Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 3 de maio de 2011

MOMENTO DE REFLEXÂO


Com a temporada quase a terminar e com os dias, meses e quem sabe, anos difíceis que virão pela frente, pergunto que futuro para o futebol no Alentejo?
Sem duvidas muito difíceis onde mudanças estruturais, mas sobretudo mentalidades terão que mudar para o futebol Alentejano continuar com alguma competitividade.
Aqui é importante a união de todos, dirigentes, treinadores, jogadores e adeptos.
O primeiro passo é reconhecer as nossas fraquezas, ver realmente quais são as nossas possibilidades reais, e a partir dai dar passos seguros de modo a construir um futuro que possa ser risonho.
Basta olhar para o presente, quantas direcções estão completas nos clubes? Quase nenhumas...e porquê? porque dá imenso trabalho, de grande exigência e acima de tudo, as pessoas que as compõem são obrigadas a tomar decisões que sendo boas ou más tem um rosto.
Quem está de fora critica essas decisões, critica treinadores, critica jogadores, critica toda a gente, mas talvez um dia não tenha ninguém a quem criticar, porque quem está a frente cansa-se e abandona e depois não aparece ninguém para comandar, porque é mais facil criticar que chegar á frente e fazer trabalho.
Olhando o presente temos duas equipas alentejanas na segunda divisão, todos sabemos as dificuldades com que se mantiveram, fazendo desta manutenção quase um titulo!
E as dificuldades financeiras que todos os clubes passam? quase todos suportados pelas autarquias que também devido á crise são obrigadas a cortar os subsídios aos clubes e que vivendo na zona que vivemos, mais difícil se torna gerir o clube.
E as vezes gere-se com a emoção própria de um adepto que quer é ver bons jogadores no seu clube, quer subir de divisão, quer...quer...exige... mas se na nossa própria casa não temos o que desejamos, porque é que obrigatoriamente terá que ser assim nos clubes de quem somos adeptos?
O clube tem que ser gerido com a razão, com os pés assentes na realidade porque com pouco também é possível fazer bons trabalhos embora sem possibilidades de atingir títulos.
Vão ser tempos difíceis para os clubes Alentejanos, se calhar alguns correrão o risco de vir por ai abaixo como aconteceu a outros mas cruzar os braços não é a melhor solução, é preciso ir a luta, dar passos certos e seguros e sempre guiados pela razão e terão neste envolvimento muita importância os dirigentes, adeptos, treinadores, jogadores, Federação e Associação e uma aposta feita com qualidade na formação.

« é quando não existe nada a perder que a humildade assenta para construir algo de novo»

2 comentários:

Moralinda disse...

Caro João, concordo, de uma forma mais ou menos generalizada, com a sua analise. Tanto mais que o Sr. é um conhecedor do futebol da nossa região, ao contrário da minha pessoa,que como adepto de uma equipa, estou muito mais virado para a paixão, do que para a razão. Não que a razão não me preocupe, mas é de facto a paixão que me move, embora me esforce para nunca me afastar muito da razão.
Já várias vezes fiz eco da minha admiração pelos Dirigentes amadores, e da sua importância para o desporto popular.
Parece-me no entanto, que talvez por começarem a atingir um certo estado de saturação, estão a afastar-se dos adeptos, não tendo paciência, nem tempo para ouvir as suas preocupações, e muito menos dar-lhes explicações.
Isto acontece nos Clubes, e também nas Associações.
Veja-se o caso do quadro competitivo da AFE, para a próxima época. Alguém sabe como é?. E se sabe, porque não chega a informação aos adeptos? E se não sabe, como podem os Clubes traçar objectivos, se não sabem com o que contam?.
Acho que o dirigismo precisa rapidamente de gente nova. Os mais antigos começam não só a estar saturados, mas também desmotivados, ou pior ainda: Acomodados.

Abraço.

Joao Prates, disse...

Boas Caro Moralinda,
Este tema teve como intenção um pequeno alerta devido as dificuldades que se avizinham para todos os clubes mas especialmente para nós que estamos no interior e essas dificuldades são acrescidas.
Concordo que é preciso mudanças e sobretudo ao nível de mentalidades e neste caminho difícil que nos espera é importante união entre adeptos, clubes, dirigentes e associações para conseguirmos que a maioria dos clubes mantenham as portas abertas porque caso contrário muitos encerrarão portas!
abraço