Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 25 de janeiro de 2011

PRESSÃO, EM QUE ZONA DO CAMPO FAZER?


Este é sempre um tema que faz o treinador pensar, fazer pressão alta, media ou baixa, muitas vezes até pela pressão que os adeptos fazem de ver a sua equipa a pressionar alto e não mais na expectativa, que segundo eles é ver o que dá mas que sabemos não ser assim!
Depois existe a ideia que pressionar alto é pressionar bem e que estamos mais perto da baliza aquando da recuperação da bola mas...será assim?
Na minha opinião a estratégia terá de ser definida pelas características dos jogadores e pelo contexto do jogo.
Jogar num bloco alto poderá ser um risco demasiado elevado para determinada características de jogadores, sejam elas físicas ou tácticas.
O importante é fazer com que o jogador se sinta confortável da forma como joga beneficiando assim a equipa no seu todo.
O futebol é defesa e ataque, ou seja sem bola, ou com bola, e deve existir uma estratégia construída com as características dos jogadores de modo a responder a cada situação em que se possa tirar o máximo rendimento de quando se tem bola e de quando não se tem.
Definir as zonas do campo onde se faz essa pressão, tem sempre a ver com a importância que damos aos diversos espaços de um campo de futebol e que julgamos mais benéficos para as características dos nossos jogadores.


"Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém." (Alvin Toffler)

1 comentário:

COCACOLAARROTAAHH disse...

João, acho que devia, falar um pouco sobre o seu próximo jogo, sobretudo referente a isto, que aqui posto, em baixo...Sobre as condições para albergar todos os adeptos, se quiser divulgue o que eu escrevi aqui em baixo (fora as frases, em que puxo pelo meu Estrela), ou faça o João um pequeno texto de sua autoria, já que o João está "dentro do mundo" do jogo em questão, e pode saber mais laguma informações...Como por exemplo estas que aqui escrevo, e talvez preços de bilhetes, e algo mais, que possa achar importante...Penso que devia escrever, mas faça o que entender...

Abraço, João... Até Domingo !

...............................

Para a semana, um clássico do Distrital de Évora. . . Montemor vs Estrela, onde se espera muito apoio dos adeptos do Estrela, em Montemor. . .

Informações :

Para o derby entre o União de Montemor e o Estrela, que se irá realizar no próximo domingo, dia 30 pelas 15h00 em Montemor-o-Novo, todos os sócios e simpatizantes do Estrela (que esperamos serem muitos para apoiar o nosso Estrela) deverão assistir ao jogo na bancada coberta do lado da Estrada Nacional 4, onde estão igualmente situadas as bilheteiras para essa bancada, estando a outra bancada reservada aos sócios e simpatizantes (Claque) do clube da casa.

Convido a massa associativa do Estrela, os seus simpatizantes os Vendasnovenses, e alguns meros curiosos para apoiarem a nossa equipa do Estrela FCVN no próximo Domingo dia 30/01/2011 pelas 15h00 no esperado entre o União e o Estrela. Esperamos uma boa assistência para uma boa tarde de futebol. Esperamos de todos os intervenientes, jogadores e adeptos de ambas as equipas um comportamento exemplar tanto do ponto de vista cívico, desportivo e disciplinar para que tudo corra pelo melhor é o que todos desejamos.
Devido as condições logísticas para albergar todos os adeptos que se desloquem ao Estádio do Montemor, o 1º de Maio, está reservada a bancada com entrada lado da escola secundária para os Sócios, simpatizantes e Claque do Grupo União Sport, e a bancada (lado da Av. Gago Coutinho) para os Sócios e adeptos do grande Estrela FC VN.
Espera-se a compreensão de todos e uma boa partida de futebol.

Força Estrela !