Seja bem vindo ao meu espaço :)




quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

ENTREVISTA A EDITE FERNANDES, INTERNACIONAL DA SELEÇÃO

No futebol feminino tambem temos estrelas a passear qualidade em relavados internacionais, é o caso de Edite Fernandes, ponta de lança da seleção nacional feminina, atleta de 29 anos e que conta com 72 jogos pela seleçao nacional Portuguesa, actualmente está em Espanha no Prainsa Zaragoça mas ja percorreu mundo, jogou no Beijing Team (china), Arsenal (Inglaterra) Mérdida e Estudiantes ( Espanha), em Portugal representou Boavista, 1º Dezembro onde conquistou 9 titulos nacionais, dois no boavista, sete no 1ºDezembro, tres taças de Portugal e ainda uma superliga chinesa.
João Prates- Edite como surgiu a prática do futebol na tua vida?
Edite- A pratica do futebol surgiu desde muito nova,tinha os meus 6 anos e já trocava as bonecas por uma bola de futebol :) Mas a jogar a sério começou quando tinha 17 anos quando me federei, comecei no todo poderoso Boavista FC, na altura era sem duvida a melhor equipa nacional. Tive a sorte de um dia ir lá treinar e gostarem de mim e ficar na primeira equipa. Até hoje nunca mais deixei o futebol, o futebol é a minha paixão.
João Prates- O futebol sempre foi a tua opção de vida? como encararam esse facto os teus pais de ter uma filha futebolista?
Edite- Obviamente que quando era mais nova nunca pensei exercer do futebol a minha profissão, ate porque estudava e tinha outras metas, mas o futebol acabou por falar mais alto... e a partir de um dado momento da minha vida fui á procura de realizar o meu sonho e viver apenas do futebol, ou seja, ser profissional naquilo que eu gostava de fazer, jogar futebol. Os meus pais de inicio nao acharam muita piada, mas como viram que realmente o meu sonho e o que me fazia feliz tiveram que aceitar...hoje em dia apoiam-me a 100% .
João Prates- Conseguiste sempre conciliar com os estudos ou o futebol não deixou?
Edite- Como referi anteriormente, acabei por deixar os estudos para trás pela minha "paixão",mas de certa forma nao está de lado mais tarde voltar acabar o meu curso.
João Prates- Já tens experiencias em campeonatos estrangeiros, que diferenças encontras-te para a realidade Portuguesa?
Edite- As diferenças são mais que muitas, a começar por campenatos mais competitivos, com apoios a nivel de patrocionios, a propria comunicaçao social está mais atenta ao futebol feminino nesses países e o apoio das federaçoes tambem é outro. O campeonato portugues ainda está a léguas de chegar ao nivel de outros países, apesar de haver algum esforço neste momento por modificar o campeonato e a federaçao portuguesa de futebol ter aprovado há pouco tempo os quadros competitivos, mesmo assim ainda falta muita coisa. Pode ser um incio de algo, mas... só acredito vendo :)
João Prates- tens algumas histórias engraçadas dessas experiençias fora de Portugal? como é que foi a adaptaçao ao campeonato e cultura chinesa?
Edite- Algumas :) Tenho uma delas que foi ter de aprender chines, mas só fiquei com algumas palavras na memoria, é muito dificil a lingua chinesa. O campeonato chines é um do mais competitivos do mundo no futebol feminino, na china vive-se exclusivamente do futebol. Os treinadores eram muito exigentes e o campeonato muito duro e cansativo, mas acima de tudo valeu pela experiencia, que foi muito positiva e muito gratificante. Em termos desportivos correu muito bem porque fiquei nas melhores jogadoras da super liga, juntamente com a minha amiga carla couto(tambem esteve na china), e tive o premio de melhor jogadora da final da super liga, o mais importante foi o titulo ganho, porque em termos de curriculo é mais um e este com sabor especial por ser no estrangeiro. A adaptaçao digamos que de inicio foi complicado, mas depois com o tempo e com algum sacrificio as coisas acabaram por correr bem, só as saudades da familia e do nosso país é que foi pior, mas pronto...foi ultrapassado... :)
João Prates-Como está a decorrer a tua época em Espanha? quais os objectivos da equipa?
Edite- Em espanha as coisas estao a correr bem, temos uma boa equipa, a direçao tambem esta muito proxima da equipa e a equipa tecnica já está a dois anos no comando, por isso trabalhar com esta gente é facil. Os nossos objectivos, ou seja, o principal passar por nos classificar para a taça de espanha, os oito primeiros tem acesso a disputar essa taça. Agora sabemos que temos uma equipa que pode ir mais longe, mas só jogo a jogo e quem errar menos tem hipotese de chegar mais á frente, vamos ver até onde nos deixam ir :)
João Prates- Como é o dia a dia de uma profissional fora do pais, neste caso em Espanha? Como ocupas os tempos livres?
Edite- O dia-a-da nao tem muito por contar...treinamos quase todos os dias, menos á quarta feira, mas de resto tudo normal como uma equipa profissional. Os meus tempos livres sao ocupados muitas das vezes na internet a "matar" saudades com a familia e os amigos, tenta-se "encurtar" a distancia dessa maneira...gosto de ler e passear por vezes... e sou "viciada" na psp (futebol e poker) :)
João Prates- O que pensas que se pode fazer em Portugal para dar maior visibilidade ao futebol feminino?
Edite- Essa pergunta é muito frequente no "meio" do futebol feminino e a resposta é sempre quase a mesma...Para melhorar tinha que haver mais condiçoes, por exemplo deixar-se de jogar em "pelados", mais apoio das associaçoes e federaçao, mais divulgaçao na comunicaçao social, só assim tambem se tem mais conhecimento da existencia do futebol feminino, sim porque há muito boa gente que nao sabe que existe futebol feminino...E estas sao algumas das coisas que fazem falta entre outras, claro. Espero um dia ainda ver o nosso campeonato com um nivel de competividade elevado.
João Prates- Aproxima-se um novo mundialito já no inicio de Março, quais os objectivos da seleção nacional?
Edite- Falando da selecçao e dos objectivos para o mundialito, passa obviamente pela luta do primeiro lugar do grupo, nem outra coisa podemos pensar...Agora sabemos perfeitamente das dificuldades que vamos enfrentar e que na selecçao nao existem jogos faceis, sao sempre dificeis. Temos em mente o nosso valor, a nossa qualidade colectiva e individual, mas é no campo que tudo se decide. O nosso grupo está bem, está unido, tem um grande espirito de luta e sacrificio em prol de um conjunto, por isso temos quase todas as condiçoes para fazer um bom mundialito. Assim esperamos todos.
João Prates- O publico tambem está com a seleçao feminina em termos de apoio como está com a equipa sénior ou existe diferenças?
Edite- É assim, nao sei se está ou nao, mas quando se fala em selecçao nacional chama sempre atençao, porque se trata de defender as nossas cores e a representaçao do nosso país...mas sim existe uma grande diferença entre a selecçao masculina e a feminina...Talvez neste mundialito atraves da TVI possamos chamar um pouco mais atençao das pessoas e ter alguma audiencia,até porque creio que vá gerar alguma curiosidade :)
João Prates- Que conselhos deixas a quem está agora a iniciar-se no futebol feminino?
Edite- O meu conselho vai no sentido de nunca desistirem do vosso sonho, acreditar que é sempre possivel alcançar os nossos desejos e objectivos. Nao é facil, principalmente pelas barreiras que existem á volta do futebol feminino, mas contudo, com muito espirito de sacrificio e luta é possivel chegarmos longe...Eu cheguei!!! :) Acreditem!!!
João Prates- Para finalizar que palavras queres deixar aos leitores deste blog?
Edite- Primeiro agradecer o convite da entrevista e a oportunidade de falar sobre o futebol feminino, vejo que aqui é um blog onde impera o futebol masculino, por isso faço um apelo a todos os jogadores que sigam mais o futebol feminino porque é muito bonito de se ver e que tambem existem "cristianas ronaldas" e "figas" na nossa seleçao :) No fundo temos todos a mesma "paixao",o FUTEBOL!Um bem haja a todos os leitores e um saudo especial ao joao prates!!
Até sempre!!!

10 comentários:

conversetas disse...

o meu comentário é mais uma força de apoio para a Edite e todas as colegas que jogam futebol ......parabens Edite boa sorte e que tudo corra do melhor.

Anónimo disse...

boas noites

foi com especial orgulho que li a entrevista da edite.
espero que este blog atinja os seus objetivos de apoiar o futebol feminino,que infelizmente tem poucos apoios em portugal,se o comparaarmos com a nossa vizinhaa espanha,,,,,,,,que o diga a edite


um abraco

Anónimo disse...

grande entrevista joão, não so da tua parte como da Edite, este blog faz a diferença pela qualidade, abraço

Anónimo disse...

depois de ler esta entrevista fiquei sem duvida com objectivos diferentes, é sempre possivel triunfar quando lutamos pelo que gostamos! boa sorte para ti edite e não vou perder um jogo da seleçao no mundialito!

Anónimo disse...

Força Estrela!!!

Espero também, muito público no Estádio Municipal de Vendas Novas...Venham, apoiar o EStrela F.C.....Domingo, 1 de Março, pelas 15h, contra o Monte Trigo...

Crianças até aos 14/15 anos, não pagam...Venham, tragam familia e amigos...

Força Estrela...

Faça chuva ou faça sol, TODOS AO FUTEBOL...!!!

Anónimo disse...

Grande entrevista sem duvida amigo joão, tens conseguido entrevistas com pessoas do futebol e que atraves dos teus artigos podemos ver as diferenças de quem faz do futebol profissao ou de curiosos e imitadores, espero que continues e mesmo quando tiveres clube não abandones este projecto que é muito bom e continua com entrevistas de qualidade!
uma palavra tambem para a Edite, sim senhora, uma entrevista séria em que consegue colocar uns sorrisos e dizer o essencial e ja agora boa sorte para o mundialito.

Anónimo disse...

ATENTO

BOA ENTREVISTA SEM DUVIDA COM MUITOS SORRISOS E SERIA. COMO SE CONSEGUE? TAMBEM COM SORRISOS .CONTINUA JOAO SEMPRE COM OS TEUS SORRISOS LOLOL

Anónimo disse...

Sim senhora o janeca anda cheio de contactos, ate ja tem o da melhor jogadora da actualidade! É uma ponta de lança nata e com execelente mobilidade. Tao depressa nao aparecerá nenhuma como ela. So vejo uma rapariga com potencialidades para tal, mas tem q debelar a lesao do joelho. Pois se tudo correr como eu espero, a herdeira da mitica camisola 8 da seleçao sera a Carolina, mas para tal tb precisava de sair deste campeonato pouco competitivo, entrar noutro tipo o espanhol, e ai sim tinha a certeza q explodia. Outra alentejana q de certeza q rá longe sera a Elsa, mas noutra posição do terreno. Curti a entrevista

Anónimo disse...

P.S- O oitavo comentario foi feito pelo Chico.

Embrulha Neca :)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.