O treino é um processo de ensino/aprendizagem tendo por orientador um modelo de jogo do qual existe sempre a interacção entre o treinador-exercício-jogador e para que existe uma maior probabilidade de sucesso é importante existir um bom feedback entre todos.
Contudo, quantas vezes nós não dizemos ou pensamos, este atleta não está a perceber nada do que pedimos, ou quantas vezes o atleta não pensa ou nem sequer esta concentrado no que está a ser pedido?
Existe atletas com maiores dificuldades cognitivas e para que o treino tenha o rendimento desejado é necessário que os atletas entendam os objectivos e as finalidades do exercício de modo a manterem um elevado nível de concentração e execução do mesmo, sendo aqui importante o feedback dado pelo treinador.
Esse feedback dado pelo treinador pode ser dado através de três fontes diferentes, a motivação, o reforço e a informação.
É importante quando explicamos o exercício e o que pretendemos respeitar os níveis de conhecimento do atleta e da própria equipa porque o jogador irá passar por algumas fases, a fase cognitiva em que o jogador passa a entender o que é pretendido no exercício, a fase associativa em que o atleta utiliza níveis elevados de concentração para a execução do exercício e começa a criar ideias de como o executar e finalmente a fase autónoma em que o atleta já consegue ver o exercício como um todo entendo e executando os princípios e objectivos, criando soluções de forma criativa para superar as dificuldades.
Como dizia o outro...
« Eu expilico e você só compilica» :)
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Contudo, quantas vezes nós não dizemos ou pensamos, este atleta não está a perceber nada do que pedimos, ou quantas vezes o atleta não pensa ou nem sequer esta concentrado no que está a ser pedido?
Existe atletas com maiores dificuldades cognitivas e para que o treino tenha o rendimento desejado é necessário que os atletas entendam os objectivos e as finalidades do exercício de modo a manterem um elevado nível de concentração e execução do mesmo, sendo aqui importante o feedback dado pelo treinador.
Esse feedback dado pelo treinador pode ser dado através de três fontes diferentes, a motivação, o reforço e a informação.
É importante quando explicamos o exercício e o que pretendemos respeitar os níveis de conhecimento do atleta e da própria equipa porque o jogador irá passar por algumas fases, a fase cognitiva em que o jogador passa a entender o que é pretendido no exercício, a fase associativa em que o atleta utiliza níveis elevados de concentração para a execução do exercício e começa a criar ideias de como o executar e finalmente a fase autónoma em que o atleta já consegue ver o exercício como um todo entendo e executando os princípios e objectivos, criando soluções de forma criativa para superar as dificuldades.
Como dizia o outro...
« Eu expilico e você só compilica» :)
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