Seja bem vindo ao meu espaço :)




domingo, 17 de agosto de 2008

A FALTA DE PALAVRA NO FUTEBOL

Nestes últimos dias pensei várias vezes na celebre frase de Pimenta Machado, que no futebol o que hoje é verdade amanhã é mentira.
Tudo isto devido ao que aconteceu comigo e com o clube com que tinha tudo acordado para esta época, mas que a falta de palavra do SR Presidente do Eléctrico, Sr Américo me levou a abandonar o clube no dia 15 de Agosto, a seguir ao treino da manhã após mais uma conversa com o presidente do Eléctrico, o Sr Américo, que pela terceira vez alterou o combinado entre nós, o que considerei uma enorme falta de respeito,de seriedade, de palavra e como não compactuo com esta forma de estar no futebol sai com imensa magoa de um clube que gosto muito, mas que a falta de palavra de quem o dirige me levou a sair.
Tudo começou na ultima jornada da época passada após ter sido chamado no fim do jogo pelo SR Américo que me disse que existia interesse na minha continuidade, interesse que recebi com satisfação, mas por ter alguns convites e o meu objectivo é ser treinador principal disse ao Sr Presidente que aceitaria se fosse a tempo inteiro, ao qual ele me respondeu que em principio seria possível e que durante a semana nos encontraria-mos para discutir o acordo.
Assim aconteceu 8 dias depois, sábado á tarde num café, em frente ao estádio, e após voltar a referir que ficaria a tempo inteiro e que queria resolver a situação porque continuava com convites, e assim acordamos determinado vencimento com segurança social e alimentação e um quarto, o qual o Sr Presidente do Eléctrico aceitou e disse para ir a minha vida tranquilo.
E assim foi o que fiz, recusei as duas propostas que tinha, e planeei a minha vida de modo a dia 18 de Julho me apresentar ao trabalho.
Passados 4 dias ouvi o primeiro zunzum que existia alguém contra a situação de ficar a tempo inteiro no clube, mas não me preocupei porque sabia o que tinha acordado com Sr Presidente e tinha-o por ser uma pessoa de palavra.
Entretanto o tempo passou e achei estranho o silencio da parte do clube e a uma semana da apresentação casualmente encontrei-me com Sr Presidente as compras, que de forma rápida me disse existir uns problemas mas que nessa noite me ligava, fiquei a espera e nada...e passou a semana.
Tinha tudo planeado para dia 18 apresentar-me juntamente com plantel ao trabalho e despedi-me do emprego temporário que tinha, para surpresa minha o presidente liga-me dia 17 de Julho por volta das 21:30h a dizer que não seria possível cumprir o que tínhamos acordado, perguntei se estava a brincar comigo, se a um dia da apresentação é que me estava a dizer aquilo,pois nem queria acreditar, confirmou que sim e estivemos a debater o assunto e ficou de me ligar sábado.
Assim aconteceu, e chegamos a novo entendimento, o vencimento mantinha-se, receberia mais um X por treinar os infantis, quarto e a mesma ajuda que seria dada aos jogadores seria a mesma que receberia para a alimentação, o Sr Presidente não assumiria o pagamento da segurança social.
Disse-me para continuar no trabalho temporário que na altura tinha, que não era preciso ir já para o clube e expliquei que teria que me sujeitar a uma operação por motivos de saúde e que possivelmente na segunda semana de Agosto poderia ir,a resposta foi que não existia problema nenhum.
E foi assim que dia 12 de Agosto me apresentei ao trabalho e em conversa com Mister Barão apercebi-me que existia confusão por causa do quarto porque ele não sabia de nada.
Pedi para falar com o Sr Presidente porque queria saber onde ficava e como seria com a alimentação o que só veio a acontecer na sexta feira dia 15, e para surpresa minha quando só queria saber onde ficava e como seria com a alimentação, o Sr Presidente apresenta-me nova proposta, a qual me poderia ser dado o vencimento combinado!
Por momentos fiquei sem palavras, mas fiquei logo decidido que não aceitaria tanta falta de respeito de uma pessoa que não teve um pingo de seriedade comigo, que em três conversas faz-me três propostas quando no inicio fui bastante claro com ele, e disse as condições que queria para continuar.
Ate posso entender que o clube viva dificuldades como o Sr Presidente disse, Agora não posso é aceitar que alguém que è Presidente de um clube, que profissionalmente até é gerente bancário, não tenha feito o planeamento da época quando me diz ser possível aceitar as condições que pedi deixando-me planear a minha vida em função desse acordo quando poderia logo ter dito não ser possível aceitar as minhas condições e teríamos apertado a mão e seguido a nossa vida com a mesma amizade.
Para alguns este pequeno texto nem deveria ter sido escrito, para outros serve para ver que o que rodeia o futebol não é o mar de rosas, para mim serviu para dizer a verdade com respeito como meus pais sempre me ensinaram a estar na vida, não nego que me sinto desiludido com o
Sr Presidente do Eléctrico pela atitude que esteve comigo, mas sou grato a oportunidade que me concedeu de ficar ligado á melhor época de sempre do historial do ELÉCTRICO FUTEBOL CLUBE, da oportunidade de trabalhar com Francisco Barão com quem aprendi muito e ao qual agradeço a forma como me respeitou e como me tratou durante uma época, da oportunidade que foi trabalhar com um grupo extraordinário de jogadores que muito me ajudaram a crescer como treinador e como homem e a eles devo isso.
Como não confundo pessoas com a instituição ELÉCTRICO, desejo a todos, desde a equipa técnica a todo o grupo de trabalho a continuação do sucesso da época passada e que os objectivos e valorização pessoal de cada um seja atingido, pois mesmo estando afastado, a amizade que sinto por todos leva-me a que continue a fazer parte desse grupo embora de forma diferente.
Tenham SUCESSO!!

17 comentários:

Anónimo disse...

Antes demais não me identifico porque não quero nem preciso de arranjar problemas seja com quem for, a minha maneira de escrever decerto me ira identificar àqueles habituados a ler o que escrevo noutro sitio, creio que o que se passa com o caso do João é mais um exemplo daquilo a que chamo um erro de planificação de um clube que esta a crescer (e ainda bem pois como pontessorense sinto-me honrado com isso, ja como contribuinte acho um erro tremendo o dinheiro gasto pela autarquia no suporte a um unico clube desprotegendo outros sectores da nossa cidade bem necessitados mas enfim cada um sabe de si e se a pessoa que reconheço um bom trabalho é ao Sr Presidente Taveira Pinto) voltando ao tema que me traz a escrever, acho que e notorio que toda a "estrutura" montada pelo electrico começa a falhar pois não esta a conseguir acompanhar o crescimento e as exigencias do rapido desenvolvimento desportivo, e apesar de não estar por dentro nem querer estar acho que talvez seja hora de pensar o futuro de uma maneira clara ainda ha não muito tempo li num jornal local o treinador senior a "queixar-se" que faltam jogadores e que a qualidade desceu...Não se ira pagar com um custo demasiado alto o "suposto sucesso" da epoca passada?E impressao minha ou as pessoas que ha uns tempos (anitos) se juntaram em torno do projecto electrico se estao a afastar cada vez mais?Uma coisa e certa as modalidades mais pequenas do clube começam e vão continuar a sentir na pele o apertar do cinto para que nada falhe a uma equipa de futebol "galatica" e a uma equipa de basket que de forma consistente e sem grandes devaneios vai subindo...
Tenha pena por ti João pois acho pelo pouco que conheçi do teu trabalho aqui no electrico mas tendo lidado algum tempo perto de ti profissionalmente e de outras voltas desportivas mereçes bem mais e sei que vais ter bem mais...
Quanto ao electrico acho que o sucesso nao pode ser construido em cima de episodios de falta de palavra seriedade e mesmo falta de etica que cada vez mais se vem tornando banal no clube....Pois um dia que precisarem vai haver muita porta a fechar-se

Anónimo disse...

queria dar o parabens ao joão pela coragem deste texto,falou com coragem do seu problema que lamento pois nesta altura é dificil arranjar clube mas infelismente existe muita falta de ética dentro deste clube!
quem vive disto por vezes tem que se sujeitar a certas coisas e muita coisa tá errada neste clube por parte de quem dirige, são demasiados problemas e casos que leva embora pessoas com grande valor como o joão,andré, vierinha,rui,tiago que abandonaram o clubeou foram mandados embora sem qualquer razão só que as coisas passam sem a verdade vir para fora.
quanto ao comentario anterior, amigo, não considero esta equipa galactica,fazemos do futebol a nossa profissão e so estamos aqui porque nos convidaram e digificamos a camisola que vestimos e tenho a certeza que respeitamos mais o clube do que algumas pesoas nos respeitam a nos incluido pessoas ligadas ao clube pois mesmo em jogo ouvimos os seus comentarios mas que depois de um bom resultado nos vem dar palmadinhas nas costas e sem duvida que fizemos uma epoca de sucesso e não será a conta desse sucesso que existirao mais dificuldades para o clube mas sim pela falta de evoluão mental de quem dirige porque apesar do sucesso tivemos muitos problemas ao longo da epoca que so a nossa união nos serviu para ultrapassar essas dificuldades.
quanto a ti joão,desejo-te sorte,tens mais que qualidades para ser treinador principal e de certeza que vais consegui-lo e um dia um clube verá o que perdeu!
abraço amigo

Anónimo disse...

eu acho estranho é acharem que o américo tem alguma etica ou alguma palavra,o que aconteceu ao joao prates aconteceu com o mister vitor nozes ou toda a gente ja se esqueceu que num dia ele disse no balneario aos jogadores que tinha tudo acertado com a direcçao e epoca planificada e no dia a seguir levou um pontape no cu?alguem se lembra do que fizeram ao vierinha este ano pa ele assinar contrato a força e foi proibido de entrar num estadio que é municipal e de todos e o americo nao manda ali mas sim a camara, so porque não assinou a renovaçao de contrato e foi o unico a quem ainda naõ pagaram?quando ouço alguns directores a dizer que pagam ao dia 5 de cada mes da-me vontade de rir,nunca pagam a dia 5,sempre depois do dia 14 e as vezes atrasam um mes!o ruy foi escorraçado daqui porque alguem queria o lugar dele e fez aqui um grande trabalho,de muito merito!e nem as ferias o clube lhe pagou a que tinha direito,isto dito pelo proprio!o tiago foi mandado embora porque juntamente com um amigo fez uns quadros pa ganhar mais uns tostoes e o presidente queria uma percentagem po clube,é ridiculo,e um dos jogadores que vai ser encostado vai ser quanto a mim um dos melhores da equipa,o moreira!alguem se lembra como saiu o maside?quem foi para o seu lugar?o mourinho ca do sitio que se passa a vida a elogiar e que tem o objectivo de ser o principal do electrico e sem duvidas nenhumas vai apunhalar o barao como fez ao maside que lhe deu a mao no clube e que faz a quem lhe possa causar sombra pois apenas usa as pessoas para seu beneficio e pa quem é tao bom treinador não foi capaz de ganhar um distrital de juniores com enormes despesas de ir buscar jogadores fora enquanto os iniciados nos nacionais tiveram que jogar so com jogadores da ponte, inclusive o mourinho disse que sairia se não fosse campeao de juniores,mas saiu?nam...continua a ser o cordenador da formaçao escolhendo quem lhe da jeito,em ponte sor exsite mais treinadores,santana maia, ze carlos,porque nao recebm um convite?é preciso ir a abrantes buscar um treinador que sem fazer nada nos infantis salta para os iniciados?um treinador que foi inscrito na anterior equipa tecnica dos iniciados no nacional so para curriculo?sao estes os senhores que estao a frente do clube e esperam etica deles?por amor de deus,para eles so conta o umbigo deles e esta situaçao do joao prates e muito feia,deixar alguem desempregado e alterar os acordos mas o joao prates tal como o mister nozes foi anjinho,de boca com esta gente nao vale nada,so escrito!
depois ainda tem a lata de falar na formaçao,mandam jogadores embora formados no clube pa outros sitios e sobem juniores para fazerem numero e depois o barao queixa-se ao jornal que a qualidade desceu, é normal e quando o pinto fechar a torneira o clube volta ao distrital que é o que gente desta merece.
quanto ao joao prates,falei apenas uma vez com ele no momento de euforia no seca pipas quando ganhamos ao covilha e garantimos a manutençao,pareceu-me uma pessoa simples e discreta mas que falou comigo sem me conhecer por breves minutos sobre o futebol e o feito do clube, e so a coragem de expor o assunto merece aplausos,por isso sem servir de muito deixo-lhe um abraço de solieradidade e a vida continua e deus dara a melhor resposta a cada um

Anónimo disse...

Infelizmente estes episodios sao anormalmente anormais no dia-a-dia do futebol portugues.Porem vou deixar uma palavra de insentivo e apoio ao joao por ser o profissional q é. o ser humano q é e nao deixar de dizer q para garndes males grandes remedios meu caro!!!! Quanto aos dirigentes q andam no futebol infelizmente por detras de todo esta trampa existem outros interesses,mas nada nem ninguem sobrvive a tanta mentira,tanta indecensia,falta de etica no futebol. Acredita q vais ter sucesso

Anónimo disse...

este grupo tb esta contigo mister!voce vai chegar onde deseja,tem qualidade!
abraço

Anónimo disse...

queria aproveitar para desejar as maiores felicidades do mundo ao joao e q continue com o seu sonho de ser treinador principal pq vai conseguir.dar-lhe os parabens pela coragem q teve ao divulgar estas situaçoes q infelizmente existem no futebol com mt frequencia tu es um homem com mt personalidade e caracter e as pessoas q vivem do mal e da falsidade nao vao longe continua com essa forma de ver o futebol e teras mt sorte um abraco amigo

Anónimo disse...

queria através deste, primeiro parabenizar o joao pelo trabalho que faz e a maneira q tem de pensar e agir , és uma pessoa fantastica e tudo acontece bem pra pessoas que sao do bem,entao continue sendo assim e a pessoa que és , que tem um futuro fabuloso !
muita sorte , felicidade e sucesso !
grande abraço !

Anónimo disse...

Amigo João
Infelizmente sais do Eléctrico por uma porta que não era a merecida. E não foste só tu.
A verdade é que quando o futebol chega a certos niveis também o nivel de seriedade tende a diminuir. Tive o mesmo amargo de boca que tu tiveste, mas a mim o que mais me custou não foi ver o valor da "Palavra de Honra" completamente sem valor algum. Pelo decorrer da época passada habituei-me e passei a perceber que a Honra, entre muitos outros valores, é coisa que não se ostenta neste nível de futebol. Neste nível o que hoje é verdade amanhã é mesmo mentira. E tu depois da época passada tinhas a obrigação de te salvaguardar e saber como as coisas funcionam. Não foi uma nem duas vezes que nos falharam com a palavra. Ou mesmo raramente cumpriam com ela.
Foste bom demais num mundo que é feito pra quem tem o olho aberto e pra quem sabe mexer os cordelinhos. São meramente jogos de interesse e por elguma razão que eu desconheço tu deixaste de o ter. Mas de uma coisa tenho a certeza pelo teu trabalho não foi, porque se o Rui Oliveira era um profissional exemplar a verdade é que mais profissional foste sempre tu, porque te dividias por duas profissões sem falhar em nenhuma. Mas para quem vive e viveu sempre da bola não é facil compreender isto.
Resumindo, sabes o que me custou mesmo durante a epoca passada, quase tanto como ter sido dispensado. Foi pessoas que me conheciam dentro e fora do futebol há mais de dez anos acreditarem no que certa gente lhe contava (mentiras intrigas e falsidades) e acreditarem sem quaisquer reservas. Isso sim custou-me muito. Eu nunca vivi do futebol nestes dez anos e em alguns deles vivi foi para o futebol e claro para o meu Eléctrico. Eu e muitos amigos meus servimos o Eléctrico e não nos servimos do Eléctrico como muitos o fazem. E sempre que foi preciso estavamos lá.Tive 10 anos de sénior no Eléctrico, mais do que qualquer outro jogador do plantel do ano passado e do actual e foram 10 anos em que honrei e servi o melhor clube português. Felizmente quem o preside treina e dirige fá-lo temporariamente e estou certo que em breve teremos o nosso Eléctrico com a dignidade que merece. Amigo João lembra-te sempre de uma coisa "Deus não dorme, pode passar pelas brasas mas não dorme".
E já agora não tenham medo de assinar o que escrevem. Um grande abraço e toda a sorte do mundo.

António Santana-Maia

PS - em resposta a um comentário acima escrito o meu grande amigo Tiago Silva não ganhava nada com os quadros apenas ajudava amigos sem nada em troca senão a amizade. Também eu os ajudei sem ter nada em troca senão uns jantares confeccionados na casa do vieirinha pelo Ângelo. Esta é a verdade e todos nós temos amigos que gostamos de ajudar sem pensar apenas em dinheiro. Ou não será assim?
E mais o Tiago pediu ao presidente e foi devidamente autorizado para trazer cá os colegas, não percebo ainda hoje é o porquê da súbita alteração do presidente..ou melhor se calhar prefiro não perceber.

Anónimo disse...

Numa altura em que o nosso pais atravessa uma crise económica seria mais lógico unir esforços humanos salpicados de querer avançar e apimentados com a "palavra"...Mas pelo que vejo aqui, e lamentavelmente, é no mais básico que existem falhas... e graves...
Muita razão ao comentário do António... Ser Senhor Presidente de Clube é muito mais que sorrir as vitorias, vamos lá levantar o pano e ver o lixo que paira !!! é muito ...Pena ... o que penso que vai acontecer, é que um clube que tinha tudo para crescer e prefere envolve-se numa teia desta natureza ...cai em grande pois não tem a maturidade dos "grandes" para dar a volta...Parece que as faltas " à palavra ", são demais...e com muitos queixosos.

Verdade, determinação, companheirismo, garra e uma coisa que é essencial em todas as profissões, mas que se ve em tudo o que refere ao futebol…é João Prates…e isso vê-se pela natureza do Blog…

A Palavra é um bem muito precioso … não é para todos…parabéns pelo teu trabalho ate aqui…ainda vou escrever e vamos debater o teu crescer como treinador…

Força…garra e determinação…

“ A verdadeira Dama do Futebol”

Anónimo disse...

num tema que não muito pa rir muito bom este comentario suave para alegrar!bem haja verdadeira dama!
parabens ao gestor do blog pela ideia de fazer um blog com estas caracteristicas e pela coragem de expor o assunto que o levou a saida do clube do qual sou socio.
parabens tambem ao tonho por assumir o que escreveu de forma identificada,não o faço porque sendo quem sou não quero ser acusado de destabilizar mas quero pegar em varios casos!
primeiro como o actual treinador veio parar ao clube?a forma cobarde que a direcção arranjou de mandar embora um treinador que num ano salvou o clube da descida da 3 divisao e no ano a seguir subiu a segunda b e manteve o clube nessa divisao!é verdade que a epoca passada foi uma epoca historica po electrico mas qual o orcamento da epoca passada e o da anterior?pergunto se vitor nozes merecia esse tratamento cobarde da direcção?a forma como foi tratado ruy oliveira que fez um trabalho magnifico durante 3 anos e que é agora substituido por alguem que pisa tudo o que lhe surge a frente e so se interessa pelo o clube porque o usa para ter emprego e que foi com a sua pressão que poderia fazer o trabalho do ruy e que sendo ele a fazer esse trabalho a direcção podia poupar no orcamento.
é esses esquemas que o tonho fala e que foi tambem ele apanhado por eles pois os abraços e elogios que recebe desse senhor são facas espetadas nas costas.
como pode um clube como o electrico dispensar atletas como o ze manel, tonho-maia, billy,hugo,teixeira, que são jogadores com muitos anos de casa, que trasmitem aos que chegam o que é o clube,e que financeiramente eram dos mais baratos e nem coloco em causa a qualidade porque qualquer dos juniores que subiram não tem a qualidade destes e quando dizem que apostam na formaçao é conversa de treta,a aposta na formaçao é so para os miudos fazerem numero e vamos ver quantos vao jogar.
agora pergunto, e quando o actual treinador sair e o clube estiver com dividas que é o que virá a acontecer num futuro breve,depois tenho a certeza que vao chamar os que dispensaram agora e provavelmente pelo amor que tem ao clube eles voltarão para ajudar.
o clube cresce em termos desportivos mas as pessoas que o dirigem não tem ética, respeio pelas pessoas, o joao teve a coragem de expor o que se passou com ele mas a forma como foram as saidas de nozes, maside, andre xavier,vierinha, teixeira,tiago,andre brasileiro foram todas pelas mesmas razoes, falta de palavra!!!!

socio do efc

Anónimo disse...

Em relação ao meu comentario quero referir que nenhuma das palavras que escrevi é dirigida ao Emanuel Baleizão.. esse é outro assunto que por tudo que ja vivi com ele não é para ser aqui debatido..em relação a todos os outros felizmente a carapuça só serve a quem a enfiar..
Apesar de não ter assinado eu sei quem é.. um grande abraço:)
E para ti tambem João

Anónimo disse...

O eléctrico é demasiado grande para ser a santa casa da mesericordia e para ouvir a dor de cotovelo de alguns pseudos adeptos que dizem que são

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Anónimo disse...
Em primeiro lugar gostaria de agradecer todos aqueles que me mencionaram nos seus comentarios,gostaria apenas de esclarecer minha saida do efc. primeiramente foi por falta de palavra em algum acordo que fiz com senhor presidente. mas alem disso estava fazendo bastante esforço para seguir no clube, pois esse clube merece muito respeito e defendi esse escudo ate o fim sempre com muita seriedade.mas ja andava ate bastante chateado porque minha situaçao nao se resolvia, pois entao um treinador espanhol me queria muito aqui na sua equipa em badajoz eu lhe disse varias vezes que nao, que ja tinha assnado pelo efc e que estava feliz ali e essa era a grande verdade. mas ele me disse o seguinte deixa eu tentar resolver isso:fez o seguinte mandou um fax ao efc atravez da federaçao perguntando qual minha situaçao no clube, e no fax dizia que o clube tinha 4 dia pra responder, caso contrario o meu certificado internacional seria mandado pra espanha. e o senhor emanuel como nao respondeu esse faz porque pensou que nao teria importancia meu certificado veio a espanha,e como ja me misturavam muitas coisas resolvi voltar pra espanha. porque estava ja muito chateado com tudo isso. PEÇO DESDE DE AQUI DESCULPA A TODOS SOCIOS E OTIMA EPOCA PRO EFC E DIZER QUE GOSTARIA DE VOLTAR UM DIA QUANDO AS COISAS MUDEM NO CLUBE.

AnDrE zUkA

Anónimo disse...

nada disto para mim constitui grande surpresa,mas a este bom homem?meus senhores respeitem o proximo sob pena de um dia sofrerem na pele o que doi não e ser!e mais não digo.joão quando se fecha uma porta abre se sempre uma janela,espero que se abram duas pelo bom homem que tens sido. um abraço.

Anónimo disse...

Este episodio revela mais uma vez a podridão do nosso futebol,neste caso especifico no "GRANDE E.F.C",diringentes falsos e oportunistas,que caem no futebol de "paraquedas" como é o caso do presidente do EFC,mas talvez quando o grande senhor Feudal que lá o meteu se fartar dele,o tire de lá ainda mais depressa.
Já agora alguem sabe quanto ganha o grande Baleiazão no E.F.C.?
Á e tambem quanto ganhou na época passada o vice presidente do clube (que por acaso até tem um café) á conta dos almoços e jantares dos atletas do clube?
Parece-me a mim (que n percebo nada disto)que o E.f.c é mais uma sociedade por cotas do que um clube de futebol.
E ainda se diz por aí que o treinador do E.F.C. cobra uma percentagem a alguns jogadores para estes poderem representar o clube,mas é claro que é só más linguas.

Anónimo disse...

Acabei agora de saber pelo sitio do EFC que o treinador de GRs será o Sr. Miguel Marques, nos seniores,o nome do Sr. não está nas ultimas noticias mas sim na equipa tecnica para que não dei-a nas vistas.Só prova que o compradio está a funcionar.Estou de acordo com o que diz o Sr. anónimo de 18 de Agosto pelas 20:14. Vamos a ver o que acotece a seguir é queo João não podia treinar nas camadas jovens equipas que jogassem ao Domingo para poder acompanhar os Séniores. E agora, como vai ser, a estruturamontada pela Sr. Coordenador vai ser novamante reformulado. Ou existe 2 pesos e duas medidas.Aguardemos