Seja bem vindo ao meu espaço :)




quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ENTREVISTA A SANDRA BASTOS

Sandra Bastos nasceu na Alemanha e enveredou por uma actividade maioritariamente ligada ao homens, a arbitragem!
Tem 10 anos de arbitragem e já esteve 2 vezes em fases finais do campeonato da Europa, 3 vezes em jogos da liga dos campeões, 5 jogos de apuramento para o campeonato do mundo entre outras presenças importantes.





João Prates- Como e quando surgiu a arbitragem na sua vida?
Sandra Bastos- Bem, quando tirei o curso de arbitragem não foi propriamente para ser arbitro mas sim para voltar a estar de certa forma mais perto do futebol, ou seja, fui jogadora no A.D.C lobão, a equipa desistiu e o meu Pai não me deixou continuar a jogar futebol, nessa altura estava na área de Desporto no liceu e surgiu lá uma palestra sobre arbitragem, então pensei para mim uauuu, uma boa oportunidade para voltar ao mundo do futebol, tive que tirar o curso as escondidas dos pais. Quando lhes dei a novidade pensaram "ela ta doida só pode" Surgiu a oportunidade para fazer o 1 jogo como arbitro-assistente e a partir daí surgiu o bichinho esperando sempre ansiosamente pelo próximo jogo...
João Prates- Quando disse que queria ser arbitro, como reagiu a sua família?
Sandra Bastos- Quando tirei o curso pensei então porque não ser arbitro? Se tirei o curso e me empenhei por algum motivo foi... Não reagiu muito bem, toda a família foi contra e tudo fizeram para eu desistir, mas lutei pelo que queria e disse aos meus pais um dia vão orgulhar-se de mim, hoje apoiam-me incondicionalmente :)
João Prates- Qual foi a reacção dos colegas de curso quando viram um elemento do sexo feminino?
Sandra Bastos- Na altura como o curso foi realizado no liceu havia muitas meninas lá, era a turma toda de Desporto inclusive o Professor também tirou o curso mas a única que seguiu na arbitragem fui eu..
João Prates- Quais foram as principais dificuldades com que se deparou?
Sandra Bastos- 1 lugar não queria ser tratada como a coitadinha porque ser mulher, desde cedo comecei a trabalhar para ser bem aceite, nomeadamente por colegas e dirigentes da A.F.A comecei por trabalhar a minha condição física 2x por dia sozinha para mostrar que era capaz de estar a altura de um homem arbitro, depois tudo foi uma questão de lutar por cada objectivo.Na altura era uma novidade haver uma arbitro mulher havia muito poucas, ou seja senti na pele o machismo. Os clubes por vezes dificultavam por ser mulher mas com o tempo fui bem aceite e as pessoas mudaram... As pessoas envolventes no mundo do futebol (dirigentes, jogadores, colegas adeptos) hoje apoiam-me de uma forma fantástica e desde já lhes agradeço.. Hoje posso afirmar que tenho muito orgulho em arbitro e continuarei a trabalhar dia após dia.
João Prates- O que sentiu no primeiro jogo?
Sandra Bastos- Um nervosismo, um nó no estômago, não conseguia respirar e entrei um pouco em pânico, esta sensação só senti quando fiz o meu 1 jogo como arbitra, como assistente tremiam-me as pernas..
João Prates- Os jogadores sentem mais respeito por ser uma mulher a arbitrar ou são iguais? tem cuidado com o uso de palavrões?
Sandra Bastos- Com o tempo foi havendo mais respeito e hoje posso dizer que sinto que nos respeitam mais do que um colega arbitro.
João Prates- Existiu alguma situação engraçada nalgum jogo que nos queira contar?
Sandra Bastos- Tirando algumas situações que considero normal por ser Mulher , tive um miúdo que no final do jogo pediu-me para assinar as luvas dele e para tirar uma foto...
João Prates- Tem alguma referencia na arbitragem que lhe sirva de exemplo?
Sandra Bastos- Não tenho como exemplo mas agrada-me ver arbitrar nomeadamente Jorge Sousa, Olegário Benquerença e Pedro Proença.
João Prates- Em termos de futuro, quais são os seus objectivos?
Sandra Bastos- Estar presente num campeonato do mundo, nos jogos Olímpicos, vir a ser arbitra de Elite, quero dar esse orgulho aos portugueses, á nossa arbitragem ,ao nosso Futebol.
João Prates- Algumas palavras que queira deixar aos leitores deste blogue?
Sandra Bastos- Lutem sempre pelos vossos objectivos com garra ,dedicação, espírito de sacrifício e de uma forma séria,sejam persistentes.. Os resultados não aparecem de um dia para o outro leva o seu tempo... Amem o que fazem tenham paixão...E façam o favor de serem felizes e sorriam.

3 comentários:

Desporto e Cultura Montemor disse...

Gostei muito desta entrevista, desconhecia esta senhora.
Parabéns pelo sucesso já alcançado e que tenha ainda mais exitos na sua carreira.

COCACOLAARROTAAHH disse...

Sintético Justino dos Santos, Odemira

15h00

Odemirense 0 vs 3 Estrela Futebol Clube de Vendas Novas

...................................................

Razoável presença de público nas bancadas.

Tempo propício à prática de Futebol.

...................................................

Árbitro : Miguel Jacob
Assitentes :Luis R. e Iván Ro.

A.F. Setúbal

..................................................

Estrela : Bonifácio, L. Portela, F. Neves, R. Ramos, Sibide, Marco Fadista, M. Pimrnta, B. Mendes, Zé Tó, Jair e Serginho.

Suplentes : D. Freire, C. Xarez, Cissé, Magalhães, Luis Carlos, J. Fadista, Fábio.

Não-Convocados : Raúl, S. Canas, Carrasco e Mauro.

.................................................

1ª Parte

Jogo equilibrado nos 1ºs minutos.

Sem oportunidades, nem nada a destacar.

16m - lance de dúvida na área do Odemirense, onde o jogador do respectivo clube, toca a bola com a mão, mas aceita-se a decisão do árbitro.

17m - Estrela começa a estar por cima ña partida.

20m - GGOOLLOO ! Ricardo Ramos, após lançamento lateral de F. Neves, o defesa-central do Estrela, encosta para as redes da baliza.

A seguir ao golo, grande defesa de Bonifácio.

38m - Bruno Mendes, remata ao poste da baliza do Odmeira. Esteve perto o 2º.

Oportunidades somam-se para a turma verde e branca, e já peca por escasso o resultado.

................................................

Intervalo

Resultado justo. Justo no sentido do vencedor, pois nos números, talvez o Estrela merecesse mais 1 ou 2 golos.

.................................................

2ª parte

Equipas regressam com os mesmos onzes.

Grande defesa de Rosalino, não quis ficar atrás de Bonifácio, e parou fantasticmanete, o também óptimo remate de B. Mendes. Esteve novamente perto o 2º, do Estrela.

Odemira tenta chegar ao golo, mas não consegue. Estrela está muito bem posicionado em cmapo, e joga bem "sem bola", e é também perigoso no contra-ataque.

Outra grande defesa do GR da casa, Rosalino, a um potente remate de Jair.

Quase o 4º, João Fadista, isolado...não consegue marcar a Rosalino.

5 minutos de compensação.

.................................................

Fim

Resultado justissimo, peca por escasso os números.

No geral, talvez, apenas 15 minutos de domínio do Odemirense.

Grande exibição dos homens da "capital da Bifana".

................................................

Para a semana, SÁBADO, tudo a apoiar o Estrela, em casa, frente ao complicado Moura. Tragam amigos e familia, e encham o Municipal de Vendas Novas, SÁBADO, dia 22...Em vésperas de Eleições.

* Força Estrela *

COCACOLAARROTAAHH disse...

Serginho e Miguel Pimenta, fizeram os outros golos do Estrela q eu não referi...ambos de grandes jogadas do colectivo Vendasnovense...

Marco Fadista levou amarelo...

E entraram no jogo Fábio, Magalhães e João Fadista e saíram Bruno M., Zé Tó e Serginho.

* Força Estrela *