Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 1 de outubro de 2013

Preparar a Equipa Nos Objetivos Táticos Do Jogo


No futebol ou em qualquer outro jogo colectivo é importante analisar os objetivos tácticos que treinamos durante a semana, seja na derrota, seja na vitória.

Enquanto treinadores, durante a semana procuramos treinar todos os aspectos tácticos que fazem parte da nossa ideia de jogo, quer em ações coletivas, quer em individuais, de modo a que possa existir uma maior eficácia coletiva da equipa quando se chega ao jogo.
O processo é simples, e os objetivos são saber o que fazer em duas situações de jogo, quando se tem bola e quando não se tem.

Em termos defensivos não acredito no acaso, acredito em organização, em termos ofensivos acredito no imprevisível, na criatividade.
Quando se tem bola, ou seja fase ofensiva, o objetivo deverá ser manter e fazer circulação de bola, mais agressiva ou passiva consoante o resultado que queremos, tentar a progressão para junto da baliza adversária para criar situações de finalização, tentar em certas zona do campo ganhar no 1x1 e também ganhar faltas em zonas perigosas para o adversário e em todos estes momentos é importante manter o equilíbrio de modo a estarmos equilibrado a peca de bola.

Quando perco a posse de bola os objetivos são os opostos a estes que escrevi, no fundo o futebol é um jogo simples, depois a qualidade individual e coletiva, a motivação, a atitude, o querer, poderá mudar o rumo do jogo, mas o trabalho semanal é importante para a equipa ter os objetivos ofensivos e defensivos definidos e mais importante, saber porque os estão a realizar.

Contudo a magia do futebol, e por muito que treinamos, existe dias que por muitos fatores as coisas não saem no jogo ao domingo e as vezes é muito difícil explicar porque não acontece!
 
«3-5-2? 4-2-3-1? Não se engane amigo, o futebol tem 3 mistérios, tempo, espaço e capacidade de enganar o adversário. O resto são números de telefone " MENOTTI - bi campeão do mundo.»



Sem comentários: