Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 10 de maio de 2011

A FADIGA MENTAL NO FUTEBOL


Muitas vezes fala-se em fadiga física mas será ela a mais importante?
Na minha opinião não, a fadiga mental é a mais perigosa para um atleta, é ela que lhe retira o prazer de jogar, a capacidade de concentração, a sentir insegurança, começa a irritar-se com facilidade entre outros factores.
Quantas vezes não ouvimos já que determinada equipa está cansada e vemos isso sempre pelo lado físico mas o verdadeiro cansaço está noutro lado, no mental ( sistema nervoso central) e se repararmos com atenção uma equipa cansada fisicamente continua a correr muito, mas mal enquanto uma equipa cansada mentalmente é uma equipa incapaz de...pensar e se a nível físico o jogador sabe proteger-se dentro de campo já a mental é mais difícil, está dentro da sua cabeça.
A fadiga mental pode-se observar quando os jogadores continuam a correr mas não conseguem dosear o esforço, sem concentração para decidir melhor cada jogada e as vezes de forma em que a opção até era bastante fácil mas o jogador já não tem discernimento para a executar.
A fadiga mental acontece porque o sistema nervoso central começa a trabalhar muito antes do jogo atingido o limite durante o jogo mas continuando após o jogo e se o resultado for negativo ainda mais prejudicial se torna.
O lado físico é sempre mais fácil de recuperar que o lado mental e para isso é preciso incluir no planeamento sempre a recuperação, concentração e treino.

«Não há força mais poderosa no mundo do que uma ideia incendiada pela fé»

Sem comentários: