Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 19 de agosto de 2008

O SONHO DE SER PROFISSIONAL DE FUTEBOL

hoje em dia se perguntar a um miúdo que goste de futebol o que ele quer ser quando for adulto, a maior parte responde que quer ser jogador de futebol, quer ser o Messi, o Káka, o Cristiano Ronaldo...todas as estrelas que se habituam a ver na TV, que procuram imitar na sua forma de vestir, de jogar, até os seus tiques...são os seus ídolos.Mas chegar a futebolista profissional não é o sonho nem as facilidades que a sua juventude faz crer.Primeiro mesmo entre quem é profissional existe grandes diferenças e diferentes realidades, existe aqueles que ganham milhões que podem viver sem se preocuparem com o seu futuro quando terminarem a carreira, depois aqueles que ganham milhares e que se tiverem cabeça poderão precaver o seu futuro com investimentos, depois existe aqueles que andam pelas segundas e terceiras divisões que ganham para sobreviver e que de profissionais apenas tem a ver com o facto de só jogarem futebol a tempo inteiro, porque a maioria recebe a recibo verdes, alguns tem dificuldades em receber porque os contratos que fazem com os clubes são «esquisitos», o que não lhe permite recorrer aos meios legais para resolver os problemas, depois o «Chico espertismo» de alguns dirigentes e empresários com falsas promessas que deixam muitas vezes jogadores abandonados a sua própria sorte, as vezes em situações muito complicadas.O futebol profissional é uma mistura de sonho e beleza com muitos pesadelos pelo meio em que o melhor é mesmo o momento em que estamos dentro do campo de jogo onde esquecemos todas as dificuldades.Para elucidar ainda mais este tema, falei com Marco Osório, actualmente no Eléctrico de Ponte De Sôr, um jogador com qualidade acima da média, que jogou ao lado de jogadores como os guarda redes Paulo Santos e Ovchinnikov, Maniche, Faizulin, Caneira, Kulkov, Nuno Assis, Mantorras, Ricardo Carvalho, que pela qualidade que tem e olhando para jogadores na primeira liga, merece mais que evoluir na segunda divisão B, o que demonstra que nem sempre ter qualidade é o suficiente para triunfar no mundo do futebol.




João prates- Marco, quais os clubes que representas-te na tua carreira de futebolista?
Marco Osório-Iniciei-me no S.L.Benfica com 7 anos de idade e por la estive ate aos 17anos ,Alverca nos primeiros 4 anos de seniores, depois olivais e Moscavide, S.C Espinho, Pandurii Targu Jiu, Operário, Imortal, e Agora encontro me em Ponte Sôr.

João prates- Consideras que representar o Benfica e Alverca foram o teu ponto alto da tua carreira?
Marco Osório-Sim Considero que representar o Benfica é um sonho pelo qual eu lutei e consegui realizar, jogar em Alverca nos primeiros anos de sénior e numa liga principal foi sem sombra de duvida um dos pontos altos na minha carreira.

João prates-Quantos anos foste realmente profissional? quando me refiro a profissional refiro-me mesmo a contrato profissional.
Marco Osório-Fui Profissional desde os 17 anos de idade, ate aos meus 26.

João prates-quais as diferenças entre o verdadeiro profissional e o «profissional amador» ?
Marco Osório-Por mim no papel, pois eu considero-me tao profissional quanto os que tem contrato profissional, agora as diferenças são muitas senão vejamos, ordenados mais avultados,em termos de leis estão protegidos mais e melhor que um jogador a recibos verdes como eu .

João Prates- Estives-te na Roménia, podes contar um pouco dessa aventura?
Marco Osório-Foi uma aventura fantástica. Realizei o melhor contrato em termos salariais de toda a minha vida, foi uma experiência de um ano que terminou porque as saudades da família, no caso meu filho falaram mais alto. Mas foi realmente uma experiência marcante.

João Prates-Em algum clube tives-te problemas em receber o teu salário? ou algum te ficou a dever?
Marco Osório-Sim, Tive problemas na segunda liga com o S.C.Espinho, Com o imortal de albufeira s.a.d, e alguns outros clubes iam atrasando pagamentos mas não me deixaram de pagar nada.

João Prates-Jogando nestes clubes dá para um jogador amealhar um pé de meia para quando terminar a carreira poder viver, ou pelo contrario terá que arranjar outra actividade?
Marco Osório- Sem mentiras ou ilusões jogando nestes clubes e com o jogador de futebol, cada vez mais a aceitar qualquer coisa que lhe dão, os ordenados tendem a baixar e não consegues nunca amealhar ou fazer o tal de meia.

João prates-Tens alguma historia de dificuldades sentidas por ti próprio ou de algum colega que te tenha tocado muito?
Marco Osório-Sim tenho.....Eu ......Ok ...Eu passei mal a duas épocas atrás quando estive no imortal de albufeira, onde me ficaram a dever e ainda por mais com recibos verdes onde pouco ou nada poderia fazer, com a agravante de tudo isso é que ainda fui mandado embora com uma o a frente outra atrás....Com o mercado fechado a solução foi ir trabalhar nas obras onde estava todo dia a dar serventia e á noite ia trabalhar numa discoteca como barman.......Não foi fácil, não foi mesmo...

João Prates- Queres deixar alguma mensagem aqueles jovens que tem o sonho de ser futebolista profissional?
Marco Osório-Quero João......Quero que os jovens se lembrem que existem sonhos pelos quais devemos lutar e nunca deixar que alguém nos diga não ser possível realiza-los, porem nunca devem deixar os estudos de lado a base essencial de tudo nesta vida .Boa Formação.

Foi uma pequena entrevista a alguém que viveu as duas faces do futebol e que de forma humilde deixou uma pequena ideia das dificuldades que lhe surgiram na sua carreira, como o trabalhar nas obras ou deixar para trás um bom contrato na Roménia porque a saudade do filho falou mais alto, e que deixa o conselho de não desistirem dos vossos sonhos mas que não deixem de parte a realidade dos estudos.

Obrigado Marco pela tua disponibilidade.

Sem comentários: