Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 8 de julho de 2008

Á PROCURA DE UM SONHO

Todos os anos dezenas de jogadores brasileiros atravessam o atlântico á procura de um sonho, de melhores condições de vida, de triunfar na Europa para ser reconhecido no seu pais, que sendo um viveiro de jogadores de grande qualidade torna-se difícil triunfar no seu pais como podemos ver pelos exemplos de Deco, Pepe, Senna entre outros.

Nem todos conseguem atingir o objectivo,alguns conseguem, outros andam pelas divisões secundárias e outros ainda são abandonados á sua sorte quer por empresários quer pelos clubes, recorrendo muitas vezes a outras profissões para sobreviver.

Fui ouvir na primeira pessoa,Vinicius, central de 20 anos, actualmente no Eléctrico de Ponte De Sôr da segunda divisão B e saber os motivos que o fizeram partir a aventura.



Nome: Vinicius Albuquerque
Nascimento : 19 - 04 - 1988
Idade: 20 anos
Posiçao: Central
Altura: 1,86 Kg: 74
Clube anterior: Coritiba FC ( Brasil ) 5 anos Clube actual : Eléctrico FC ( Ponte de Sor- PT )( 2007-2008)




João Prates- O que te levou a deixares a tua família, os teus amigos, e vires para a Europa?

Vinicius- Ter os meus objectivos , meus sonhos e minhas metas a serem alcançadas em busca de uma realização pessoal e profissional ,através do futebol conseguir encontrar o meu espaço e dessa forma ser valorizado, reconhecido e respeitado no mundo do futebol .

João Prates- Como surgiu essa oportunidade?

Vinicius- Através dos conhecimentos de algumas pessoas que estavam envolvidas nesse mesmo pensamento de querer algo mais ambicioso nessa minha curta carreira que tinham o contacto com profissionais e pessoas de Portugal mais precisamente do Eléctrico FC que deram uma resposta muito positiva e mostraram o interesse de contar com o meu futebol .

João Prates-Já tinhas conhecimento de como era o clube?Da própria realidade do futebol português?

Vinicius- Sim, sabia de algumas informações , conversei com pessoas que tinham passado pelo futebol português e me passaram as características que eu poderia encontrar. Conversei também com pessoas do próprio clube para saber de como seria e a conversa com o mister Barão foi fundamental para me deixar bem informado e por dentro de tudo que iria acontecer .

João Prates- Como decorreu a tua adaptação ?

Vinicius- A adaptação foi tranquila , pois nunca tive nenhum tipo de problema em relação a encontrar novas pessoas , formas de trabalho e ambientes diferentes em torno de um novo clube , sabia que teria algumas diferenças e dificuldades que eu teria que superá-las e nesse pensamento acho que consegui passar por essas dificuldades e assim ir atrás dos meus objectivos .

João Prates-Encontras-te diferenças ao nível do treino e do próprio jogo a que estavas habituado no Brasil?

Vinicius- Sim , as características do futebol português são um pouco diferente das do futebol brasileiro, e isso varia também no modo e pensamento de estratégia de jogo de cada treinador.Em relação aos treinos , tive uma base muito boa em um dos maiores times do Brasil que foi o Coritiba que me deu toda a estrutura para que eu não tivesse nenhum tipo de dificuldade e isso me ajudou muito a saber me incorporar a qualquer projecto e forma de trabalho.Embora tenha essa diferenças do modo de futebol, estrutura táctica , movimentações , espaços ocupados e até a postura de cada jogador , mas que de acordo com a filosofia de trabalho do Mister e seus adjuntos nos passavam o que era para ser executado , procurei ser útil e inteligente para ajudar no que fosse possível.

João Prates-O que te marcou mais nesta tua primeira época no futebol português?

Vinicius- Passei por muitos acontecimentos , uns bons , outros nem tanto e pude através disso tirar algumas conclusões e experiências de muitas situações vividas.Tive alguns momentos muito importantes e o que mais pode ter me marcado foi o facto de ter encontrado pessoas que me deram a confiança de trabalhar do meu lado e de mostrar o meu valor e com isso ter me tornado um jogador importante para a minha equipa.Tenho como disse no início meus objectivos a serem alcançados e dentro disso esse ano foi muito positivo .

João Prates- Quais as tuas ambições para o futuro?

Vinicius- Penso em me afirmar no futebol português primeiramente , dar sequência no meu trabalho e assim ir atrás de projectos mais ambiciosos , busco uma possível passagem para uma equipa de escalão superior e encontrar o meu espaço nessa equipa. Através disso o pensamento de estar entre os melhores ,em uma equipa de alto-nível e assim com o meu trabalho ser um jogador valorizado,reconhecido e respeitado no cenário do futebol português para que ao seu tempo eu consiga ir em busca dos meus sonhos maiores , que é jogar em uma equipa importante mundialmente , para que eu possa ter o prazer de quem sabe um dia vestir a camisola da selecção nacional , que seria sim uma realização profissional, e principalmente pessoal minha e de toda minha família e amigos que estão juntos comigo nessa caminhada.

João Prates- Alguma mensagem que queiras deixar?

Vinicius- Quero agradecer a acolhida de todas as pessoas que estiveram comigo nessa 1ªépoca , pois sei que todos fazem parte do meu trabalho e dos meus objectivos , e sei que com eles serei ainda mais forte.Tenho uma frase que levo sempre comigo : " A confiança na vitória se conquista dando cada dia um passo a mais " E com isso quero dizer que nada é fácil , tudo tem sua dificuldade , mas que você tem que saber superar em busca de seu sonho maior , pois um homem perde a graça e a vontade de viver , quando deixa de sonhar .ACREDITE SEMPRE , POIS: DEUS EXISTE E É FIEL ! Um grande abraço a todos

Sem comentários: