Seja bem vindo ao meu espaço :)




quarta-feira, 13 de abril de 2011

O CONTROLO EMOCIONAL NO FUTEBOL, CONTINUAÇÃO...


No seguimento do texto da anterior Terça-Feira sobre a inteligência ou controlo emocional, é importante ele perceber cinco aspectos.
O primeiro passo para para o controlo emocional é o atleta conhecer os seus sentimentos, as pessoas que se conhecem sentem-se mais a vontade para tomar decisões.
O segundo passo é conhecer as próprias emoções, é importante o atleta saber lidar com elas, o controlo emocional torna fundamental um controle da irritabilidade, da ansiedade, bem como aceitar os problemas ou simplesmente sentimentos negativos.
Outro aspecto é o facto do atleta possuir capacidade para se auto motivar, o atleta mais bem sucedido é aquele que consegue utilizar as suas emoções para se aproximar da meta pois é a partir desse controlo emocional e de manter a motivação que um atleta consegue reprimir a impulsividade e manter o objectivo como directriz principal da sua carreira.
Mais um factor é o reconhecer as emoções dos outros ( empatia) sendo a aptidão pessoal mais importante para qualquer relacionamento pois a empatia gera altruísmo e faz com que cada atleta esteja mais susceptível aos problemas de outros colegas podendo assim manipular as emoções de forma positiva.
Por fim o ultimo aspecto, é saber admitir as diferenças dos outros e aprender a conviver com essas diferenças pois a interacção entre atletas psicologicamente diferentes sem que exista uma agressão psicológica entres eles é um desafio que só pode ser alcançado a partir de um comportamento que possibilite desabafar e ouvir sempre que seja necessário.

« A mente é um fogo a ser aceso, não um vaso a preencher»

Sem comentários: