Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 17 de setembro de 2013

Aspectos Psicológicos do Atleta


O desporto proporciona uma das maiores fontes de estudo sobre o comportamento humano e as emoções.
Estes são bastante peculiares nas diferentes modalidades, pois atletas, treinadores, dirigentes e público vivenciam momentos diferentes e especiais.

Sendo o futebol o desporto mais visível e de maior impacto, é normal existir um maior envolvimento da população, dos patrocinadores, da imprensa e com isso, atletas e treinadores passaram a sofrer uma maior pressão para alcançarem resultados, não só os que os satisfaçam a eles mas a todos os envolvidos no processo desportivo.
O sucesso do atleta não dependerá apenas unicamente do seu estado físico mas principalmente do estado mental, pois toda a ação mecânica do atleta está relacionada com o seu lado emocional.
A influência desses dois aspectos não se pode separar, pois as reacções do organismo não ocorrem exclusivamente de maneira psicológica ou física mas sim de forma conjunta.


Nos atletas muita vez o que faz a diferença entre o vencedor e o derrotado é o estado emocional do atleta ou da equipa diante de situações competitivas onde é necessário o atleta estar no estado psicológico da mobilização que é o estado ideal para o atleta quando em competição.
O estado psicológico da norma não é o indicado para uma situação competitiva, esse é o estado funcional e saudável enquanto pessoa que representa o equilíbrio emocional para a realização apenas das tarefas básicas do quotidiano, quanta vezes não nos apeteceu ficar de fora de um jogo porque naquele dia, naquele momento não estamos com essa «vontade»?

Um estado que deve ser sempre afastado do atleta é o estado é o estado Psicológico patológico que são manifestações emocionais maléficas para o seu desempenho desportivo e contrarias a situação ideal do atleta, são eles o medo, apatia, nervosismo, excesso de ansiedade entre outros aspectos que afetam diretamente o desempenho do atleta em competição.
Tudo isto por vezes é difícil de controlar num plantel mas é importante que tenhamos em atenção e nunca esquecer que antes do atleta está o homem.

 

Sem comentários: