Seja bem vindo ao meu espaço :)




quinta-feira, 17 de março de 2011

ENTREVISTA A JOÃO PEIXE


Todos se recordam de João Peixe, foi um dos mais promissores avançados do futebol português, foi 39 vezes internacional até aos Sub.20, foi campeão da Europa, de "Sub/18", em 1994, em Espanha onde teve como companheiros de equipa Quim, Beto, Nuno Gomes e Dani entre outros. Iniciou-se nos Nazarenos, passando depois pelo Benfica, Est.Amadora, Alverca, Académica entre outros, apenas por uma vez emigrou, para a Grécia, actualmente ainda joga, em Perafita.


João Prates- Olhando para o teu passado e qualidade não sentes que a tua carreira poderia ter sido diferente para melhor?
João Peixe- Sim, é verdade que podia ter chegado mais longe, por tudo o que demonstrei até aos 20 anos, em que ganhei tudo o que havia para ganhar, quer colectivamente quer individualmente, ainda assim tenho orgulho na carreira que consegui construir.
João Prates- O que achas que falhou?
João Peixe- Tudo começou quando tive o azar de me lesionar antes da partida para o Mundial Sub 20 no Catar, meti-me numa guerra entre Departamentos Médicos, da F.P.F. e do Estrela da Amadora, seguido de algumas más decisões : não querer ficar no Estrela da Amadora, ter mudado de Agente F.I.F.A. e criticando um Dirigente do Benfica, por não me deixar ir para Inglaterra. A partir daqui tentei mudar o rumo dos acontecimentos nos anos seguintes fazendo 3 grandes épocas em que fiz muitos golos D.Beja (16), S.Covilhã (16) Sanjoanense (17), mas vi todos os caminhos da ribalta a serem tapados...apesar de ter apenas 23 anos...
João Prates- Como foi ser campeão da Europa sub.18 ?
João Peixe- Foi uma sensação única, indescritível, foi como chegar ao Céu , até me arrepio só de me lembrar...
João Prates- Neste momento és talvez o jogador que mais trocou de clube em Portugal, 22 se não estiver enganado, porque é que isso aconteceu?
João Peixe- O Perafita é o meu 25º clube, as mudanças foram acontecendo de forma natural, foram vários os motivos: ora porque fui para clubes melhores de divisões superiores depois de ter feito boas épocas, porque não estava a ser muito utilizado, por ordenados em atraso, porque me lesionei passado uma semana de começar a pré-época e me dispensaram dizendo que já vinha lesionado, enfim foram vários os motivos. Mas posso dizer que saí sempre a ganhar, desportivamente ou financeiramente. Em todos os clubes saí sempre pela porta grande, de forma honesta, cardeal e educada.
João Prates- Achas que o futebol é um mundo onde existe muitas tentações, especialmente para os jovens?
João Peixe- As tentações só aparecem quando se atinge um nível elevado, em que se começa a ser muito solicitado e aí é necessário equilíbrio emocional, onde a família tem um papel importantíssimo.De resto o Futebol é o Desporto rei e quem tem a sorte de ter jeito para ele, deve aproveitar porque é a profissão que quase todos os jovens sonham ter.
João Prates- Que conselhos lhes darias para os alertar que o futebol não é um mundo cor de rosa como pintam?
João Peixe- Para nunca perderem a humildade, treinarem todos os dias nos limites , e nunca pensarem que já sabem tudo, eu tenho 35 anos e ainda aprendo todos os dias. Devem acautelar o futuro , estudando ou tendo formação noutras áreas, para se sentirem preparados para o caso, de não se conseguirem impor no Mundo do Futebol.
João Prates- Quais os momentos que tives-te na tua carreira que mais te marcaram?
João Peixe- As conquistas de : 2 Campeonatos Nacionais de Juvenis , 1 Europeu de Juniores , 5 Torneios Nacionais e 5 Internacionais , 6 subidas de divisão e os prémios individuais , 10 Troféus de melhor marcador e 1 de melhor jogador , que ganhei ao longo de toda a minha carreira.
João Prates- Em termos futuros quais são os teus objectivos?
João Peixe- Desde á 4 anos para cá, tenho vindo a preparar-me , para que quando deixar de jogar ,tenha em que me agarrar no futuro. Tirei os cursos de Massagista e Técnico de Fisioterapia, assim como o curso de nível l e ll de Treinador . Estou a colaborar também com o Agente F.I.F.A Paulo Rodrigues da SuperStadium.Conforme o rumo dos acontecimentos , o meu futuro passará por estes "projectos", decidindo depois qual a actividade a que me dedicarei a100%, decisão essa que será tomada consoante as perspectivas que cada uma dessas actividades me venham a proporcionar.
João Prates- Algumas palavras que queiras deixar aos leitores deste blogue?
João Peixe- Desejo felicidades a todos e incentivo-os a interagirem neste blogue com espírito desportivo e construtivo.Abraço

Sem comentários: