Seja bem vindo ao meu espaço :)




quarta-feira, 19 de novembro de 2008

ENTREVISTA AO GUARDA REDES NELSON, PROFISSIONAL DO ESTRELA DA AMADORA

Como escrevi aqui a algum tempo num dos textos do blog, ser guarda redes é a posição mais ingrata dentro do campo,pode-se fazer grandes defesas ao longo do jogo, mas falha no ultimo minuto e é o culpado!Para conhecer melhor a realidade de um guarda redes de alta competição entrevistei Nelson, uma década dedicada ao Sporting e actualmente no Estrela da Amadora a quem agradeço desde a sua disponibilidade.

João prates- O que é ser guarda redes?é preciso uma estrutura psicológica muito forte?
Nelson- Ser guarda redes, significa que se ocupa uma posição muito específica numa modalidade, neste caso o futebol, onde existe uma responsabilidade muito grande tendo em conta que se houver uma falha, a equipa sofre com isso, é também uma posição em que não é qualquer um que a pode ocupar, ou se tem jeito ou não se tem para a ocupar e claro que é preciso ter uma estrutura psicológica fortíssima porque durante um jogo temos de conviver com várias adversidades que vão aparecendo e cometendo um erro temos de ter a capacidade de recuperar rapidamente e no minuto seguinte responder logo positivamente à próxima acção em temos de intervir
João Prates- Consideras que um guarda redes é mesmo doido ou é simplesmente a paixão pela posição e o jeito para defender que o leva para a baliza?
Nelson- É realmente necessário muita paixão pela posição porque exige muito sacrifício da nossa parte, o jeito é também indispensável e claro que uma boa dose de loucura não faz mal a ninguém, até porque temos de pôr a cabeça onde os outros põem os pés.
João Prates- Sendo a tua posição dentro do campo mais isolada e sujeita a criticas onde e necessário grande concentração ao longo do jogo, o que fazes ou como preparas o jogo de modo a manteres-te concentrado e transmitires segurança a equipa?tens algum modo especial ou superstição?
Nelson- Eu tento descontrair-me ao máximo e pensar que cada jogo é mais uma forma de mostrar aquilo que gosto de fazer e que me divirto ao fazê-lo, tento estar todo o tempo com os olhos postos onde anda a bola de forma a poder antecipar algumas situações de perigo mantendo-me assim muito concentrado sem me deixar influenciar por alguns ambientes mais adversos que se podem encontrar. Gosto de entrar em campo sempre com o pé direito.
João Prates- O que sentes quando dás o denominado frango? e quando fazes uma defesa que impede um golo certo?
Nelson- É claro que o sentimento de um é o oposto ao sentimento do outro, sinto-me muito melhor quando faço uma grande defesa, sinto que cumpri na perfeição o meu dever e quando falho durmo mal de noite ao saber que prejudiquei a minha equipa.
João Prates- O futebol evolui e com essa evolução o guarda redes passou a ser visto de outra forma, hoje já não basta ter boas mãos, hoje o GR tem que ser completo a todos os níveis, que diferenças encontras dos tempos actuais aos tempos em que começas-te?
Nelson- Quando comecei a jogar, e já lá vão 23 anos, ainda se agarrava a bola com a mão quando um colega a atrasava, hoje em dia tudo mudou e não tenho dúvidas que para melhor, o tipo de treino que se faz, a influência que tem na restante equipa.O guarda redes agora já não serve só para defender mas também já está envolvido na forma de jogar da equipa, hoje é muito mais respeitado e dá-se muito mais valor ao trabalho que desenvolve do que à uns anos atrás.
João Prates- Consideres que as diferentes alterações das regras e das próprias bolas são prejudiciais para os guarda redes ou encaras isso com normalidade e preferes ver isso como uma própria evolução para um GR e da importancia que ele tem no jogo?
Nelson- Claro que tem a ver com a importância que o guarda redes tem no jogo, o que chama as pessoas aos estádios são os golos e como somos responsáveis e estamos muito mais bem preparados para que isso não aconteça devido à evolução dos métodos de treino específicos para a posição, então, fazem-se alterações às regras, às bolas, de modo a contrariar essas situações "prejudicando" o guarda redes e "beneficiando o espectáculo.
João Prates- Quais os factores que achas serem importantes para se ser Guarda Redes?

Nelson- Existem vários factores importantes, é fundamental gostar do que se faz porque o grau de exigência nos treinos é muito elevado, obriga a um grande espírito de sacrifício, tem de se ter uma capacidade de sofrimento enorme, é necessário ser destemido, ter capacidade de liderança, e claro, ter vocação para desempenhar bem as suas funções.
João Prates- Ao nível do treino, as condições hoje são melhores, que diferenças encontras nos tempos actuais e quando começas-te?
Nelson- A evolução tem sido muito grande a todos os níveis, hoje em dia as equipas já têm treinador de guarda redes, antes era o treinador da equipa que "dava uns chutos" no final do treino e nos campos pelados, agora já começaram aparecer campos sintéticos, enfim, tudo se conjuga de forma a que cada vez o guarda redes evolua mais.
João Prates- Qual a diferença entre ser Gr do Sporting e de um clube com menor expressão?
Nelson- A diferença é enorme, num clube grande tens menos situações para intervir e não podes falhar, num clube pequeno como estás mais em jogo e fazes mais defesas mesmo que sofras 2 golos, podes ter feito uma boa exibição, no meu caso sinto que a responsabilidade é a mesma devido ao meu passado em clube grande, um erro que possa cometer no Estrela da Amadora não passa tão despercebido como de outro colega de posição menos conhecido de um clube também de menor dimensão.
João Prates- Qual o momento que mais te marcou na tua carreira pela positiva e pena negativa?
Nelson- Pela positiva tenho de destacar o 1º título de Campeão Nacional pelo Sporting em 1999/2000, porque representou o fim de 18 anos sem ganhar o Campeonato e também a minha presença no Campeonato do Mundo da Coreia/Japão em 2002.Pela negativa, destaco as lesões (5 operações ao joelho) que me prejudicaram e muito no meu rendimento desportivo.
João Prates- Trabalhas-te com Schmeichel, ele era realmente aquele tipo frio ou pelo contrário era alguém que te ajudou na tua carreira em termos de aprendizagem?
Nelson- O Schmeichel ajudou-me imenso, é um tipo fantástico a todos os níveis, só lhe posso agradecer realmente o brilhante colega e amigo que tem sido, a forma como ele me incentivava porque dizia que acreditava muito no meu valor, chegando ao ponto de numa entrevista dizer que fui o melhor guarda redes com quem ele trabalhou, isso deixa-me muito feliz porque vem do meu ídolo, um atleta que foi o melhor do mundo na sua posição.
João Prates- Quando terminares a tua carreira quais os teus objectivos?
Nelson- O meu objectivo é continuar ligado ao futebol e muito provavelmente ao treino de guarda redes porque é isso que eu adoro, neste momento já tenho a funcionar uma Escola de Guarda Redes na Academia Sporting no Turcifal-Torres Vedras, onde vou pondo em prática toda a minha experiência ao serviço de jovens dos 7 aos 14 anos e também ir aperfeiçoando e adquirindo novos conhecimentos que me venham a ser úteis no futuro.
João Prates- Quais os conselhos que deixas a quem é GR e sonha atingir o teu nível?
Nelson- O conselho que deixo é que nunca desistam de alcançar o objectivo que perseguem, só o conseguirão se forem fortes, resistentes e persistentes e é claro que é preciso também um pouco de sorte e saúde, que é isso que vos desejo.
João Prates- Algumas palavras que queiras deixar aos leitores deste blog?


Nelson- Obrigado pela paciência que tiveram em ler a entrevista até ao fim, ah, ah, ah, estava a brincar, espero que todos juntos possamos continuar a divulgar de forma apaixonada e honesta um desporto de que tanto gostamos, seja ele amador ou profissional, camadas jovens ou seniores. Ah e já que estamos a entrar na Quadra Natalícia, desejo-vos um Santo Natal e um Feliz Ano de 2009.Um abraço,Nelson

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo teu blog.. Grande ntrevista mesmo.. Continua com essa força que um dia chegares ao topo.. Cá estou eu para te apoiar (epah mas no benfica é que não) ehehe Abraço do teu afilhado
Tiago Florindo

Anónimo disse...

Bem amigo joão, parabens pela sua dedicaçao ao futebol, escrevi-lhe alguns elogios quando treinava as brotas, perdi-lhe um pouco o rasto quando saiu,apesar de estar na segunda divisao B penso que não foi bom para si!tem mais qualidade para ser um simples adjunto mesmo nessa divisão!espere por um convite aliciante porque voce será capaz de chegar longe, quer humanas quer como treinador, as grandes equipas do distrito de èvora um dia vão apostar em si

Luis Lourenço

Anónimo disse...

João gostaria de saber uns exercícios complementares para fazer depois do treino de forma a evitar lesões. Agradeço e fico a espera da resposta. Abraço

Joao Prates, disse...

João entra em contacto comigo pelo mail k está no blog!
Abraço