Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 10 de janeiro de 2012

DECIDIR EM JOGO

No futebol actual, em que cada vez menos existe tempo para pensar o jogo, a capacidade de decisão dentro de campo através de decisões dos jogadores é vital para os objectivos da equipa e para a qualidade do seu futebol.
Na formação, o treino da tomada de decisão é importantíssima para o desenvolvimento cognitivo do atleta e que o tornará mais capaz de no futuro dar as respostas adequadas dentro de campo.
Na pele de adepto, quantas vezes a nós, que estamos cá fora, parece-nos impossível como situações de superioridade numérica ou numa outra situação de fácil resolução acabam por redundar em fracasso pela má decisão tomada.
Lá dentro o jogador tem a pressão de decidir rápido e as habilidades motoras a que os jogadores de futebol recorrem caracterizam-se fundamentalmente pela necessidade de se adaptarem a um contexto que está em permanente modificação, as tarefas e os gestos que executam exigem ao jogador a aplicação de comportamentos tácticos que permitem uma actuação eficaz a cada momento do jogo, alem da componente técnica.
Para resolver as situações de jogo que ocorrem de forma rápida, o jogador deverá se capaz de dominar três momentos, a PERCEPÇÃO, que lhe permitirá destingir o acessório do essencial, a DECISÃO, onde o objectivo passa por solicitar as capacidades cognitivas e escolher a resposta ideal e finalmente a EXECUÇÃO que exige a utilização de habilidades técnicas e físicas para executar a decisão idealizada.
Num futebol cada vez mais rápido, o atleta que conseguir aliar estes factores estará em vantagem sobre os demais.

«Os jogadores com melhores prestações desportivas são aqueles que têm um reconhecimento de padrões de jogo mais rápido e eficaz» Oliveira (2004)

1 comentário:

COCACOLAARROTAAHH disse...

Estrela 2 x 1 Moura

.................................

Árbitro : António Costa (AF Aveiro)

..................................

Estrela : Bonifácio, Portela, Ricardo, Marinheiro, Joshua, Kátio, M. Pimenta, Magalhães, Jair, Valdo e Serginho

Suplentes : D. Freire, Vicente, Bernardo, Tony e Matthew.

Não-Convocados : Ângelo, Bruno, Condesso e L. Conceição.

.......................................

Golos : Todos na 2ª Parte...

1º o Moura, por Nuno (salvo erro), logo depois Serginho iguala, e também não muito depois Joshua S. estabelece a reviravolta.

..................................

Cartões : Amarelo : M. Pimenta

..................................

Substituições : Saíram Valdo, Kátio e Bernardo* / Entraram Bernardo*, Matthew e Tony.

* Sim, Bernardo entrou e saiu depois.

................................

Jogo :

1ª Parte

Um pouco mal jogada, de pouca qualidade.

Moura começou melhor, mas apenas com posse be bola, sem criar muito perigo, mas a partir dos 20m o Estrela começou a controlar e a acercar-se da baliza adversária.

Aceitava-se o 0-0 ao intervalo.

........................................

Na 2ª parte, o Estrerla esteve um pouco melhor, e o Moura tentava a "sorte" nos contra-ataques, sempre pelo possante nº 25.

Numa falha do meio campo defensivo e defesa da casa, o Moura chega à vantagem.

O Estrela lutou, começou a tentar incomodar Telmo e chega à justa reviravolta.

Ainda antes do final, uma breve paragem do jogo, após um periodo curto de chuva intensa.

Ainda antes do final da partida, um jogador do Moura foi expulso, por possivelmente ter agredido Tony na área do Moura, na cobrança de um livre. O árbitro recebeu a indicação do árbitro auxiliar, mas poderia ter marcado penalty, em vez de repetir o livre. Não sei é se a falta ocorreu antes do livre ser batido, portanto talvez o árbitro tenha estado bem nas suas decisões.

O Moura ainda diz que vai protestar, mas penso que sem razão alguma.

Nos finais e habituais agradecimentos dos jogadores ao público e vice-versa, um jogador do Moura pontapeia uma bola na direcção da bancada e também bateram palmas aos adeptos Vendasnovenses, como gozo. Aprendam a ser humildades e a perder.

Agora, é pensar no Caldas e vencer a partida. Regressa o M. Loja, tentar a recuperação do Bruno e Condesso, para talvez os ultimos jogos da epoca e tentar pelo menos fazer mais 15 pontos, para a manutenção.

Vamos a isso Estrela.

* Força Estrela *