Seja bem vindo ao meu espaço :)




sexta-feira, 14 de outubro de 2011

HISTÓRICO DOS CLUBES ALENTEJANOS NOS CAMPEONATOS NACIONAIS





Olhando com curiosidade pelos nossos clubes que participaram ou participam ainda nos campeonatos nacionais em representação das cores do nosso Alentejo, fui conhecer um pouco do seu historial nas competições nacionais, sendo a base de pesquisa o site zerozero.
Muitas vezes ouvem-se discussões sobre quem é o melhor clube do Alentejo, o melhor tem a ver com a realidade actual e é subjectivo essa discussão, já quanto a historia, essa nunca poderá ser apagada, e estes são os três clubes com mais currículo nos campeonatos nacionais.

Lusitano de Évora, O Elvas e Campomaiorense foram os únicos clubes alentejanos presentes na primeira liga, Lusitano de Évora por 14 vezes, O Elvas e Campomaiorense com 5

Quanto a presenças em épocas desportivas nos campeonatos nacionais aqui fica o registo e volto a realçar que a fonte foi o ZeroZero e que poderão existir erros.

1º- Lus.Évora 27 Presenças
2º- O Elvas 18
3º- Juv.Évora 16
4º-Des.Beja 12
5º- Campomaiorense 11
6º- Vendas Novas 10
7º- Eléctrico , U.Montemor, Aljustrelense, Est.Portalegre 8
11º- Atl.Reguengos, Castrense, 6
13º- Moura 5
14º- Portalegrense 3
15º- Monte Trigo, Odmirense 2
16º- Redondense, Despertar, Portel, Calipolense, Gavionenses 1

Quanto a equipas que já conseguiram títulos nacionais, elas foram Juv.Évora, Vendas Novas, Eléctrico, O Elvas, Des.Beja, Aljustrelense e Campomaiorense.

2 comentários:

Emanuel Baleizão disse...

Boa noite, Este ranking está totalmente errado porque o zerozero é muito fraco nesse sentido em matéria de classificações na 2º e 3ª divisões nacionais. Há uns tempos atrás tentei descobrir quais os melhores clubes do distrito de Portalegre. E descobri coisas interessantes: O Elvas só jogou 3 épocas em provas distritais exclusivamente. O Portalegrense, o Estrela e o Campomaiorense têm cada um mais de 40 presenças em provas nacionais e o Eléctrico jogou 6 épocas na 2ª divisão nacional(uma delas em 49/50) e 14 na 3ª divisão nacional. As competições do Futebol Nacional sofreram grandes transformações ao longo dos tempos. Há quase 60 anos, jogavam-se as provas distritais e quem fosse campeão jogava nesse ano a 3ª divisão nacional por exemplo, algo que parece que os senhores que mandam no Futebol em Portugal querem voltar a fazer o quanto antes. Até 46/47 jogou-se o Campeonato do Porto, o Campeonato de Lisboa, de Portalegre etc) Numa coisa estamos completamente de acordo: O Elvas, o Lusitano (só jogou 2 anos no distrital) e o Juventude de Évora(nunca jogou provas distritais exclusivamente) são os clubes com maior palmarés, apesar do Campomaiorense se poder intrometer pois jogou 10 anos nas provas profissionais e ter sido o único a ir a uma final da Taça de Portugal. Um abraço e votos de bom trabalho...

Desporto no Alentejo disse...

Amigo João o FCSerpa tb já foi campeao no Nacional da 3ª divisão.Abraço