Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 14 de outubro de 2008

A Importância da Comunicação na Relação Treinador-Atleta

Treinar bem é sempre o resultado da boa comunicação entre treinador e atleta. Quando se influenciam outros, se estabelecem objectivos específicos, se ensina ou se aprende, se resolvem problemas, se tenta compreender o que alguém sente, fazemos-lo através da comunicação.

Por isso é importante para o treinador o domínio das técnicas de comunicação, pois é a ele que cabe ser o emissor dos objectivos do grupo de trabalho, bem como o receptor e intérprete do feedback dado pelos atletas.

A comunicação nas relações entre treinador e atleta são de fundamental importância para o sucesso do grupo de trabalho, quer colectivo quer ao nível individual.

O relacionamento entre eles deve ser o mais profissional possível, construído com respeito e cumplicidade. O treinador só conseguirá o rendimento máximo dos seus atletas se os mesmos confiarem e acreditarem na sua liderança. É importante criar logo no início uma empatia de modo a ser visto como líder para que os atletas confiem e sigam as suas instruções, mas não um líder que se impõe pela autoridade mas pelo respeito que conquista com as suas acções.
É importante o treinador fazer sentir ao atleta a sua importância nos objectivos que existem para cumprir, quando transmitem uma actividade ou um exercício devem não só explicar o mesmo, como explicar o porquê desse exercício o que leva os atletas a sentir mais responsabilidades e concentração na sua execução. Outro aspecto fundamental no êxito desta relação tem a ver com o respeito com que todos os atletas devem ser tratados, o diálogo na sua forma e conteúdo, dialogar aos «berros» complica a própria comunicação com o atleta, o que poderá também fazer subir a tensão no grupo de trabalho.

Sem comentários: