Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PORQUE FALHAM OS SUCESSORES DE MOURINHO?


José Mourinho foi ontem considerado o melhor do mundo, e o seu legado nunca é fácil para quem o substitui, e o que tem acontecido sempre é o despedimento rápido dos seus sucessores, que razões para isso acontecer?
Sem duvidas que serão muitas, algumas mais fortes que outras, na minha opinião e talvez a principal é a relação que Mourinho estabelece com os jogadores, uma relação forte de amizade e profissionalismo em que cada um sabe o seu papel e a maioria dos treinadores não consegue manter uma relação assim com os jogadores.
Outra razão é sem duvida o querer mudar rapidamente tudo o que tenha sido feito por Mourinho e com êxito, os treinadores querem rapidamente colocar a sua marca no trabalho e muitas vezes mudam o que está bem feito esquecendo que esse não é o melhor caminho e os jogadores criaram rotinas e hábitos que são difíceis de mudar de um momento para o outro, um exemplo claro disso foi as profundas alterações que Benitez tentou fazer no Inter e criticando publicamente Mourinho pelo pouco trabalho de ginásio feito por Mourinho, será que os jogadores gostaram? penso que não...Mourinho deu-lhe tudo e mudar radicalmente o que foi bem feito tem os seus custos ainda mais quando se vence.
Outro dos aspectos importantes é a forma como Mourinho retira toda a pressão dos jogadores assumindo ele o protagonismo, que penso ser feito de forma calculada de maneira a que os jogadores apenas se preocupem com o seu trabalho e a nunca se desculpa com uma exibição menos feliz de um seu jogador protegendo-os sempre nestes casos.
Para Mourinho quando vence, todos vencem, quando perde, a derrota é só dele!

Sem comentários: