Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 1 de julho de 2008

TREINADORES MILITARES OU JOGADORES «PRIMAS DONNAS»




Causa-me um pouco de estranheza o que se passa no Benfica nomeadamente nas modalidades de futsal e de andebol.
Modalidades que conquistaram o titulo de campeões, no caso do andebol 18 anos depois, mas mesmo assim Alexander Donner e Beto Aranha são dispensados do clube pelos mesmos motivos, desentendimentos com alguns jogadores.
Cada treinador tem a sua maneira de liderar um grupo, uns gritam muito mas nem por isso são mais respeitados, outros mal se ouvem e o grupo de trabalho respeita-os.
Mas também sei da dificuldade que é comandar alguns jogadores, aqueles jogadores chamados «prima donna» que pelo poder que tem dentro do balneário podem criar atritos e minar um balneário.
Não sei se terá sido o caso, lendo a imprensa e conversando com quem assistiu a treinos de ambas as modalidades cheguei a conclusão que existia jogadores que discordavam dos métodos de treino,da maneira rude de ambos os treinadores por vezes dialogarem mas sem nunca faltarem ao respeito a qualquer jogador e da menor utilização de alguns jogadores que se julgavam intocáveis.
Olhando para o passado de ambos os treinadores,é um passado cheio de títulos e de mérito, são treinadores extremamente exigentes, muito meticulosos, que gostam que tudo seja executado com elevado profissionalismo porque querem ganhar sempre!
E o ganhar sempre exige que sejamos rigorosos, que os jogadores também tenham que o ser, que a cada treino, a cada jogo seja preciso atingir o limite de nos próprios em prol do clube que servimos e esteve ai a causa de desentendimentos entre treinadores e jogadores.
E como sempre é mais fácil despedir um treinador do que dois ou 3 jogadores com estatuto e que gostam de levar uma vida tranquila.
Agora pergunto,nos maus resultados não é sempre o treinador a ser despedido? não é a ele que é pedido as responsabilidades pelos maus resultados?embora na minha liderança a opinião dos jogadores conta porque são eles que estão dentro do campo e também nos ajudam com o que sentem lá dentro, mas as decisões, as regras, o comando é do treinador e cabe aos jogadores respeitarem, serem profissionais, porque ao longo da nossa existençia somos obrigados a fazer coisas que não gostamos mas se somos bons profissionais temos que as fazer da melhor forma como nos é exigido.

1 comentário:

Anónimo disse...

tendo algum conhecimento de como o treinador alexander donner trabalha, diria que a culpa não é nem de treinador nem de jogadores...mas sim da direcção...segundo as notícias o problema foi entre directores do clube e o treinador...recolhendo alguma informação sei que muitos dos jogadores que passaram pelas "mãos" de Donner, dizem que ele foi sem dúvida o melhor treinador com quem já trabalharam...e o mito de que ele ainda trabalha com métodos que já estão ultrapassados, não é verdade, senão como teria ele o sucesso que tem ano após ano. o benica deve pensar nos valores que tem e aproveitá-los, eu como sportinguista gostava que o Donner fosse agora para o clube, porque era certo que ele era campeão num espaço de dois anos. o grande problema é muitas pessoas não gostarem de ouvir as verdades e nesse aspecto Alexander Donner é muito frontal...