Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 9 de dezembro de 2008

PLANEAMENTO DA SEMANA DE TRABALHO, UM MICROCICLO

Para preparar um microciclo várias coisas terão que ser levadas em conta, primeiro a realidade da nossa equipa, se estamos nas divisões nacionais se nas distritais e quais os objectivos, depois em termos metodológicos os dias que se vão treinar, as horas, o dia de folga, em termos técnicos, definir os conteúdos do treino, planear exercícios para esses conteúdos, ver os princípios onde a equipa sente mais dificuldade, e abordar ao nível das estratégias o próximo adversário.
A seguir ao jogo de domingo o ideal seria o treino a seguir ser logo a segunda feira de manha, para uma recuperação mais rápida e correcta, mas não esqueço o lado pscicologico dos jogadores afastados da família e que na sua maioria seguem para casa, por vezes distante a seguir ao jogo. Não podemos esquecer o lado emocional que os leva a estar bem.
Vou começar o meu microciclo pelo domingo porque é a partir dele que vou organizar a semana de trabalho não a corrigir o que correu menos bem nesse jogo mas também a preparar o próximo.

DOMINGO, é o ponto alto da semana, é o dia do jogo onde se vai colocar tudo o que se trabalhou durante a semana, é a situação de maior desgaste, não só físico mas também mental. O desenvolvimento do jogo tal como o seu resultado final, vão ter implicações diferentes em termos de impacto no atleta.O cansaço muscular estará sempre presente após o jogo e para este aspecto o treinador está preparado, por outro lado a fadiga mental é de difícil observação e, por isso mesmo, também mais difícil de recuperar, irá depender de diversas situações, sejam elas a situação da equipa no campeonato, o resultado do jogo e incidências ao longo do mesmo, situação familiar do atleta entre outros assuntos.
SEGUNDA, Treino de manha– 10:00h, recuperação, o ideal é que o tempo que separa o desgaste físico da competição para o primeiro treino seja o mais curto possível para que a recuperaçao também seja mais rápida, é um treino que visa recuperar os atletas que jogaram e nivelar as cargas com aqueles que não jogaram ou foram utilizados menos que 35/40 minutos.
Parte da tarde folga.
TERÇA, continuação da folga.
QUARTA, treino bidiário, manha 10h, tarde 16h
Trabalho de força especifica, a parte da manha ainda com a recuperação do jogo e palestra sobre o jogo(faz mais sentido neste dia pois na segunda ainda e muito próximo ao jogo e em caso de derrota será um factor de maior desgaste psicológico e de menor poder de analise ao jogo por parte dos atletas), a fase inicial com aquecimento seria comum a todos, tendo os que jogaram depois exercícios de regime aerobio de baixa intensidade, enquanto aos menos utilizados seriam de maior intensidade.
Tarde, 16h,palestra a iniciar a preparação do próximo jogo, dando a conhecer o adversário, e preparar estratégia, todos a trabalharem de igual forma, com exercícios de alta intensidade em espaços reduzidos( força especifica) com base nos seus princípios de jogo.
QUINTA, Tarde, 16h, Resistência Específica, o treino já é realizado em espaços maiores, tendo como base novamente nos grandes princípios do jogo (organização colectiva e transições), com vista ao desenvolvimento da resistência específica de jogo em regime técnico-táctico
SEXTA, tarde, 16h, velocidade especifica, o dia do jogo aproxima-se e tem de existir da nossa parte cuidado nas cargas aplicadas, treina-se a velocidade especifica e o lado táctico especifico para o jogo, continua a fazer parte do treino a estratégia para o jogo.
SÁBADO, manhã, 11h, duração de aproximadamente 40 minutos, treino deve ser aproveitado para a vertente táctico - estratégico,não perdendo tempo com situações técnicas, esclarecem-se as últimas dúvidas em situações posicionais (11x0) e lances de bola parada.

NOTA, a realização dos treinos as 16h é para permitir ao organismo do jogador a criação de hábitos no seu organismo de modo a estar melhor preparado para o horário do jogo e que depois também vão permitir uma melhor recuperação.
No próximo tema falarei de microciclo a nível distrital.

2 comentários:

G.D.C.P. Cabrela disse...

http://gdcp-cabrela.blogspot.com/

divulguem e/ou adicionem aos seus links...

Anónimo disse...

Meus amigos saiu hoje o mapa dos castigos, uma vergonha, são 8 páginas de castigos o coitado do S. Romão não sabe se tem jogadores para jogar nesta próxima jornada.
Mais vergonhoso são os castigos aplicados ao Santo António onde o Jogador Borges partiu a cana do nariz a um homem de 62 anos que pode ser seu pai e nem a merda de uma represão levou, quer queiram quer não este menino mimado é jogador e como tal tem de se portar tal, dignificando as cores do seu clube e as gentes da cidade onde vive. Quem não tem estomago para ouvir umas bocas fica em casa, e fica muito mal quando um puto e ainda por cima jogador bate num homem de 62 anos. 62 ANOS OUVIRAM BEM É UM VERGONHA e a nossa associação nada nem abriu um processo nada apenas fechou os olhos a GNR essa é outra cumplice deste Clube de Évora, este menino é uma vergonha para o desporto, vá para casa jogar Play Station.
ASS. Observador Atento