Seja bem vindo ao meu espaço :)




domingo, 6 de julho de 2008

DISPENSAS DE JOGADORES

Nos finais de época é comum ouvir falar em dispensas de jogadores, a nós a informação chega-nos através da leitura dos jornais, das noticias na rádio, na TV...todo esse processo visto dessa maneira parece ser simples.
Quem vive por dentro do futebol sabe que não são assim tão simples, quantas vezes lemos uma noticia em que o jogador Y foi dispensado mas um dia depois o mesmo jogador vem a dizer que não sabe de nada e vai apresentar-se ao trabalho no dia em que o clube começa a pré- época.
Situações destas são normais em fim de época, mas são situações que mexem e perturbam muito um jogador, psicologicamente ficam afectados,alguns com incertezas quanto ao que valem realmente, outros em que não lhe é comunicada a dispensa pessoalmente e que sabem através dos jornais criando uma ansiedade muito grande e indefinição quanto ao futuro.
As razoes da dispensa podem ser sempre varias,desde um rendimento inferior ao esperado, comportamento pouco profissional, falta de adaptação ao clube, orçamento reduzido para nova época, entre outros.
Como treinador penso que todas as dispensas sejam elas quais forem os motivos devem ser comunicadas pessoalmente aos jogadores,o que as vezes não acontece, foi com eles que percorremos uma época, que repartimos alegrias e tristezas, é com eles que enquanto treinador posso conseguir uma carreira de sucesso e não a custa deles, por isso merecem sempre o meu respeito, são seres humanos, são homens com família e que apesar de a dispensa nunca ser uma boa noticia ,deve ser comunicada de uma forma directa e até explicar o motivo, que como disse atrás podem ser vários.
Dessa forma mesmo sabendo que o atleta poderá não concordar comigo sei que é o processo mais correcto que permitirá ao atleta tratar o seu futuro com tempo e até dai tirar ilações sobre o que correu mal, pois como disse atrás os motivos das dispensas são sempre vários.
Mas acima de tudo deve existir respeito e frontalidade pelo trabalho de cada um sabendo que a vida é feita de varias etapas e que nem todas elas são ultrapassadas de maneira feliz mas pelo menos a dignidade e o respeito deve existir.

1 comentário:

FMBP disse...

Um jogador tem de estar preparado para tudo...porque muitas vezs parece que anda vai correr mal e depois algo não corre tao bem! agora tem é de saber reagir a isso do melhor modo...e lutar para mostrar o que vale!
Tdoso os treinadores deviam explicar o porquê devidamente justificado ao jogador...mas este tambem por vezexs tem d aceitar as criticas/motivos para melhorar!