Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A PSICOLOGIA NO FUTEBOL, COMO NOS PODE AJUDAR ENQUANTO TREINADORES

Enquanto treinador hoje temos que nos preocupar muito mais que com as tácticas, os sistemas, a preparação física, hoje temos que nos preocupar com tudo o que envolve a gestão de um plantel.
O aspecto mais importante para mim é sem duvida a parte psicológica, sem ela não conseguimos retirar do atleta o rendimento máximo porque até pode estar bem fisicamente mas se mentalmente não está, ele não vai render na sua plenitude.
A minha escolha pelo curso de Psicologia do Desporto e Exercício teve a ver com o que sempre desejei na minha vida, ser treinador, e esta é mais uma etapa para poder estar melhor preparado no que realmente desejo e quero.
A gestão humana de um balneário é essencial para atingir os objectivos, o futebol é um desporto colectivo que começa numa individualidade que terá que ser colocada ao serviço do colectivo, e só conhecendo cada individualidade na sua forma de estar, de pensar, de reagir, de saber os seus objectivos, a poderemos puxar e inserir em objectivos colectivos.
As regras serão para ser cumpridas por todos, mas não posso tratar todos de forma igual, todos somos diferentes (não confundir com amizades ou facilitismo).
A dinâmica competitiva de uma equipa de futebol exige cada vez mais dos jogadores, quer a nível físico quer a nível psicológico, são cada vez mais importantes o conhecimento que se adquire em termos de fisiologia, de metodologia de treino, anatomia, biomecânica e a psicologia.
Cada vez mais temos que interligar o treino das competências psicológicas e mentais com as capacidades físicas pois só assim será possível o «todo» do jogador estar apto para a competição.`
É tão importante o treino da parte física como controlar a ansiedade, a atenção, auto-confiança, concentração, o espirio de equipa, a visualização do sucesso, criar exercícios de treino que lhe possam proporcionar o sucesso, fazendo objectivos difíceis e desafiadores mas realistas que levam o jogador a estar concentrado no que quer atingir e não no que querem evitar.
É necessário fazer para que o treino esteja próximo da realidade do jogo, treinando sempre a vontade de vencer com as dificuldades próprias do futebol.
Para terminar deixo uma questão para quem joga, quantas vezes antes de um jogo não fazemos a visualização de jogadas, de grandes defesas que poderemos fazer no jogo?
A visualização é a exploração de uma capacidade que possuímos mas raramente aproveitamos, não é sonho nem fantasia, mas o seu uso de forma correcta pode conduzir a melhorias inimagináveis a nível de capacidade individual e colectiva.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não sei se ainda se recorda de alguns comentários meus no blog do seu clube de então, o Brotense.
è com felicidade que vejo que continua a apostar na sua carreira de treinador, como lhe disse na altura não é facil fazer o trabalho que voce fez nas brotas e esta experiencia na segunda divisao B de certeza que lhe foi muito util, como lhe disse na altura estive ligado ao futebol profissional e reconheci-lhe qualidades inatas para ser treinador, nao desista e continue a lutar pelo que quer pois reune factores humanos e tecnicos que está muito a frente neste distrito e a sua oportunidade chegará.
um grande abraço e parabens pela aposta de obter mais conhecimentos.

Joao Prates, disse...

Obrigado pelas suas palavras Sr Luis, vindas de quem vem ainda mais valor tem.
Continuo com os meus objectivos iguais mesmo sabendo que um dia somos bestiais e noutros bestas mas o futebol é assim, são os resultados e as oportunidades que nos avaliam.
Um grande abraço

Anónimo disse...

Sem duvida um excelente artigo, uma realidade diferente do futebol que pouco ligamos mas como diz a mais importante!
parabens

Flávio