Seja bem vindo ao meu espaço :)




quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A importância dos Pais na vida desportiva dos filhos

Nem sempre as atitudes dos Pais perante a actividade desportiva dos filhos é a mais correcta, quer para os próprios filhos, quer na relação com os treinadores.

Isto acontece muita vez porque vivem nos filhos as suas expectativas e por vezes as suas frustrações esquecendo que são os filhos que estão a iniciar a sua vida e acima de tudo procurando ter prazer na actividade desportiva que pratica.

Contudo num período tão importante da vida dos filhos é importante construir uma relação saudável para o seu desenvolvimento.

Foco aqui alguns aspectos fundamentais na construção saudável dessa relação.

Ø Faça com que seu filho se sinta valorizado e reforce a sua auto-estima especialmente quando a sua performance não for boa e/ou quando perder uma competição. Evite criticar os resultados do seu filho.
Ø Permita que o seu filho participe em diferentes modalidades desportivas, até que escolha a que se sente mais motivado a praticar.
Ø Escolha com cuidado a escola e/ou clube em que seu filho vai praticar sua actividade desportiva, certifique-se de que o ambiente e a filosofia do clube contribuirão para um desenvolvimento saudável e integral.
Ø Ajude seu filho a entender as lições valiosas que o desporto pode proporcionar, preparando-o para a vida.
Ø Esteja preparado para ajudar emocionalmente e apoiar seu filho especialmente quando há problemas. Evite usar o castigo e a falta de carinho, afecto e amor como meios para o seu filho se esforçar e jogar melhor.
Ø Procure entender quais os interesses e necessidades da criança no desporto.
Ø Centre-se fundamentalmente na satisfação do seu filho e não exclusivamente no resultado do jogo
Ø Seja amigo do seu filho estimulando-o positivamente, fazendo-o acreditar em si próprio, no seu potencial criativo e de realização, aprecie quando fizer algo bom, quando acertar um movimento, um passe, uma jogada, ajude-o a tornar-se uma pessoa confiante e, dessa forma, vá diminuindo o número de exigências.
Ø Críticas destrutivas prejudicam a auto-estima.
Ø Os pais então precisam compreender que a alegria da vitória e do sucesso por mais simples que possa ser, estará sempre ao lado de um possível fracasso.
Ø Nesse momento, muitos pais ficam tão abalados pela tristeza e angústia do filho que pensam em tirá-lo definitivamente do desporto.

Ø Portanto, é fundamental pensarmos o quanto o desporto, quando bem conduzido, pode ser útil para que a pessoa aprenda que perder e ganhar estão separados por uma linha muito fina, e dessa forma entender que alegria e frustração precisam ser assimiladas para que possamos aceitá-las e isso leva tempo para se aprender.
Ø Um jovem que sofre após uma derrota e sai em lágrimas, deve ser amparado pelo treinador e pelos pais com carinho e paciência, e na maioria das vezes o silêncio é mais valioso do que qualquer palavra.
Ø Fundamental é a compreensão de que assim como no desporto, às vezes ganhamos outras perdemos, assim é na vida, e que em tudo que fizermos é importante uma boa dose de paciência para perseguir as metas, disciplina, respeito, humildade, dedicação, comprometimento, persistência e acima de tudo, amor e paixão pela nossa actividade. Pois São esses os ingredientes que nos fortalecem diante das adversidades, nos tornam pessoas melhores, fazendo do nós verdadeiros campeões.
Deixo este vídeo como exemplo de um péssimo comportamento de um pai, por incrível que parece...isto acontece muitas vezes...não com violência física...mas com actos verbais!
 

Sem comentários: