Seja bem vindo ao meu espaço :)




terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

TRANSIÇÕES NO FUTEBOL

Cada vez mais se fala em transições no futebol e da sua importância, a dias em conversa com um amigo falávamos nas nossas ideias sobre as transições e a sua importância, a verdade é que cada vez mais as equipas que trabalham tudo ao pormenor ganham mais vezes e as transições na minha opinião, o seu êxito seja em momento defensivo seja ofensivo depende de muitos factores para o seu sucesso.
Como tal o seu treino será sempre a referencia do possível sucesso, o futebol como desporto colectivo tem sempre 4 momentos, defesa, transição defesa-ataque, ataque e transição ataque defesa.
È nos momentos que se recupera a bola ou perde a bola que se dá o nome de transição, defesa-ataque ou ataque-defesa consoante se ganha ou perde a bola, é aqui que enquanto treinador quando defino o modelo de jogo já tenho em mente como é que esses momentos de transição serão feitos, defino o comportamento que a equipa irá ter, por vezes poderão ser treinos chamados chatos mas são necessários para o êxito colectivo, as características dos jogadores( físicas, técnicas, tácticas, mentais) são de extrema importância nestes momentos e também nos ajudam a definir os princípios de jogo que queremos nas transições, pois se os princípios estiverem bem definidos poderemos tirar dai vantagens perante o adversário quer em termos ofensivos quer defensivos e aqui a atitude mental do jogador é muito importante, ele tem que estar preparado quando perde a bola e quando a ganha.
Na transição defesa-ataque poderemos ter como princípios tirar a bola da zona de pressão,fazer imediatamente um ataque rápido para aproveitar a desorganização do adversário e criar uma situação de finalização, ou então tirar a bola da zona de pressão e fazer circular a bola para criar um ataque organizado.
Na transição ataque-defesa posso definir no meu modelo de jogo que a equipa ao perder a bola baixa imediatamente o bloco ou então faça uma pressão imediata ao portador da bola de modo a equipa ter tempo de se organizar defensivamente e se necessário recorrer a uma falta estratégica.
O importante é a equipa saber o que fazer nestas situações, ir ainda mais ao pormenor nessas transições nas três diferentes fases do jogo e de terreno, sabendo o que fazer em cada uma delas.
E a atitude mental do jogador tem que ser trabalhada porque muita vezes o jogador perde a bola mas não gosta de a recuperar e num jogo colectivo isso cria desiquilibrios e nunca podemos esquecer que tem que existir equilíbrio, devemos atacar para defender e defender preparado para atacar sabendo que nem sempre é possível que todas estas acções sejam concluidas com sucesso.

4 comentários:

Anónimo disse...

Mister parabens pelo blog e acerca deste texto queria fazer-lhe uma questão, estou numa equipa que penso ter valor para subir a 2 divisão e sei que o mister viu ou vem ver alguns dos nossos jogos,o mister fala aqui sempre no colectivo mas no momento em que se ganha a bola um jogador bom tecnicamente não poderá criar ele uma situaçao sem estar dependente dos colegas? as nossas transições sao feitas na base do que acontece do momento, não existirá ai maior supresa para o adversario do que ele ja saber as nossas formas de jogar?
abraço mister, peço desculpa de nao assinar mas penso que como jogador nao seria correcto da minha parte, abraço

Joao Prates, disse...

Bem...no futebol o que interessa é os resultados e se conseguem ter exito com esse método quem sou eu para dizer que está errado, de qualquer das formas claro que um jogador bom tecnicamente poderá criar uma situaçao de finalizaçao mas depende da zona do campo em que recupera a posse de bola, se for proximo da area e for uma situaçao de 1x1 poderá ter sucesso, se fizer a recuperação na fase de construção por ex de certeza que terá muitas dificuldades, porque permite ao adversário manter a equipa junta onde perdeu a bola logo será mais dificil para o jogador individualmente sair dali a não ser que seja um Maradona :)e o que possivelmente acontecerá mais vezes é perder a bola que foi imediatamente recuperada.
Quanto as transiçoes serem feitas na base do que acontece no momento...claro que a criatividade é sempre importante e os jogadores devem ter essa liberdade mas para mim a organização é essencial no que se faz porque a equipa fica melhor preparada para o momento e sabe o que se vai fazer colectivamente mas como disse em cima, tudo é condicionado pelos resultados.
obrigado pelo comentário
abraço.

Anónimo disse...

ta bom mister.
pois..acrrdito que sim, e realmente perdemos muitas bolas a seguir a ter feito a recuperação, entao e quando aparece aqui de novo para ver um jogo?
esta cena agora de acabar com 3 divisão é muito maus para todos nos não concorda?
abraço

Joao Prates, disse...

Sim, é um pouco mau pq penso que o mal do futebol n esta no numero de clubes, é apenas para a federaçao ter menos despesas mas vai aumentar a das associaçoes e ao nivel da arbitragem de certeza que irao faltar arbitros
abraço