Seja bem vindo ao meu espaço :)




quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

ENTREVISTA A CLÁUDIO, GUARDA-REDES DO MONTARGILENSE Á LONGOS ANOS

A nível distrital também existe jogadores que são fieis a um clube muitos anos, fieis pelo amor que ganharam ao clube, a terra, falo do guarda redes do Montargilense, Cláudio, que a 12 anos foi meu colega no mesmo clube e onde ainda permanece até hoje, ele que vem de Lisboa o que exige ainda um maior sacrifício, a um outro nível e sem os cifrões que envolvem o futebol profissional, também existe outro Kaka que preferiu retribuir o carinho que lhe é dado em Montargil a trocar de clube, são estas coisas que são importantes a este nível no futebol.

João Prates- Depois de tantos anos ainda te recordas da tua primeira época no Montargilense?
Cláudio- Recordo-me como se fosse hoje. Eu era um miúdo franzino, tímido, que só conhecia um colega (Dario) que foi quem me convidou para ir jogar para Montargil. Então fui fazer um jogo (treino), em que joguei cerca de 15m e dei um frango monumental... Fiquei desolado... Os adeptos diziam “isto é que é um guarda-redes?” . Só pensava para mim que o mister já não me ia querer lá. Mas, assim que cheguei ao balneário, o mister “Pimenta”, virou-se para mim e disse : “Assina aqui, e para a semana trás duas fotografias”. A partir desse momento, iniciou-se a minha vida em Montargil. O campeonato começou, e jogo após jogo fui “limpando” a imagem que tinha deixado na minha primeira aparição, e os adeptos e colegas começaram a tratar-me por “pássaro amarelo” e de Taffarel”. Ainda hoje algumas pessoas me tratam assim.
João Prates- Da equipa de então penso que só já restam o Beto e o Miguel, acabas por ser o responsável por transmitires a mística aos que chegam, é um factor de responsabilidade acrescida para ti?
Cláudio- Não vejo como uma responsabilidade acrescida, mas é claro que já me sinto o “cota” da equipa, o que faz com que olhe para os meus colegas com a responsabilidade de os ajudar a integrarem-se e sentirem o clube, da mesma forma que eu sinto. O facto de grande parte dos meus actuais colegas jogavam nos iniciados e infantis quando eu comecei a jogar em Montargil, tê-los visto crescer, como jogadores e como homens também é uma grande ajuda.
João Prates-O que te foi levando a ficar no Montargilense estes anos todos?Não surgiram outros convites?
Cláudio- Já me chamaram doido por andar nisto há tantos anos... Muita gente não consegue compreender fazer tantos quilómetros (muitas vezes sem jogar), deixar os amigos e a família domingo após domingo e só para jogar no GD Montargilense... até me perguntavam "Onde fica isso?".O bichinho de jogar futebol e as amizades que construi ao longo destes anos (são muitas e boas) são os únicos motivos por continuar no GD Montargilense. Em relação a convites, no início de cada época, especulava-se muito, se iria para o Eléctrico, para o Avis, para o Benavila, para o Mosteirense, mas nunca apareceu nenhuma proposta concreta. No entanto, se podia estar com os meus amigos a fazer uma coisa que gosto, para que é que iria mudar? Se me sinto bem onde estou para quê sair? Não há dinheiro que pague uma amizade...
João Prates- Com conquistas de alguns troféus pelo meio?
Cláudio- É verdade!!!! Ao longo destes anos, fomos duas vezes campeões distritais da 2ª divisão (2000/01 e 2002/03). Mas a mais marcante foi sem dúvida a 1ª vez, não por ter sido o 1º troféu, mas pela qualidade do futebol que a equipa praticou nessa época, a forma como ganhámos, a forma como os adeptos acompanhavam a equipa... só quem lá esteve percebe o que se viveu naquele momento!!!!
João Prates- Fala-se agora na construção do sintético para breve, poderá o clube projectar-se de maneira diferente?
Cláudio- Claro que sim. Quando comecei a jogar no GDM já se falava no novo campo, no entanto os anos passam e continuamos a jogar na Farinha Branca... que fica a 5 Km da vila...e que é capaz de ser um dos piores pelados do distrito... Com a qualidade técnica dos nossos jogadores, a construção de um campo sintético, para além de ser no centro da vila, o que faria com que os adeptos estivessem mais próximos da equipa seria muito mais motivante para os actuais jogadores, possíveis reforços, eventuais patrocinadores, etc. penso que poderá ser o motor de arranque para novas ambições!!! Vamos esperar para ver...
João Prates- Este ano a equipa com todas a dificuldades com que se debate está a realizar um bom campeonato, concordas que com mais dedicação e outra mentalidade poderia ainda estar a ser um campeonato melhor?
Cláudio- Concordo plenamente. Estamos a superar as expectativas de muita gente, mas poderíamos estar melhores. Nós (jogadores, equipa técnica e direcção) sabemos o que é preciso, mas isso, não posso revelar... é que os nossos adversários vão ler isto...
João Prates- Pela experiência que já tens nos campeonatos da nossa zona não achas que ainda continua a faltar um pouco a mentalidade de levar o desporto e as responsabilidades de uma forma mais séria?
Cláudio- Sem dúvida. Mas é uma questão que não depende só de boa vontade. É preciso mudar muita coisa... Mas para isso é preciso que todos remem para o mesmo lado...
João Prates- Pensas terminar a carreira em Montargil? Está nos teus objectivos continuar ligado ao futebol?
Cláudio- Já não me vejo a jogar noutro clube (a não ser o Benfica...), mas sinceramente ainda não pensei nisso, ou não quero pensar. Mas um dia vai ter que ser, e aí gostaria de continuar ligado ao futebol, de preferência como treinador.
João Prates-Algumas palavras que queiras deixar aos leitores deste blog?
Cláudio- Muito obrigado pelo convite, e os meus sinceros parabéns pelo teu blog. É de pessoas assim que o futebol precisa. Aos leitores deste blog, peço-vos que, se gostarem de futebol, ou do desporto em geral, que apoiem!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Aqui está um Bom exemplo de Amor ao clube =)

Boa Sorte Claudio!!

Pedro Botto

Anónimo disse...

és o passáro amarelo de montargil, parabens claudio pela tua dedicação ao clube...um exemplo a seguir... abraço
ex. atlteta do clube

Anónimo disse...

Dão Trovoadas pra Domingo...mas isso não é impedimento pra eu ir ver o meu Grande Estrela!!

Força Estrela !!

Todos ao Municipal de Vendas Novas, apoiar o Estrela F.C., nesta sua esperada vitória vitória sobre o Calipolense...

Força Estrela!!

Faça Chuva ou Faça Sol...Todos ao Futebol !!

Anónimo disse...

O meu comentário é dirigido ao Cláudio.

Não entendo muito de futebol, mas sei o suficiente para perceber que infelizmente existem clubes da 1ª Divisão que vão de mal a pior!

Dizes no início da entrevista: “Já me chamaram doido…”
Talvez, por faltarem “doidos” como tu, que têm amor e dedicação ao seu clube, é que o barco anda à deriva e cada um rema a favor dos seus interesses, ao invés de se unirem e levá-lo a bom porto!

Quando dizes” Não há dinheiro que pague uma amizade...”
Concordo contigo plenamente!
O sucesso, não é atingido somente a nível monetário, as amizades conquistadas ao longo da vida valem por todas as vitórias ganhas!

Continua sempre com esse espírito lutador e serás um vencedor, sem dúvida!

Um abraço

Sandra Lourenço

Anónimo disse...

Eu, como esposa do Grande "pássaro amarelo" não podia deixar de dizer que para além de sentir muito orgulho na pessoa que tenho a meu lado... também eu posso confirmar o grande "amor" que ele tem não só pelo clube, como pelos colegas (muitos eles grandes amigos), como também pelo futebol!

Quem o conhece sabe que o prazer de viajar todas as semanas rumo ao alentejo para mais um jogo lhe enche o coração! Ele não vai só para mais um jogo ... ele vai para mais uma "luta" á conquista de mais um lugar no campeonato e para passar mais um bom bocado ao lado daqueles que já fazem parte das nossas vidas!

O Montargil é sem dúvida uma marca importantíssima na vida do Claúdio... e mesmo tendo mtas vezes que estar longe dele para mais um jogo...é com mto carinho que o oiço dizer que se o deixarem irá ai continuar até os filhos nascerem e poderem ir com o pai ver os jogos dele!

É sem dúvida um grande orgulho... o percurso dele, as amizades que criou e o amor que ele tem para com o clube e com aqueles que dele fazem parte e sempre o acompanharam!