foi 35 vezes internacional, passou depois pelo Tourizense e Anadia e seguiu então para campeonatos estrangeiros, Bulgária, Chipre e actualmente Suíça.


João Prates-Como é a vida de emigrante no futebol?
Fausto- Como tudo na vida tem os seus prós e contras. O facto de estarmos em contacto com outras pessoas, outras culturas, idiomas diferentes é sempre enriquecedor. Por vezes poderemos ser olhados com desconfiança no balneário devido ao facto de sermos estrangeiros mas na suíça tal não se verificou.
João Prates- Estives-te em 3 países diferentes, quais foram as principais dificuldades que sentis-te?
Fausto- Na Bulgária foi um pouco complicado. Fui operado antes do inicio de época, na pré-época não fiz uma recuperação adequada e creio que isso afectou o meu rendimento nessa mesma época. Depois pratica-se um futebol mais físico com muito contacto, o clima, a língua e a gastronomia também dificultaram sobremaneira a minha adaptação. Quanto ao Chipre foi uma experiência agradável, senti-me bem, deram-me confiança, demonstraram que era parte importante do projecto do clube e fizeram com que voltasse a sentir alegria em fazer aquilo que mais gosto. Fiz golos, grandes jogos e acabei por ser recompensado no fim de época, recebendo convites da 2ª e 1ª ligas do Chipre. Em relação à Suíça, até agora está a ser agradável, bom país, boa cidade, boa hospitalidade, boas condições de treino, boas condições económicas e um campeonato competitivo e com alguma visibilidade.
João Prates- Ao nível do campeonato, como defines o futebol que ai é praticado com o futebol em Portugal?
Fausto- É idêntico, se bem que considere que em Portugal há mais qualidade, sou sincero. Mas repare que temos, por exemplo, o Basileia e o Young Boys a fazer uma excelente campanha na Europa este ano. A grande diferença é estrutural pois o campeonato realiza-se em quatro voltas e não duas conduzindo isto a um conhecimento profundo entre as equipas.
João Prates- Ao nível de metodologias de treino encontras diferenças?Quais?
Fausto- Nas metodologias de treino encontro poucas diferenças, acredito que aqui sejam um pouco mais físicos. Acabamos por ter treinos específicos para cada posição e condição física do jogador o que trás muitas vantagens porque se melhora bastante as características menos boas.
João Prates- Como é neste momento o teu microciclo?
Fausto- Bem, os dias de folga vão variando consoante os dias dos jogos. Depois temos obviamente o treino de de recuperação, no segundo dia após o jogo, vem de seguida os dois dias mais complicados da semana com bidiários e a partir daí baixa o ritmo até o dia de jogo!treinamos quase sempre de manha.
João Prates- Como é visto o jogador português no estrangeiro?
Fausto- O jogador português sem duvida que é bem visto, não só na Suíça , bem como em todo o mundo, pelos vários jogadores de referência que brilham nos melhores clubes mundiais.
João Prates- Em termos financeiros compensa jogar fora de Portugal?
Fausto- Sem duvida alguma. Aqui na Suíça, por exemplo, qualquer clube que tenha ordenados em atraso é multado ou até suspenso pela Federação local, não facilitam nesse aspecto, assim só temos que nos preocupar em jogar futebol.
João Prates- Está nos teus horizontes um dia regressar ou preferes continuar no estrangeiro?
Fausto- Estou bem onde estou, bom país, bom clube, boas condições, numa primeira liga, perto de Portugal…tudo o que um jogador deseja. Agora não fecho a porta a um projecto aliciante noutro país, mas como devem compreender o regresso ao meu país na 1ª liga é o meu objectivo.
João Prates- Em termos de futuro, quais são os objectivos que pretendes atingir?
Fausto- Tenho o objectivo de jogar na 1ª liga portuguesa, não escondo, e penso que o vou conseguir. Gostaria de regressar à selecção, é um orgulho enorme defender o nosso país, ouvir o hino, jogar com aquela camisola…não me podem apontar nada no meu trajecto nas selecções jovens, sempre o fiz com a maior dignidade, respeito e dedicação.
João Prates- Algumas palavras que queiras deixar aos leitores deste blogue?
Fausto- continuem a visitar este blogue pois assim terão a oportunidade de acompanhar os jogadores portugueses que jogam fora do país.Por ultimo, agradecer ainda ao caro João Prates por se lembrar de mim e dar os parabéns pelo blogue.
Cumprimentos Fausto Lourenço

Sem comentários: