Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 9 de novembro de 2010

TREINADOR, DO CÉU AO INFERNO


Adicionar imagemA vida de um treinador de futebol sempre será assim, o céu quando ganha, o inferno quando perde!
Jorge Jesus foi manchete pela negativa ontem e hoje em todos os jornais pela negativa, que sente um homem neste momento só?
Não o podemos sentir, mas podemos imaginar, nestes dias o mundo desabou, ele olha a sua volta e só vê desconfiança, piadas, os críticos atacam, o passado foi esquecido, é esta a vida de um treinador e neste momento é fácil «mata-lo» mas quem escolhe esta profissão rapidamente reagirá!
O primeiro momento deverá ser de reflexão, analisar o seu trabalho e ver onde se errou e reconhecer que errou se for o caso, de seguida ver e rever o jogo, o treinador é sempre o principal culpado da derrota mas no recanto do balneário terá que repartir sempre as responsabilidades com os jogadores, será que estes fizeram o que lhe foi pedido?
Depois será o regresso ao trabalho, ter exercícios lúdicos no inicio do treino que não fujam ao modelo de jogo é essencial visto criar boa disposição e vontade de trabalhar, é importante voltar a ser positivo, a derrota já não se pode alterar mas podemos modificar o que ainda existe a ganhar.
Neste momento é importante também olhar para o nosso passado, relembrar o que de positivo fizemos porque a competência não termina na derrota de um jogo mas é sim alicerçada numa carreira construída em anos de trabalho.
O apoio familiar e de amigos próximos é importante mas a sua vontade interior, de dar a volta a situação, de confiar no seu trabalho é importante, isso nunca poderá acontecer ou é o seu fim.
A vida de um treinador é feita em constantes viagens entre o céu e o inferno, é uma profissão exposta a todos, mesmo aqueles que nada percebem de futebol mas tecem criticas, mas quem tem competência acaba sempre por dar a volta.

Sem comentários: