Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 2 de agosto de 2011

CRIAR ESPÍRITO DE GRUPO

Basta abrirmos um jornal ou ouvir as entrevistas dos treinadores para ver o realce que dão ao «espírito de grupo» ou importância de ter um «bom balneário» como costumam dizer.
A verdade é que para atingir os objectivos delineados no inicio de cada época desportiva é importante fomentar a coesão de grupo.
A coesão de uma equipa caracteriza-se num processo dinâmico onde o grupo se une para atingir as suas metas, metas essas que dificilmente serão atingidas se não existir essa coesão interna.
Por isso é importante fechar o balneário a todo o tipo de ruído exterior que rodeia sempre uma equipa de futebol que motiva os mais diversos interesses.
A coesão significa o mecanismo que une as acções dos membros da equipa e que todos juntos coordenam os seus esforços para atingir o sucesso.
Mais que a individualidade, as equipas necessitam do respeito de uns pelos outros, saber reconhecer as suas tarefas, a sua importância dentro do plantel, pois um jogador mesmo não jogando se estiver inserido nessa coesão tem a mesma importância que aquele que joga mais.
Respeitar as regras de convívio, as hierarquias e a liderança são também factores importantes e como costumo dizer, não é importante que todos andem aos beijinhos, porque não será isso que nos faz mais forte, o importante é o atleta compreender que a participação de cada um é fundamental para alcançar o sucesso em termos colectivos,
Aqui, já depende da motivação de cada um, que poderá ser intrínseca ou extrínseca e olhar para o seu umbigo ou para os interesses da equipa.
Conjugar tudo isto em 23 cabeças nem sempre é fácil, cabe ao treinador consegui-lo!

2 comentários:

F.M. disse...

Amigo João Prates, há muito tempo nas mesmas "lides", tenho ouvido falar muito de si (geralmente bem), mas, para além de não o conhecer pessoalmente, para além do acompanhamento geral dos jogos e resultados, nada mais conhecia do meu amigo.
Hoje, navegando na Net, com mais incidência no Desporto do Distrito de Évora, tive a grata satisfação de me deparar com este seu espaço e, de momento, só tenho estas palavras:

A TODOS OS NÍVEIS, PARABÉNS!

Caso se confirmem algumas situações ainda em suspenso, possivelmente a breve prazo poderei estar mais aí pela "sua" zona e, teria o máximo gosto em o vir a conhecer pessoalmente. Até que essa possibilidade se possa tornar efectiva, permita-me que, com a maior sinceridade lhe enderece desde já, os meus sinceros votos de uma

OPTIMA ÉPOCA DESPORTIVA, EM QUE OS OBJETIVOS ALMEJADOS, SEJAM ALCANÇADOS.

PERMITA-ME:
UM ABRAÇO
Francisco Mestre

Joao Prates, disse...

Caro Francisco Mestre agradeço as suas palavras que num mundo difícil e por vezes falso como é o do futebol são um motivo de orgulho para mim.

Se passar por Montemor terei todo gosto em recebe-lo.

Abraço e disponha sempre.