Seja bem vindo ao meu espaço :)




sexta-feira, 18 de julho de 2008

QUE MODELO DE JOGO PARA A NOSSA EQUIPA?


Quando iniciamos a pré-época sabemos as características dos jogadores do plantel . è a partir dai que defino o modelo de jogo da equipa.
Actualmente existe muita leitura sobre modelos de jogo e sistemas, tudo as vezes escrito com nomes técnicos que por vezes confundem um pouco a nossa compreensão.
Tenho a opinião que cada treinador tem a sua ideia e possivelmente cada um tem uma opinião diferente sobre o que é o modelo de jogo.
O meu modelo de jogo é a minha ideia e forma de como quero que a minha equipa jogue, onde existe um conjunto de princípios de modo a dar organização à equipa.
Construo a minha pirâmide de modelo de jogo a partir da, Minha ideia de jogo + Características de jogadores + Princípios de jogo + Organização Estrutural .São estes quatro elementos que constituem o meu modelo de jogo:
MINHA IDEIA DE JOGO = fazer posse de bola e circulação, jogadores bem posicionados, defender bem de forma pressionante ao portador da bola a partir da zona definida, equipa sempre compacta, com linhas próximas.

CARACTERÍSTICAS DE JOGADORES = é muito importante ter o conhecimento dos jogadores, características físicas, psicológicas de modo a retirar o máximo rendimento deles.
PRINCÍPIOS DE JOGO= são 4 momentos de jogo, a transição defesa-ataque, organização ofensiva, transição ataque-defesa e organização defensiva, é a partir deste 4 momentos que crio os meus sub-princípios de jogo que são as minhas ideias do que a equipa deve fazer em cada um destes momentos.

ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL= é o sistema táctico que a equipa utiliza,a disposição dos jogadores em campo (1+4+4+2) 1+3+4+3 que deve obedecer a minha ideia de jogo enquanto treinador , aos princípios de jogo definidos e ás características dos jogadores.

1 comentário:

Anónimo disse...

NOVO PARQUE DESPORTIVO DE MONTEMOR DEVERÁ ESTAR PRONTO A UTILIZAR JÁ EM SETEMBRO

O Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto de Sá, revelou que o novo Parque Desportivo de Montemor-o-Novo deverá estar ao dispor da população já em Setembro no inicio da proxima época. Também referiu que têm existido muitas dificuldades em acabar a obra devido a erros da empresa construtora, o que tem adiado a data de inauguração. Num investimento global de 3milhões de euros esta obra é a 1ªfase do novo Parque que vai nascer naquela zona da cidade e vai estar dotado além de um relvado sintentico, bancadas e respectivos balneários, também irá ter uma pista de atletismo sintetica.Numa 2ªfase vão ser requalificados o Centro Hipico já existente e vão ser criados vários campos de treino e outros para outras modalidades.Assim a cidade vai ficar dotada de mais campos de grandes dimensões, juntado aos 3 já existentes (Estádio 1.ºde Maio, Campo da Feira e Parque de Exposições), para a pratica de futebol e rugby e é mais um esforço da autarquia que recentemente inaugurou as novas piscinas cobertas municipais e ajudou a substituição do relvado do Estádio 1.ºde Maio.